TURISMO MICE

Embratur e SITE South America firmam parceria para impulsionar turismo de incentivo no Brasil

Acordo permitirá à Agência adotar melhores práticas usadas no exterior, desenvolver novos produtos turísticos e capacitar profissionais para atender às demandas do segmento corporativo
Renato Vaz/Embratur
Acordo foi assinado após reunião na sede da Embratur, em Brasília

10/12/2024 – Em um importante passo para fortalecer o turismo de incentivo no Brasil, a Embratur assinou, nesta terça-feira (10), um Memorando de Entendimento (MoU) com a SITE South America (Society for Incentive Travel Excellence). O acordo destaca o Brasil como um dos principais destinos globais no segmento de viagens de incentivo, nicho de maior geração de receita média do mercado de MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). 

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo destacou a relevância desse segmento para o fortalecimento da economia do turismo e para a projeção internacional do país. “Esta parceria reflete nossa visão de alavancar o enorme potencial do Brasil no mercado de viagens de incentivo, um segmento de grande impacto econômico. Queremos mostrar ao mundo que o Brasil é um destino diferenciado, capaz de oferecer experiências únicas e inesquecíveis para o público corporativo”. 

Jeverson Zanini, presidente da SITE South America, comemorou a assinatura do acordo. “É com grande entusiasmo que, nós da SITE, celebramos esta parceria com a Embratur. Como a única associação global dedicada exclusivamente às viagens de incentivo, reconhecemos a relevância desse segmento como um motor estratégico do turismo global”, disse. 

“O Brasil, com seu imenso potencial como destino receptivo, destaca-se como uma peça chave nesse cenário. Para a SITE, fortalecer nossa presença junto ao trade brasileiro não é apenas uma oportunidade, mas uma prioridade estratégica. O Brasil representa um mercado vibrante e promissor, e o fortalecimento de nossa atuação na América Latina será um dos pilares do nosso crescimento em 2025”, completou Zanini.

A SITE Global
Com mais de 50 anos de atuação global, a SITE representa mais de 2.900 membros em 90 países e é a única associação internacional voltada exclusivamente para o turismo de incentivo. 

Este segmento se destaca pelo maior gasto médio per capita e pela busca crescente por destinos que oferecem exclusividade e experiências personalizadas. Nesse contexto, o Brasil, com sua diversidade cultural, beleza natural e infraestrutura turística em constante evolução, se posiciona como um destino com grande potencial para o público corporativo internacional.

Impacto no mercado
Segundo o Índice de Viagens de Incentivo (ITI), o setor de viagens corporativas projeta crescimento de gastos por pessoa para os próximos dois anos. Atualmente, uma pessoa gasta, em média, US$ 4.900 dólares em viagem de incentivo e 55% dos entrevistados acreditam que essa média será superior em 2025 e 2026. 

Assim, o acordo permitirá à Embratur adotar melhores práticas internacionais, desenvolver novos produtos turísticos e capacitar profissionais para atender às demandas desse segmento. Além disso, a parceria busca impulsionar a conectividade do Brasil junto a mercados estratégicos promovendo ações integradas com o trade internacional.

Tendência global
O turismo de incentivo tem se destacado como um dos segmentos mais dinâmicos dentro do setor de eventos corporativos, com uma crescente demanda por novos destinos e experiências personalizadas. Com isso, o Brasil, com sua diversidade, tem o potencial de se tornar um dos destinos líderes nesse nicho. 

Esta parceria com a SITE reflete a visão da Embratur de consolidar o Brasil como um destino estratégico para o turismo de incentivo, alinhando-se às tendências globais e aproveitando o crescimento desse mercado para gerar impactos positivos na economia do turismo e fortalecer a Marca Brasil no exterior. A parceria com a SITE contribuirá para impulsionar este segmento, tornando o Brasil um líder mundial em viagens.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.