PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur leva jornalistas franceses para conhecer patrimônios históricos e culturais da Bahia

Press trip faz parte de série de ações da Agência para promover o destino entre os turistas franceses, aproveitando o novo voo direto que liga Paris a Salvador
Embratur e Sebrae / Divulgação
Turistas em Salvador, cidade que receberá grupo de jornalistas franceses

31/01/25 – Cinco jornalistas franceses especializados em turismo desembarcam nesta semana em Salvador para conhecer o que há de melhor na capital baiana. Os profissionais foram selecionados e convidados pela Embratur para participar da viagem, que tem como objetivo ajudar a divulgar na França os atrativos turísticos da cidade, que podem ser acessados num voo direto a partir da nova rota Paris – Salvador, operada pela Air France. A ação conta com a parceria do Sebrae e apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA).

A experiência, que terá duração de seis dias, faz parte de uma série de ações da Agência para promover os destinos da Bahia na França. Na press trip, serão apresentados aos profissionais de comunicação patrimônios históricos e culturais da cidade, além da diversidade de ritmos e sabores, em uma viagem pela cultura e pelas origens do Brasil. Os jornalistas irão participar da Festa de Iemanjá, celebrada no 2 de fevereiro, como uma forma de vivenciar a tradição e a religião, além de vivenciar no Centro Histórico os preparativos para o Carnaval.  

“A diversidade cultural baiana, marcada fortemente pelas diferentes matrizes africanas, é um dos principais pontos de interesse dos franceses ao buscar Salvador, mas nossas pesquisas demonstram que ainda há muito desconhecimento da maioria dos franceses sobre esse destino. Então, nosso objetivo é mostrar todo o patrimônio histórico e cultural da cidade, a diversidade de ritmos e sabores em uma viagem pela história afro-brasileira e pela potência da cultura que é produzida hoje na Bahia”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a importância de se promover os atrativos brasileiros no exterior. “O Brasil é um destino único e merece ser visitado. Somos o único país com seis biomas diferentes, com um ecoturismo exuberante, uma costa cheia de opções de praias e uma diversidade cultural e gastronômica como nenhum outro país. O Sebrae está aqui para apoiar o setor turístico. Hoje no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Desse total, 97,4% são de pequenos negócios. Divulgar os nossos valores culturais e da nossa gente é ampliar a possibilidade de mais oportunidades de emprego e renda e inclusão”, observou.

Os jornalistas participantes da viagem contarão com refeições que evidenciem a gastronomia local; farão o passeio “Um ritual de fé e tradição”, uma viagem espiritual no Dique de Tororó; também tem passeio e experiência no Candeal, city tour no Centro Histórico (Pelourinho, Muncab, Casa do Olodum, entre outros pontos), além de idas à praia, visitas a feiras locais e aula de culinária.

Promoção de Salvador na França

Durante a 45ª edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reuniu-se com o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar. Na ocasião, os dois discutiram estratégias de promoção do estado na França. 

Barcelar apresentou os dados de chegadas de turistas franceses à Bahia em 2024. De janeiro a novembro de 2024, o número de turistas da França que desembarcaram na Boa Terra saltou de 4,7 mil para 5,6 mil, um crescimento de 16,7%. 

Sobre o voo direto Paris – Salvador, Freixo destacou que representa uma abertura de portas do turismo internacional para os destinos baianos. “A Embratur tem trabalhado muito para fortalecer a promoção internacional da Bahia, que tem um potencial turístico enorme para explorarmos, e a França é um país muito importante para o Brasil no turismo internacional. Os franceses gostam da nossa cultura, da nossa gastronomia, das nossas praias, e o novo voo da Air France consolida esta oportunidade de atrair cada vez mais turistas internacionais, gerando mais emprego e renda e desenvolvimento para um estado tão importante para o nosso país”, afirmou.

Além da press trip e do voo direto entre Paris e Salvador, outras estratégias adotadas para promover a Bahia na França serão a publicação de um artigo no periódico francês Le Monde e a exposição de peças de audiovisual sobre os atrativos turísticos do estado que fazem parte da campanha publicitária do Brasil na Europa.

Press trip

As press trips são uma ferramenta da Embratur para a promoção dos destinos brasileiros por meio de formadores de opinião internacionais. Ao convidar jornalistas e influenciadores para conhecer experiências estratégicas no Brasil, a ação se propõe a divulgar os destinos nacionais.

Ainda para este ano, já estão confirmadas press trips para comunicadores dos Estados Unidos conhecerem o Rio de Janeiro e o Mato Grosso do Sul e para jornalistas espanhóis conhecerem o Maranhão.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.