13/12/2024 – A Embratur participou, esta semana, do USTOA Annual Conference & Marketplace, o encontro anual da maior associação de operadores de turismo dos Estados Unidos. O encontro, que aconteceu entre segunda-feira (9) e esta sexta (13), em Marco Island, na Flórida, coroa uma série de ações da Agência no mercado estadunidense para o ano de 2024, incluindo três press trips com jornalistas e influencers, famtours com operadores, o espaço-conceito Galeria Visit Brasil Amazônia, em Nova York, em setembro, além de feiras e roadshows.
Esse é o segundo ano que a Embratur participa do encontro da USTOA (Associação de Operadoras de Turismo dos Estados Unidos) após quatro anos fora da associação. Participaram do encontro, também, representantes dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, do Visit Iguassu, no Paraná, e operadores brasileiros como Blumar, Compass Brazil, South American Tours.
A Agência oficializou, em junho de 2023, o retorno ao quadro de membros da USTOA, composta por pelo menos 800 membros do trade turístico estadunidense e fornecedores. A filiação à entidade possibilitou ao Brasil a reconexão com as empresas de turismo dos EUA, segundo maior mercado emissor de turistas para destinos nacionais, atrás apenas da Argentina.
Trata-se do único evento da indústria de viagens nos Estados Unidos que reúne as principais empresas de viagens da América do Norte com fornecedores de turismo e destinos de todo o mundo em um ambiente exclusivo. O público é composto, principalmente, de tomadores de decisão do setor, elevando o potencial de conversão de negócios com representantes de empresas que movimentam anualmente mais de US$ 11 bilhões.
Oportunidade na promoção
Coordenador de Mercados Internacionais da Embratur, Alisson Andrade explicou a importância de marcar presença na conferência anual da USTOA. “É uma grande oportunidade de fomentar negócios junto aos operadores, agentes e consultores de viagem. Além de participar da rodada de negócios, a Embratur também levou um espaço dedicado a promover os nossos destinos no evento”, disse.
“Estar aqui na conferência integra um conjunto de ações que a Embratur desenvolveu ao longo desse ano para ampliar a comercialização dos destinos brasileiros nos Estados Unidos. Entre as iniciativas, estão a Galeria Visit Brasil, famtours, press trips, campanhas publicitárias e a campanha cooperada com operadores turísticos aqui do país. Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil e a gente pode ampliar ainda mais esse número por conta do nosso potencial, especialmente de natureza e cultura”, acrescentou o coordenador.
EUA em números
De acordo com o Market Insights Estados Unidos, disponível no Portal de Dados da Embratur, o turista estadunidense tem interesse em segmentos de sol e praia, cultura, natureza e biodiversidade, além de procurarem os destinos nacionais, em geral, por conta do clima e do povo brasileiro.
Ainda de acordo com o Portal de Dados, de janeiro a outubro deste ano, o número de turistas dos EUA que entraram no Brasil foi de 572.338. O registro representa um crescimento no número de chegadas de 7,84% em relação ao mesmo período do ano passado, quando os destinos nacionais receberam 530.690 turistas do país da América do Norte. Os cinco principais portões de entrada até outubro deste ano foram São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal e Pernambuco.