PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur retorna à ITB China após 6 anos e divulga edital para selecionar coexpositores

Retorno à feira é parte da mudança de estratégia da atual gestão para o mercado chinês planejada para 2025
Foto: ITB China/Divulgação
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, mercado chinês é um dos prioritários do plano estratégico da Agência

03/02/2025 – A Embratur publicou o edital para interessados na participação na ITB China. A feira é realizada anualmente em Xangai e em 2025 acontece entre os dias 27 e 29 de maio. Serão selecionados 12 coexpositores, entre institucionais, operadores de turismo receptivo internacional e organizações de marketing de destinos/associações representativas.  As inscrições serão feitas por meio deste endereço eletrônico e vão desta segunda-feira (03) até o próximo dia 16 de fevereiro. A participação da Agência nas feiras acontece em parceria com o Sebrae Nacional.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância do retorno ao mercado chinês, agora listado entre os prioritários do plano estratégico da Agência. “O chinês é o povo que mais faz turismo internacional no mundo, com cada vez maior poder econômico. E o tipo de destino que o chinês mais procura em longas distâncias não é sol e praia, é muito mais natureza e cultura, segmentos em que o Brasil tem muito a oferecer”, disse.

“O nosso retorno à China acontece através de um longo estudo de mercado. Com uso de inteligência de dados, desenhamos uma estratégia de promoção muito direcionada aos nossos potenciais visitantes: turistas que hoje se interessam em visitar destinos similares com o que podemos oferecê-los como alternativa, mas sempre experiências que só se pode viver no Brasil”, completou Freixo.

Hoje, a China representa o maior mercado emissor de turistas do mundo, mas ainda somos um destino pouco explorado pelos chineses – estamos na 49ª posição no ranking de países mais visitados. Em 2024, recebemos 76 mil turistas chineses, 79% a mais que no ano anterior. “Esse crescimento mostra que há espaço para expandirmos nossa participação, e é por isso que estamos voltando com um investimento mais estruturado e com todas as ferramentas conectadas em uma trilha”, destaca Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade.

No plano de ação, além da participação da ITB China, também estão previstas parcerias com canais chineses, um site oficial em mandarim, ativação de um escritório de relações públicas na China, para fortalecer a comunicação com a mídia e o trade local e o engajamento dos principais players B2B.

Um ponto essencial desse retorno é o foco na promoção de experiências de natureza e ecoturismo, que são nichos em crescimento entre os turistas chineses. Segundo os dados de mercado, 35% dos viajantes chineses escolhem destinos por conta da natureza e do turismo outdoor, e 21% têm interesse específico em ecoturismo e aventura. “Isso significa que temos uma oportunidade gigante de atrair esse perfil de turista pro Brasil, posicionando destinos como Amazônia, Pantanal e os parques naturais reconhecidos pela UNESCO como experiências únicas”, completou Reis.

Critério de pontos
O critério de escolha será por pontuação e, entre as exigências, está possuir site em inglês ou mandarim, a oferta de produtos, serviços e/ou experiências especificamente para o público chinês, realizar divulgação do destino em plataformas digitais chinesas, tais como Xiaohongshu, Weibo, WeChat e etc.  Há também pontuação para a oferta de produtos, serviços e experiências em segmentos prioritários para o mercado da feira, como turismo de natureza, ecoturismo, turismo regenerativo, etnoturismo (povos originários) e turismo de base comunitária.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.