PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur marca presença em encontro anual da USTOA, maior associação de operadores de turismo dos Estados Unidos

Evento reúne os mais importantes tomadores de decisão do trade turístico estadunidense e coroa as ações da Agência em 2024, que resultaram na ampliação do número de turistas americanos no Brasil
Embratur/Divulgação
Encontro anual aconteceu na Flórida; Estados Unidos são o segundo país que mais envia turistas ao Brasil

13/12/2024 – A Embratur participou, esta semana, do USTOA Annual Conference & Marketplace, o encontro anual da maior associação de operadores de turismo dos Estados Unidos. O encontro, que aconteceu entre segunda-feira (9) e esta sexta (13), em Marco Island, na Flórida, coroa uma série de ações da Agência no mercado estadunidense para o ano de 2024, incluindo três press trips com jornalistas e influencers, famtours com operadores, o espaço-conceito Galeria Visit Brasil Amazônia, em Nova York, em setembro, além de feiras e roadshows.

Esse é o segundo ano que a Embratur participa do encontro da USTOA (Associação de Operadoras de Turismo dos Estados Unidos) após quatro anos fora da associação. Participaram do encontro, também, representantes dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, do Visit Iguassu, no Paraná, e operadores brasileiros como Blumar, Compass Brazil, South American Tours. 

A Agência oficializou, em junho de 2023, o retorno ao quadro de membros da USTOA, composta por pelo menos 800 membros do trade turístico estadunidense e fornecedores. A filiação à entidade possibilitou ao Brasil a reconexão com as empresas de turismo dos EUA, segundo maior mercado emissor de turistas para destinos nacionais, atrás apenas da Argentina. 

Trata-se do único evento da indústria de viagens nos Estados Unidos que reúne as principais empresas de viagens da América do Norte com fornecedores de turismo e destinos de todo o mundo em um ambiente exclusivo. O público é composto, principalmente, de tomadores de decisão do setor, elevando o potencial de conversão de negócios com representantes de empresas que movimentam anualmente mais de US$ 11 bilhões.

Oportunidade na promoção
Coordenador de Mercados Internacionais da Embratur, Alisson Andrade explicou a importância de marcar presença na conferência anual da USTOA. “É uma grande oportunidade de fomentar negócios junto aos operadores, agentes e consultores de viagem. Além de participar da rodada de negócios, a Embratur também levou um espaço dedicado a promover os nossos destinos no evento”, disse. 

“Estar aqui na conferência integra um conjunto de ações que a Embratur desenvolveu ao longo desse ano para ampliar a comercialização dos destinos brasileiros nos Estados Unidos. Entre as iniciativas, estão a Galeria Visit Brasil, famtours, press trips, campanhas publicitárias e a campanha cooperada com operadores turísticos aqui do país. Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil e a gente pode ampliar ainda mais esse número por conta do nosso potencial, especialmente de natureza e cultura”, acrescentou o coordenador.

EUA em números
De acordo com o Market Insights Estados Unidos, disponível no Portal de Dados da Embratur, o turista estadunidense tem interesse em segmentos de sol e praia, cultura, natureza e biodiversidade, além de procurarem os destinos nacionais, em geral, por conta do clima e do povo brasileiro.

Ainda de acordo com o Portal de Dados, de janeiro a outubro deste ano, o número de turistas dos EUA que entraram no Brasil foi de 572.338. O registro representa um crescimento no número de chegadas de 7,84% em relação ao mesmo período do ano passado, quando os destinos nacionais receberam 530.690 turistas do país da América do Norte. Os cinco principais portões de entrada até outubro deste ano foram São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal e Pernambuco.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.