15/01/2025 – Ciente do potencial do Brasil para crescer ainda mais no segmento MICE (Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições/Eventos), a Embratur lança campanha em parceria com a Professional Convention Management Association (PCMA), uma organização sediada nos Estados Unidos presente em 59 países, para conectar destinos e compradores do segmento. A ação tem como objetivo divulgar os melhores destinos brasileiros para sediar encontros do segmento de negócios e eventos.
A Embratur articula parceria com a PCMA desde o ano passado e, com a campanha ativa durante todo o mês de janeiro, a plataforma global vai facilitar o networking entre seus 8 mil associados e vai mostrar em ações digitais as razões de o Brasil ser o destino perfeito para a realização de eventos MICE, com conectividade cada vez maior, uma cultura e culinária autêntica e acomodações e infra estruturas adequadas.
“O MICE é um dos nossos segmentos prioritários para 2025 e começamos esse ano já com uma parceria estratégica com a PMCA, ampliando nossa capacidade de atrair eventos internacionais, congressos e conferências. Vamos nos aproximar de empresas e tomadores de decisão que estão escolhendo o próximo destino para seus congressos e também viagens de incentivo, que possuem um alto ticket médio e podem gerar mais desenvolvimento, emprego e renda para a população”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Segundo dados produzidos pela Embratur, os turistas que vêm ao Brasil para congressos, reuniões e incentivos têm o maior ticket médio do setor, e gastam, por dia, uma média de três vezes mais que os que viajam a lazer. “A parceria com a PCMA, somada ao crescimento expressivo no turismo internacional, reforça o Brasil como um destino de destaque para lazer e negócios, com potencial para atrair ainda mais eventos e visitantes nos próximos anos”, afirma o gerente de mercados internacionais, experiências e MICE da Embratur, Alexandre Nagagawa.
A PCMA está presente em 59 países na Europa, América do América do Norte, América Latina, Oriente Médio e Ásia Pacífico. Além de fortalecer a rede de contatos com tomadores de decisão do turismo MICE, participar dessa comunidade também dará à Embratur acesso a cursos, dados e pesquisas sobre preferências e necessidades de membros da associação. Esses levantamentos permitem uma promoção internacional e o planejamento de estratégias de captação de eventos mais efetivos.
Estatísticas da PCMA
A comunidade da PCMA é composta por 67% de planejadores e 33% de fornecedores. Do total de membros, 62% são de associações, 25% de corporações e 13% independentes e 78% dos integrantes são tomadores de decisão de seus respectivos setores. A associação também tem a Convene Magazine, publicação premiada com mais de 36.000 assinantes.
Entre os segmentos que a PCMA atende estão os de tecnologia, saúde e medicina, educação, finanças e bancos, associações profissionais, governo e setor público, indústria e manufatura, turismo e hospitalidade, varejo e consumo e energia e sustentabilidade.
Turismo internacional
O turismo internacional tem mostrado cada vez mais a sua relevância no desenvolvimento econômico no Brasil. Só até novembro de 2024, visitantes estrangeiros deixaram US$ 6,62 bilhões no país, sendo a maior marca da história. As informações são do Banco Central.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.