23/01/2025 – O aumento da conectividade aérea para fortalecer o turismo internacional no Brasil é uma das prioridades da Embratur na 45ª edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha. Nesta quinta (23), o presidente Marcelo Freixo participou da assinatura do contrato do plano de promoção da nova rota da companhia aérea Royal Air Maroc, que liga Casablanca, em Marrocos, a São Paulo. A agenda na Fitur também contemplou reuniões com estados, aeroportos e companhias aéreas para captação de novos voos.
O retorno da companhia marroquina ao Brasil acontece graças ao Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), projeto que tem o objetivo de ampliar o número de assentos em voos internacionais para destinos brasileiros. A iniciativa da Embratur, junto com os ministérios do Turismo (MTur) e de Portos e Aeroportos (MPor), prevê a realização de parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos. Nesse caso, o PATI contemplou uma proposta inscrita pela Concessionária GRU Airport com a Royal Air Maroc como parceira.
A solenidade de assinatura também contou com a presença do diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, do coordenador de Demandas e Transportes Multimodais da Agência, Phillipe Karat, e do gerente regional para a Península Ibérica da Royal Air Maroc, Habib Skiredj. O voo da marroquina está em operação desde 8 de dezembro, com três frequências semanais e trará 13.152 assentos na temporada. Freixo destaca que a nova rota aproxima o Brasil da África mas, também, da Europa.
“O PATI é uma iniciativa da Embratur, um programa inédito, que está dando excelentes resultados. Essa nova rota operada pela Royal Air Maroc tem um aporte da Agência em ações de promoção do Brasil em Marrocos, mas também em países da Europa que podem acessar o Brasil através de uma rápida conexão em Casablanca. Em nosso acordo, a companhia aérea vai investir quase cinco vezes mais para trazer turistas internacionais para o Brasil”, explicou o presidente da Embratur.
“A Air Maroc está muito honrada e muito feliz em reabrir essa rota entre Casablanca e São Paulo, é um retorno ao Brasil. A primeira história foi há 30 anos, uma rota para o Rio de Janeiro. Essa rota para Guarulhos tínhamos entre 2014 até a Covid acontecer. Então fomos obrigados a parar. Desde 8 de dezembro de 2024, voltamos para São Paulo. Então, para nós, essa parceria é muito importante porque vai promover, vai ajudar a Air Marrocos a promover o Brasil em países europeus como Espanha, como Portugal, como a Itália, e também no Marrocos”, destacou Amine El Farissi, diretor para Europa da Air Maroc.
Novos voos
Durante a feira, a Embratur também tem facilitado a realização de mais de 15 reuniões entre companhias aéreas, como TAP, Latam, Ibéria e Air Europa, com diversos destinos brasileiros. Em pauta estavam as tratativas para o lançamento de novas rotas.
“Com os estados conseguimos fazer muito mais, por isso nossa estratégia na Fitur é conectar todos os pontos e sentarmos juntos na mesa para gerar sinergias, destinos, aeroportos, Embratur e companhias aéreas”, destaca Philip Karat, coordenador de Modais da Embratur.
Crescimento internacional
O ano de 2024 foi o melhor da história para o turismo internacional no Brasil. O país alcançou a marca recorde de 6.657.377 turistas estrangeiros, um crescimento de 12,6% em comparação com 2023.
A Europa é o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, com mais de 1,4 milhão de europeus desembarcando no país em 2024, um aumento de 16% em relação ao ano anterior. Entre eles, a Espanha se destacou, enviando cerca de 128 mil turistas, 12% a mais do que em 2023. Esse público tem preferências claras: 60,7% busca destinos com sol e praia, 44,4% busca experiências culturais, e 24,4% querem desfrutar da gastronomia local.
Neste contexto, a Espanha reforça sua importância como um dos principais mercados emissores de turistas para o Brasil. No primeiro trimestre de 2025, serão operados 547 voos diretos da Espanha para o Brasil, um aumento expressivo de 35,4 % em relação ao mesmo período de 2024. A oferta de assentos também atinge patamares recordes, com mais de 167 mil lugares disponíveis, representando um crescimento de 29,2%.
Os avanços na conectividade aérea refletem o compromisso da Embratur em fortalecer o turismo no Brasil. Atualmente, rotas diretas já conectam Madri e Barcelona a cidades estratégicas como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Além disso, Portugal desempenha um papel fundamental como hub de conexão, operando mais de 100 voos semanais para o Brasil, facilitando o acesso dos turistas europeus. Há, no entanto, um grande potencial de expansão, especialmente no Nordeste, uma região repleta de destinos paradisíacos e experiências culturais únicas que podem atrair ainda mais visitantes estrangeiros. A expectativa é que o ano de 2025 registre números ainda mais expressivos, impulsionados por eventos como a COP30.