INOVAÇÃO

Embratur oferece suporte para fomentar turismo no Norte e Noroeste Fluminense

Objetivo principal é consolidar a Rota Caminhos do Açúcar como destino turístico de destaque nacional
Divulgação/Prefeitura Rio de Janeiro
“O Quilombo Machadinha é uma joia da nossa região e que conta muito sobre a nossa história”, diz Marcelo Freixo

13/12/2024 – Um dos territórios mais tradicionais de cultura negra na região Norte e Noroeste Fluminense, o Quilombo Machadinha, em Quissamã, vai receber neste sábado (14) uma comitiva capitaneada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que levará representantes do BNDES, Ministério da Cultura e da Igualdade Racional para uma reunião com representantes dos 21 municípios do Consórcio Público Municipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense para consolidar a Rota Caminhos do Açúcar como destino turístico de destaque nacional, buscando cada vez mais investimentos para a expansão do turismo da região.

“O Quilombo Machadinha é uma joia da nossa região e que conta muito sobre a nossa história. Nossa ação visa aumentar o desempenho comercial do quilombo e de micro e pequenas empresas do setor de turismo com o uso de ferramentas digitais gratuitas, como Google e TikTok. A meta é ampliar o alcance de produtos e serviços e aumentar a receita dessas pequenas empresas. Essas plataformas digitais são fundamentais porque impactam diretamente o turismo”, explicou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

A presidente do Consórcio e prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, ressalta a importância da região em receber um evento desse porte, que contará também com representantes do Ministério do Turismo, Petrobras, Fecomércio, além de prefeitos e secretários municipais e estaduais de turismo e cultura, reforçando a importância do diálogo interinstitucional para o fortalecimento regional.

“O projeto Caminhos do Açúcar apresenta a valorização do turismo do Norte e Noroeste Fluminense como fonte de desenvolvimento econômico e geração de empregos. Agradecemos ao presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a todos e todas que irão comparecer ao evento. Buscamos expandir cada vez mais esse projeto para atrair turistas de todos os estados do país”, disse Fátima.

O objetivo da Embratur é atrair um número cada vez maior de turistas para o Norte e Noroeste Fluminense. A Rota Caminhos do Açúcar valoriza a história, cultura, patrimônio histórico e o turismo contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e o fortalecimento das identidades locais.

A comunidade da Machadinha é formada pela oitava geração de descendentes de pessoas escravizadas que pertenciam ao Visconde de Ururai e que, após a abolição da escravatura, ali permaneceram. No início deste século, a Prefeitura de Quissamã restaurou as antigas senzalas, criando o Memorial da Machadinha, que conta a história dos negros que vieram de Kissama, na África, para as plantações de cana de açúcar no Brasil; a Casa das Artes, onde antes ficava a cavalariça da fazenda, hoje dá lugar um restaurante ligado ao projeto Raízes do Sabor, onde acontecem manifestações de danças como o Fado, Jongo e o Boi Malhadinho, típicas da época da escravidão.

Em 2009, as famílias que ainda viviam na Comunidade da Machadinha tiveram reconhecida a propriedade definitiva das terras e dos imóveis, sendo certificada comunidade quilombola pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Palmares.

“A iniciativa da Embratur visa capacitar iniciativas de turismo assim, de base comunitária, que ofereçam experiências essencialmente ligadas à cultura brasileira. E a Rota Caminhos do Açúcar, o Quilombo Machadinha, assim como o Quilombo do Grotão, em Niterói, foram escolhidos justamente por esta importância, ao lado de destinos como Lençóis Maranhenses, Belém do Pará, Pantanal, Cânions de Santa Catarina e Foz do Iguaçu”, completou Marcelo Freixo.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.