COP NO BRASIL

Embratur vai atuar pelo fortalecimento da imagem do país para a COP 30

Pesquisas apontam que o Brasil tem grandes atrativos e potencial, principalmente na área de biodiversidade, mas que é necessário melhorar a percepção sobre o país entre brasileiros e estrangeiros
Renato Vaz/Embratur
Marcelo Freixo recebeu Jeanine Pires na sede da Embratur, em Brasília

10/12/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu, na tarde desta terça-feira (10), a ex-presidente da Agência, Jeanine Pires, para discutir o fortalecimento da imagem e da reputação do Brasil com foco na divulgação da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) que acontece em novembro de 2025, em Belém (PA). 

Na ocasião, foram apresentadas duas pesquisas realizadas com brasileiros e estrangeiros, por consultorias especializadas, que trouxeram dados referentes à percepção dos brasileiros sobre o próprio país e sobre como o Brasil é visto pelos visitantes do exterior. 

As pesquisas foram encomendadas pela Comissão Temática de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), da qual Jeanine faz parte e presta apoio direto à Presidência da República.

Segundo Freixo, a recomendação do presidente Lula foi de criar uma imagem unificada sobre o país para a COP 30. “As pesquisas nos trazem um importante embasamento sobre como o Brasil é visto pelos próprios brasileiros. Com isso, é importante que a gente estruture uma mensagem de país, não de governo. Assim, conseguiremos consolidar o Brasil, simplesmente usando e dando destaque ao que já temos de atrativos”, ressaltou.

Visão sobre o país

A primeira pesquisa foi feita pela consultoria Opinion Box e apresentou a visão que os entrevistados têm do próprio país. A conclusão foi de que quase metade dos cidadãos definiriam o país como “doente”, mas com esperanças de grande potencial de cura. Sobre os aspectos que melhorariam a percepção dos brasileiros, foram destacados a valorização cultural, os recursos naturais e a moradia digna.

A segunda pesquisa foi apresentada pelo co-fundador da consultoria Mandalah Lourenço Bustani, que também integra a CDESS. Nesse estudo, a conclusão foi de que os estrangeiros veem o Brasil como um “amigo divertido para os finais de semana, mas que não está presente nas segundas-feiras”.

Após a apresentação das análises, Jeanine Pires ressaltou que é necessário reconstruir a identidade do país. “Nosso objetivo com esses estudos é propor a unificação da imagem do Brasil já para a COP 30, que representa uma oportunidade de colocar o país em evidência. Temos que mostrar que o Brasil tem o que o mundo precisa em diversos aspectos, entre eles o turismo. Além disso, representa um lugar de liderança no que diz respeito à biodiversidade”, enfatizou. 

Marcelo Freixo destacou pontos que devem ser levados em consideração nessa reconstrução de imagem. “Eu sempre digo que o país voltou, mas ele está, na verdade, entrando em um lugar que nunca esteve. O mundo mudou e eu acho que nós somos agentes de mudança. O turismo tem que se alimentar do fato de que o Brasil é o país da esperança. Mas, temos um trabalho também de mostrar ao próprio brasileiro que ele mora em um lugar pacífico, com biodiversidade e democracia sólida. Então, isso deve ser um trabalho de autoestima que deve ser encarado por todo o Governo Federal”, comentou o presidente da Embratur.

Ele propôs, ainda, que haja uma reunião com outras áreas do governo envolvidas no tema e seja proposta a unificação do discurso sobre a imagem do Brasil a ser repassada no exterior e no próprio território nacional.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.