PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur e BID reúnem-se durante a Fitur para discutir turismo sustentável no Brasil

Banco tem programa de incentivo à sustentabilidade e ao desenvolvimento do turismo em pequenos negócios
Renato Vaz/Embratur
Marcelo Freixo aproveitou a oportunidade para falar da importância de reforçar o papel do turismo sustentável como um vetor de desenvolvimento econômico do Brasil

24/01/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou nesta sexta-feira (24) de conversa com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no estande da Agência na Feira Internacional de Turismo (Fitur), uma das maiores feiras de turismo do mundo, que está sendo realizada em Madri, na Espanha. O objetivo do encontro foi debater possíveis sinergias entre BID e Embratur sobre a internacionalização de experiências sustentáveis de turismo.

A especialista em Turismo no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Juliana Beini, participou do encontro, que tratou também das possibilidades de investimentos com base no lançamento do programa de emissão de títulos de dívidas para financiar projetos sustentáveis na Amazônia, feito em 2024, pelo presidente do BID, o brasileiro Ilan Goldfajn.

Marcelo Freixo aproveitou a oportunidade para falar da importância de reforçar o papel do turismo sustentável como um vetor de desenvolvimento econômico do Brasil, com inclusão social, menor impacto ambiental, promovendo a conservação da biodiversidade e gerando renda para comunidades locais.

“Essa aliança com o BID é muito importante para fortalecer a nossa estratégia de atração de turistas internacionais que possuem como critério de escolha do destino de sua viagem a sustentabilidade, ambiental, mas também social e econômica”, destacou. 

Investimentos na Amazônia

Em uma das iniciativas de incentivo a projetos sustentáveis na Amazônia, em dezembro de 2024, o BID aprovou um empréstimo de US$ 750 milhões, com contrapartida de US$ 150 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), totalizando o equivalente a R$ 5,4 bilhões para o PRO-AMAZÔNIA. 

A ação dará acesso a crédito para Micro, Pequenas e Médias Empresas e para pequenos empreendedores na Amazônia com o objetivo de fortalecer atividades produtivas sustentáveis que geram empregos e aumento da renda. 

Beine destacou a importância da aliança entre BID e Embratur, que, segundo ela, será uma oportunidade de abertura para se discutir os financiamentos para projetos de turismo sustentável, que necessitam de apoio para internacionalização.

Participaram da conversa também o diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, e o representante do Setor de Integração e Comércio (INT) do BID Sebastián González Saldarriaga.

Programa Amazônia Sempre do BID
O programa Amazônia Sempre visa proteger a biodiversidade e acelerar o desenvolvimento sustentável a partir de três frentes de ação: ampliando o financiamento, impulsionando a troca de conhecimento, e facilitando a coordenação regional entre os oito países amazônicos.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.