11/12/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu, na tarde desta quarta-feira (11), o governador da Paraíba, João Azevêdo, que apresentou novos atrativos turísticos que estão sendo implementados no estado nordestino. Na ocasião, o gestor estadual falou da necessidade de voos internacionais diretos para a região a fim de atrair mais visitantes estrangeiros para os destinos paraibanos.
De acordo com o governador, a Paraíba está em um momento muito bom para o turismo, com diversos investimentos que devem impulsionar ainda mais a atratividade de visitantes vindos do exterior.
“Neste ano, já foram realizados grandes eventos esportivos, literários, feiras e shows no nosso estado. Estamos investindo muito para aumentar a capacidade turística na Paraíba. Temos, ainda, o que eu classifico como a ‘cereja do bolo’, que é o Polo Turístico Cabo Branco. Somente este projeto deve dobrar a capacidade hoteleira de João Pessoa, com leitos em resorts e parques aquáticos”, ressaltou o governador.
Voos internacionais
Na ocasião, o governador solicitou que Marcelo Freixo atue para auxiliar na implementação de conexões internacionais no estado, que, segundo ele, possui plena capacidade para isso. “Nós estamos fazendo altos investimentos no setor de turismo e sabemos que muitos dos passageiros que saem de Natal e Recife são da Paraíba, que precisam se deslocar para as viagens ao exterior. Por isso, é imprescindível que comece a haver voos diretos para o nosso estado. Afinal, o Nordeste é a entrada do Brasil”, esclareceu.
O presidente da Embratur afirmou que a demanda de voos internacionais para o estado é válida e que deve atuar, por meio do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), para melhorar a conectividade aérea na região. Nesta terça-feira (10), foi anunciada, junto com o Consórcio Nordeste, a nova fase de captação de voos, voltadas para a região.
“Estou muito empenhado na questão da aviação, pois acredito que, quanto mais aumentarmos o número de voos, mais estimulamos o turismo. Acredito que levar voos internacionais para a Paraíba é um caminho excelente de estímulo ao turismo, além de ser mais um estado que se tornará internacional. Daremos prioridade a esta demanda, visto que o PATI terá como prioridade colocar voos onde ainda não temos”, disse Freixo, citando o PATI Nordeste.
Polo Turístico Cabo Branco
O Polo Turístico Cabo Branco é o projeto do Governo da Paraíba que foca no desenvolvimento de um complexo turístico planejado, que reunirá resorts, parque aquático, equipamentos de animação e estabelecimentos de comércio e serviços. O projeto está inserido em uma área de 654 hectares, em uma região privilegiada de João Pessoa e próximo a diversos pontos turísticos.
Atualmente, o projeto já conta com o Centro de Convenções de João Pessoa, reconhecido e premiado nacionalmente, com capacidade para receber 20 mil pessoas, simultaneamente, em seus quatro prédios principais. Dentre eles, se destaca o Teatro Pedra do Reino, um dos mais modernos do Brasil, com capacidade para 3 mil espectadores.
PATI
O Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), executado pela Embratur, em parceria com os ministérios de Portos e Aeroportos e do Turismo, foca na atração de voos internacionais para o país.
A iniciativa prevê parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos para a ampliação no número de voos internacionais com destino ao Brasil. Em janeiro, será lançado o primeiro edital de 2025, com foco em atração de novos voos para o Nordeste.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.