10/12/2024 – Em um importante passo para fortalecer o turismo de incentivo no Brasil, a Embratur assinou, nesta terça-feira (10), um Memorando de Entendimento (MoU) com a SITE South America (Society for Incentive Travel Excellence). O acordo destaca o Brasil como um dos principais destinos globais no segmento de viagens de incentivo, nicho de maior geração de receita média do mercado de MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo destacou a relevância desse segmento para o fortalecimento da economia do turismo e para a projeção internacional do país. “Esta parceria reflete nossa visão de alavancar o enorme potencial do Brasil no mercado de viagens de incentivo, um segmento de grande impacto econômico. Queremos mostrar ao mundo que o Brasil é um destino diferenciado, capaz de oferecer experiências únicas e inesquecíveis para o público corporativo”.
Jeverson Zanini, presidente da SITE South America, comemorou a assinatura do acordo. “É com grande entusiasmo que, nós da SITE, celebramos esta parceria com a Embratur. Como a única associação global dedicada exclusivamente às viagens de incentivo, reconhecemos a relevância desse segmento como um motor estratégico do turismo global”, disse.
“O Brasil, com seu imenso potencial como destino receptivo, destaca-se como uma peça chave nesse cenário. Para a SITE, fortalecer nossa presença junto ao trade brasileiro não é apenas uma oportunidade, mas uma prioridade estratégica. O Brasil representa um mercado vibrante e promissor, e o fortalecimento de nossa atuação na América Latina será um dos pilares do nosso crescimento em 2025”, completou Zanini.
A SITE Global
Com mais de 50 anos de atuação global, a SITE representa mais de 2.900 membros em 90 países e é a única associação internacional voltada exclusivamente para o turismo de incentivo.
Este segmento se destaca pelo maior gasto médio per capita e pela busca crescente por destinos que oferecem exclusividade e experiências personalizadas. Nesse contexto, o Brasil, com sua diversidade cultural, beleza natural e infraestrutura turística em constante evolução, se posiciona como um destino com grande potencial para o público corporativo internacional.
Impacto no mercado
Segundo o Índice de Viagens de Incentivo (ITI), o setor de viagens corporativas projeta crescimento de gastos por pessoa para os próximos dois anos. Atualmente, uma pessoa gasta, em média, US$ 4.900 dólares em viagem de incentivo e 55% dos entrevistados acreditam que essa média será superior em 2025 e 2026.
Assim, o acordo permitirá à Embratur adotar melhores práticas internacionais, desenvolver novos produtos turísticos e capacitar profissionais para atender às demandas desse segmento. Além disso, a parceria busca impulsionar a conectividade do Brasil junto a mercados estratégicos promovendo ações integradas com o trade internacional.
Tendência global
O turismo de incentivo tem se destacado como um dos segmentos mais dinâmicos dentro do setor de eventos corporativos, com uma crescente demanda por novos destinos e experiências personalizadas. Com isso, o Brasil, com sua diversidade, tem o potencial de se tornar um dos destinos líderes nesse nicho.
Esta parceria com a SITE reflete a visão da Embratur de consolidar o Brasil como um destino estratégico para o turismo de incentivo, alinhando-se às tendências globais e aproveitando o crescimento desse mercado para gerar impactos positivos na economia do turismo e fortalecer a Marca Brasil no exterior. A parceria com a SITE contribuirá para impulsionar este segmento, tornando o Brasil um líder mundial em viagens.