23/01/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu, na tarde desta quinta-feira (23) com o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar. Os dois discutiram estratégias de promoção do estado na França. O encontro aconteceu durante a 45ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madri, na Espanha, um dos mais importantes eventos do setor no mundo, e que este ano tem o Brasil como país parceiro, liderado pela Embratur em colaboração com o Sebrae.
A Agência adota uma estratégia diversificada para promover os destinos baianos na França, aproveitando o voo da Air France que liga Paris a Salvador e que começou a operar no final de outubro, com parceria da Embratur. Entre as ações previstas estão um artigo no periódico francês Le Monde, peças de audiovisual sobre os atrativos turísticos do estado que fazem parte da campanha publicitária do Brasil na Europa em 2025, e começaram a ser veiculadas nesta semana, além uma press trip com cinco jornalistas em Salvador e outras cidades do estado, em fevereiro.
Freixo destacou a importância da promoção da Bahia na França. “A Embratur tem trabalhado muito para fortalecer a promoção internacional da Bahia, que tem um potencial turístico enorme para explorarmos, e a França é um país muito importante para o Brasil no turismo internacional. Os franceses gostam da nossa cultura, da nossa gastronomia, das nossas praias, e o novo voo da Air France é um oportunidade de atrair cada vez mais turistas internacionais, gerando mais emprego e renda e desenvolvimento para um estado tão importante para o nosso país”, disse.
De janeiro a novembro de 2024, o número de Franceses que desembarcaram na Bahia saltou de 4,7 mil para 5,6 mil, um crescimento de 16,7%. Bacelar afirmou, após a reunião com Freixo, que a Bahia está alinhada às políticas de turismo do governo federal e da Embratur. Ele também ressaltou a importância do voo Paris Salvador para o estado. “O governo da Bahia tem trabalhado em alinhamento com as políticas do governo federal no turismo com ações da Embratur. Nós otimizamos recursos quando nos unimos a essas ações”, lembrou.
“A conexão de Salvador com Paris é estratégica. Ela abre as portas do turismo internacional no nosso estado. No aeroporto Charles de Gaulle, a Air France opera um hub com mais de 187 destinos no mundo, com Europa, Ásia e África. E termos a Embratur na parceria, no estímulo dos voos da Air France, do fortalecimento dessa conexão, é incrementar esse fluxo turístico internacional na Bahia”, acrescentou o secretário.