CONECTIVIDADE AÉREA

PATI 2025: Embratur anuncia novo Programa de Aceleração do Turismo Internacional, com foco no Nordeste

Parceria da Agência com os ministérios de Portos e Aeroportos e do Turismo, programa reflete o compromisso do Governo Federal com a conectividade aérea e desenvolvimento regional no Brasil
Renato Vaz/Embratur
Marcelo Freixo, ministros, governadores e secretários de estado nordestinos assinam novo PATI

10/12/2024 – A Embratur e os ministérios de Portos e Aeroportos (MPor) e do Turismo (MTur) anunciaram, nesta terça-feira (10), o primeiro edital do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) para 2025. O programa, que foi implantado este ano como projeto piloto, tem o objetivo de ampliar o número de assentos em voos internacionais com destino ao Brasil. A iniciativa prevê a realização de parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos, e vai realizar editais regionalizados – o primeiro, em janeiro, vai  focar na atração de voos para o Nordeste.

A solenidade de lançamento aconteceu na sede do Consórcio Nordeste em Brasília. O evento contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, dos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do Turismo, Celso Sabino, da governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra.

Em sua fala, Freixo destacou que o PATI 2025 “é um salto em relação ao projeto piloto”, executado em 2024. “E só acontece porque dentro do Ministério do Turismo, do Ministério de Portos e Aeroportos e da Embratur há diálogo permanente. Trabalhamos juntos desde a primeira semana. E a gente consegue fazer essa entrega hoje fruto dessa capacidade de diálogo. E o salto que damos agora é muito grande. Estamos partindo de R$ 63 milhões em investimentos. Isso vai chegar a mais de R$ 120 milhões [com a participação das empresas aéreas e aeroportos]”, disse. 

“Quando a gente regionaliza, a gente quer fazer com que chegue mais rápido, de forma mais objetiva, em cada região do Brasil. A gente vai fazer isso em todas as regiões, e é muito importante começar pelo Nordeste. Eu quero o Nordeste competindo com o Caribe e, para isso, precisamos de integrar a promoção regional. Essa concepção já é um avanço de um país que hoje tem diálogo. Um país não tem democracia se não tiver diálogo. Eu acho que é um grande salto que a gente dá pra gerar emprego, renda e desenvolvimento”, acrescentou. 

Avançar com o PATI
O ministro Silvio Costa Filho destacou que a intenção é seguir fortalecendo o PATI. “A gente sabe que a cada quatro turistas que chegam numa cidade, é um emprego que é gerado. Então isso estimula a economia. A nossa ideia é avançar com esse programa. A nossa expectativa é que no próximo ano a gente possa aportar mais de 100 milhões de reais”, disse.

Já o ministro Celso Sabino classificou o PATI como “histórico”. “Eu não tenho dúvida que nós estamos fazendo história com programas como o PATI e outros do Governo Federal. Com a parceria dos governos dos estados, nós estamos virando a chave da economia do nosso país. Quero saudar a todos os envolvidos no processo em nome do meu querido amigo Marcelo Freixo, a quem eu rendo todas as minhas homenagens pelo sucesso do turismo internacional e a eficácia da promoção internacional do país.” 

A governadora Fátima Bezerra também comemorou o lançamento. “O PATI foi uma ideia que nasceu no âmbito da Embratur, junto com Marcelo Freixo. E essa ideia prosperou e só foi possível graças à sensibilidade do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assim como a sensibilidade do ministro do Turismo, Celso Sabino. Então, eu quero dizer da alegria de estarmos aqui hoje, junto com o Governo Federal, para lançarmos essa iniciativa tão importante para impulsionar a vinda de turistas estrangeiros ao nosso país, especialmente ao nosso Nordeste”, celebrou. 

Participaram da reunião, ainda, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, o coordenador de Demandas e Transportes Multimodais da Agência, Phillipe Karat, e os governadores João Azevedo, da Paraíba; Elmano Freitas, do Ceará; Rafael Fonteneles, do Piauí, e Fábio Mitidieri, de Sergipe, além do secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, e representantes dos setores da aviação civil e do turismo.

Investimento
O investimento do PATI, em 2025, será de R$ 63,6 milhões, com a previsão de gerar ao menos 500 mil novos assentos no período de um ano. 

O projeto piloto já investiu R$ 3,3 milhões e captou 70 mil assentos em voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025 (27 de outubro a 30 de março). O Brasil terá recorde em assentos de voos internacionais para a temporada: 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.

Para esse primeiro edital regionalizado, focado no Nordeste, serão investidos R$ 24 milhões, com a previsão de captar ao menos 260 mil novos assentos em voos internacionais no período de um ano. O programa reforça o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento regional através do fortalecimento do turismo internacional. 

O edital convida companhias aéreas e aeroportos (em parceria com as companhias) a lançarem novos voos internacionais com destino ao Brasil, e apresentarem propostas de investimento em promoção destes novos voos, com ações como campanhas publicitárias no país de origem das rotas e realização de viagens promocionais com jornalistas, influenciadores digitais e operadores de turismo estrangeiros no destino, por exemplo. A contrapartida da Embratur é financeira: com recursos do FNAC, a Agência custeia parte das ações de promoção destas novas rotas aéreas.

O PATI em 2024
A edição piloto do programa representou um acréscimo de 70.222 novos assentos em voos internacionais para o Brasil, no período de 27 de outubro de 2024 a 29 de março de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Tudo isso na primeira rodada. No total, a Embratur recebeu 120 propostas de novas rotas ou aumento de frequências de voos internacionais. 

Em 11 de junho, Freixo, Costa Filho, e a secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, anunciaram a entrega das cartas de aceite à Azul Linhas Aéreas, à Latam Airlines e ao Aeroporto de Guarulhos, em parceria com a companhia aérea Iberia. 

O voo da Latam conecta Lima (Peru) ao aeroporto de Curitiba (PR), o voo da Azul conecta Assunção (Paraguai) ao aeroporto de Viracopos (SP), e o voo da Iberia, em proposta enviada pelo GRU Airport (Aeroporto de Guarulhos), é para a ampliação de frequência de 7 para 14 voos semanais da rota que conecta o terminal a Madrid (Espanha). 

No eixo de inovação do programa piloto, o EmbraturLAB, laboratório de inovação da Agência, realizou um concurso para acelerar dois projetos de melhoria na experiência do turista estrangeiro, em parceria com a rede de Aeroportos do Brasil (ABR) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Foram contempladas as empresas Blumaps e a Strelo Aeroportos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.