30/01/2025 – A cidade do Rio de Janeiro ganhou destaque em duas categorias do prêmio Travellers’ Choice – Os melhores dos melhores de 2025, da plataforma de viagens Tripadvisor. A capital fluminense apareceu em 22º lugar entre os melhores destinos culturais do mundo, e ficou em 4º entre os melhores destinos da América do Sul, avaliados pela comunidade do site especializado.
A Cidade Maravilhosa figurou na lista de melhores destinos gerais, ao lado de 25 competidores. Segundo o site, “com suas praias deslumbrantes e montanhas dramáticas, com samba e bossa nova como trilha sonora, é fácil se apaixonar pelo Rio de Janeiro”. A publicação dá destaque à música e à Praia de Ipanema, que no ano passado ficou em 17º lugar entre as melhores praias do mundo.
O destino ficou atrás de Amsterdã, na Holanda, e à frente de Porto Rico, Jamaica e Cuba. Bali, na Indonésia, levou o 1º lugar. Já entre os melhores destinos da América do Sul, a capital fluminense ficou em 4º lugar. Nesse caso, aparece à frente das colombianas Cartagena e Medellín, e logo atrás de Lima, no Peru. O 1º lugar ficou com a arqueológica e também peruana Cusco.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o destaque carioca em duas categorias diferentes é prova da vocação turística da Cidade Maravilhosa. “O Rio é o grande portal dos turistas internacionais no Brasil, e tem essa vocação maravilhosa para a cultura, com o afroturismo, a música, e também como uma cidade histórica de beleza sem igual. Não podia ser diferente e, em 2025, a Embratur vai trabalhar com os destinos do estado para, quem sabe, a gente aparecer em ainda mais categorias em 2025”, afirmou.
A secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Daniela Maia, destacou que o reconhecimento de uma plataforma tão importante como a TripAdvisor só confirma que a cidade acertou ao trabalhar para ser reconhecida internacionalmente como destino turístico cultural. “A cidade do Rio continua maravilhosa e é uma alegria saber que somos destaque cultural internacional. Em 2025 continuamos nosso trabalho com muitas novidades para o Rio”, avisou.
Seleção criteriosa
O Travellers’ Choice – Os melhores dos melhores é o maior prêmio do Tripadvisor. Segundo o portal, a seleção dos ganhadores “leva em consideração a qualidade e a quantidade de avaliações e pontuações” feitas pelos viajantes, e dá destaque ao grupo de 10% dos melhores perfis da plataforma. À disposição no site especializado estão os rankings de restaurantes, praias, atividades, destinos e hotéis.
Para disputar, porém, não basta apenas ter um perfil no site. O estabelecimento ou destino precisa estar inscrito há pelo menos 12 meses e “receber um número mínimo de avaliações dentro do período de análise do prêmio”, além de “manter ou exceder uma pontuação mínima de círculos no Tripadvisor”.
Destino visado
Em 2024, o Rio de Janeiro ficou em 2º lugar entre os principais portões de entrada do Brasil, com a chegada de 1.513.235 turistas internacionais. Os principais países emissores de visitantes para o estado foram a Argentina, com 424.281 entradas, seguida pelo Chile, com 297.781, e Estados Unidos, com 177.850 viajantes estrangeiros.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.