24/1/2025 – A Embratur lançou, nesta sexta-feira (24), o edital de chamamento público para seleção de projetos e eventos que impulsionam o turismo internacional no Brasil. A iniciativa busca fortalecer a imagem do país no exterior, promover segmentos prioritários do setor e ampliar ações em mercados estratégicos, alinhando-se ao Plano Estratégico 2024 – 2027 da instituição.
Conforme o edital, as propostas devem demonstrar impacto em áreas como inovação, sustentabilidade, inclusão (como afroturismo, LGBTQIA+ e acessibilidade) e MICE (reuniões, incentivos, conferências e exposições). Entre as áreas de atuação contempladas estão cultura e economia criativa, gastronomia, turismo sustentável, turismo de negócios, diversidade, inovação tecnológica, entre outras.
“Há muitos eventos internacionais de cultura, esporte e demais atividades que promovem o Brasil pelo mundo, e que ganham em alcance e repercussão através da parceria com a Embratur. Esse edital é o chamamento para essa parceria que ajuda a construir a imagem do Brasil no mundo”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Entre os mercados estratégicos definidos para a promoção do turismo estão países como Argentina, Estados Unidos, Alemanha, França, Japão e China. Além disso, os projetos inscritos devem apresentar um plano detalhado de execução, orçamento estruturado e estratégias de promoção que alcancem um público amplo e diversificado.
Com inscrições abertas de janeiro a dezembro de 2025, exclusivamente pelo site patrocinio.embratur.com.br, os projetos selecionados poderão receber até 60% do custo total de execução, desde que não ultrapassem o limite de R$200 mil, salvo exceções previstas no edital. As propostas devem ser submetidas com pelo menos 60 dias de antecedência à realização dos eventos e devem estar acompanhadas de toda a documentação exigida pelo edital.
O edital pode ser acessado por este link:este link:
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.