09/12/24 – Nos dias 5 e 6 de dezembro, a Embratur foi condecorada com o Prêmio Lixo Zero, na categoria Turismo. A premiação, oferecida pelo Instituto Lixo Zero, reconhece iniciativas no setor turístico que adotaram práticas de aproveitamento e de correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos. A Agência, representada no evento pela coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas, Tania Neres, foi o primeiro órgão federal a adotar uma meta de lixo zero como forma de incentivar mudanças no trade.
O reconhecimento é fruto da parceria firmada em 2023 entre a Agência e o Instituto, quando foi assinado o documento “Lixo Zero na Embratur”. Na ocasião, foi adotada a Carta de Princípios do Lixo Zero da Zero Waste International Alliance – ZWIA, como base para ações e orientação para alcançar a meta de zerar o descarte indevido de resíduos na Agência. Em 2025, o objetivo é obter a certificação da Aliança Internacional.
Para a coordenadora de ESG da Embratur, Marina Barki, a premiação representa um importante reconhecimento do esforço que a Agência tem feito para reduzir a produção de lixo e atuar efetivamente nas ações de sustentabilidade.
“Foi gratificante recebermos o Prêmio Lixo Zero, pois demonstra o compromisso que a Embratur assumiu com o tema. O prêmio reafirma nossa liderança neste assunto na esfera governamental e coroa nossos esforços contínuos para transformar o setor do turismo em um exemplo de sustentabilidade sob a ótica da gestão de resíduos”, destacou Marina Barki.
Premiação
A entrega do prêmio aconteceu em evento realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, em Salvador (BA). De acordo com o Instituto Lixo Zero Brasil, foi um evento de destaque, visto que 2024 foi marcado por muitas transformações e desafios, além de ter sido especialmente produtivo, com boas práticas implementadas em diferentes setores e territórios brasileiros.
Em comunicado oficial, o presidente do Instituto, Rodrigo Sabatini, afirmou que as ações destacaram a força do movimento Lixo Zero como um catalisador de mudanças positivas no país. “Este prêmio representa um agradecimento aos projetos transformadores e inspiradores que causaram impactos positivos na implementação de práticas sustentáveis, tanto em nível local quanto nacional”, afirmou.
Instituto Lixo Zero
O Instituto Lixo Zero Brasil é pioneiro na disseminação do conceito lixo zero no país e no mundo por meio da Zero Este Alliance. O principal objetivo é engajar, mobilizar e guiar as pessoas a mudarem suas práticas, de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis.
Sustentabilidade na Embratur
Além das iniciativas de redução de resíduos, a área de Sustentabilidade da Embratur já implementou diversas ações significativas para melhorar a sua operação diária e reposicionar a imagem do Brasil no mercado internacional como um destino turístico sustentável e que preserva a sua biodiversidade única.
Nesse sentido, foi firmada no ano passado uma parceria com a Caixa Econômica Federal e com o Ministério do Turismo para regenerar os mangues em Belém (PA) e preparar as comunidades ribeirinhas para receber os turistas que participarão da COP 30, marcada para acontecer na capital paraense, em novembro de 2025.
Outras iniciativas de destaque foram as parcerias firmadas com ONGs e negócios de impacto no meio ambiente, e o lançamento do Concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, com o objetivo de identificar as experiências sustentáveis nos destinos nacionais em colaboração com secretarias de turismo e promovê-las no mercado internacional.
Para 2025, estão previstas, ainda, parcerias no Projeto dos Corais em Maragogi (AL), com objetivo de ajudar a expandir o projeto de regeneração da fauna marinha de Porto de Galinhas (PE) para o destino alagoano, e a implementação do Relatório GRI, que deve relatar todas as ações de sustentabilidade da Embratur seguindo o principal padrão internacional, conhecido como GRI.
“Iniciativas como estas refletem o compromisso da Embratur com a sustentabilidade, o enfrentamento das mudanças climáticas e a promoção de uma transição justa, contribuindo para um turismo responsável, inclusivo e gerador de emprego e renda no Brasil”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.