GESTÃO DE DESTINOS

Embratur recebe municípios gaúchos de fronteira e debate promoção internacional do turismo para a região

Presidente da Agência, Marcelo Freixo se encontrou com os prefeitos eleitos de Rio Grande, Bagé e Pelotas para debater os atrativos dos destinos e a criação de uma rota local
Fotos: Renato Vaz/Embratur
Marcelo Freixo com os prefeitos eleitos Fernando Marroni (Pelotas), Darlene Pereira (Rio Grande) e Luiz Fernando Mainardi (Bagé)

06/12/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com os prefeitos gaúchos eleitos Darlene Pereira, de Rio Grande, Luiz Fernando Mainardi, de Bagé, e Fernando Marroni, de Pelotas, para discutir a promoção internacional da região de forma conjunta. Os três municípios, mais ao sul do Rio Grande do Sul, estão estruturando seus atrativos turísticos para criar uma rota local que gere emprego, renda e desenvolvimento, atraindo visitantes de outros países que, muitas vezes, passam pela região rumo a outros estados brasileiros.

O objetivo é usar o turismo para desenvolver a região, que já foi ponto de parada de cruzeiros, tem uma linha férrea com uma história de mais de 100 anos, vinícolas e construções históricas. Rio Grande, por exemplo, é a cidade mais antiga do estado. Além disso, Bagé faz fronteira com o Uruguai e o Rio Grande do Sul também é vizinho da Argentina, países emissores de interesse para os destinos.

O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (5), na sede da Embratur, em Brasília, e também contou com a presença do Gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional da Agência, Alexandre Nakagawa, e da secretária executiva da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), Meire França.

Freixo destacou, ao fim do encontro, que o Governo Lula tem compromisso com a recuperação do Rio Grande do Sul, após a catástrofe climática que atingiu a região entre abril e maio últimos, e que o turismo é um modelo econômico importante para essa recuperação, por promover emprego e renda de formas sustentáveis para o meio ambiente.

“Fizemos um debate sobre esse turismo de fronteira. A gente está recebendo cada vez mais turistas internacionais, e sabemos o quanto os uruguaios, argentinos, paraguaios e chilenos estão vindo cada vez mais para o Brasil e para o Rio Grande do Sul. Há um enorme compromisso do Governo Lula na recuperação do estado, em um novo modelo de desenvolvimento, e o turismo é uma grande solução para isso”, afirmou o presidente da Embratur. 

Mainardi, prefeito de Bagé, lembrou que a região também tem um atrativo natural, o pampa, um dos seis biomas presentes no Brasil. “Precisamos desse roteiro turístico, uma rota turística no Rio Grande do Sul, e temos uma característica única: lá que está o verdadeiro pampa, que é o mesmo da Argentina e do Uruguai. Então, nós temos que fortalecer isso”, disse.

“Queremos ver turistas de outras partes do Brasil e de fora (do país) irem para o pampa, no Rio Grande, em Pelotas e Bagé. E quem sabe a gente possa ter um transporte diferenciado, voltando ao trem? Vamos pensar de forma conjunta como desenvolver e como incrementar esse grande negócio para o desenvolvimento da região”, completou. 

Meire França, da Anseditur, destacou que os prefeitos eleitos estão no caminho correto, estudando uma rota conjunta. Segundo ela, é uma forma de fortalecer os atrativos locais e potencializar a promoção turística da região. “É importante ter um alinhamento para que, quando empossados, os prefeitos trabalhem juntos e façam funcionar esse roteiro que eles querem criar. Eles estão no caminho certo, porque a regionalização faz parte do programa do Ministério do Turismo. E, através da regionalização, eles unem essa força e conseguem passar para o turista um roteiro de grande qualidade”, explicou.

Números
O Rio Grande do Sul vem mostrando sinais de recuperação da catástrofe climática. Fechado em 3 de maio, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, por exemplo, retomou os voos comerciais em 21 de outubro. Com o retorno das atividades, o estado teve aumento de 17% na chegada de turistas internacionais em outubro. Foram 29.301 visitantes de outros países a mais em relação ao mesmo mês de 2023, de acordo com o Portal de Dados da Embratur.

Porém, por conta das enchentes, no acumulado de janeiro a outubro, o estado teve uma perda de 20% nas chegadas de turistas internacionais em relação ao mesmo período do ano passado. O número de visitantes de outros países no Rio Grande do Sul nos primeiros 10 meses do ano foi de 723.493.

Voos
O primeiro voo comercial do Aeroporto Salgado Filho após a emergência foi da operadora Azul. Em outubro, o registro de chegadas no terminal foi de 98 voos para cerca de 15 mil passageiros. A expectativa é que, até a metade de dezembro, o complexo volte a operar com 100% de sua capacidade, com a retomada dos voos internacionais.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.