PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur retorna à ITB China após 6 anos e divulga edital para selecionar coexpositores

Retorno à feira é parte da mudança de estratégia da atual gestão para o mercado chinês planejada para 2025
Foto: ITB China/Divulgação
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, mercado chinês é um dos prioritários do plano estratégico da Agência

03/02/2025 – A Embratur publicou o edital para interessados na participação na ITB China. A feira é realizada anualmente em Xangai e em 2025 acontece entre os dias 27 e 29 de maio. Serão selecionados 12 coexpositores, entre institucionais, operadores de turismo receptivo internacional e organizações de marketing de destinos/associações representativas.  As inscrições serão feitas por meio deste endereço eletrônico e vão desta segunda-feira (03) até o próximo dia 16 de fevereiro. A participação da Agência nas feiras acontece em parceria com o Sebrae Nacional.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância do retorno ao mercado chinês, agora listado entre os prioritários do plano estratégico da Agência. “O chinês é o povo que mais faz turismo internacional no mundo, com cada vez maior poder econômico. E o tipo de destino que o chinês mais procura em longas distâncias não é sol e praia, é muito mais natureza e cultura, segmentos em que o Brasil tem muito a oferecer”, disse.

“O nosso retorno à China acontece através de um longo estudo de mercado. Com uso de inteligência de dados, desenhamos uma estratégia de promoção muito direcionada aos nossos potenciais visitantes: turistas que hoje se interessam em visitar destinos similares com o que podemos oferecê-los como alternativa, mas sempre experiências que só se pode viver no Brasil”, completou Freixo.

Hoje, a China representa o maior mercado emissor de turistas do mundo, mas ainda somos um destino pouco explorado pelos chineses – estamos na 49ª posição no ranking de países mais visitados. Em 2024, recebemos 76 mil turistas chineses, 79% a mais que no ano anterior. “Esse crescimento mostra que há espaço para expandirmos nossa participação, e é por isso que estamos voltando com um investimento mais estruturado e com todas as ferramentas conectadas em uma trilha”, destaca Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade.

No plano de ação, além da participação da ITB China, também estão previstas parcerias com canais chineses, um site oficial em mandarim, ativação de um escritório de relações públicas na China, para fortalecer a comunicação com a mídia e o trade local e o engajamento dos principais players B2B.

Um ponto essencial desse retorno é o foco na promoção de experiências de natureza e ecoturismo, que são nichos em crescimento entre os turistas chineses. Segundo os dados de mercado, 35% dos viajantes chineses escolhem destinos por conta da natureza e do turismo outdoor, e 21% têm interesse específico em ecoturismo e aventura. “Isso significa que temos uma oportunidade gigante de atrair esse perfil de turista pro Brasil, posicionando destinos como Amazônia, Pantanal e os parques naturais reconhecidos pela UNESCO como experiências únicas”, completou Reis.

Critério de pontos
O critério de escolha será por pontuação e, entre as exigências, está possuir site em inglês ou mandarim, a oferta de produtos, serviços e/ou experiências especificamente para o público chinês, realizar divulgação do destino em plataformas digitais chinesas, tais como Xiaohongshu, Weibo, WeChat e etc.  Há também pontuação para a oferta de produtos, serviços e experiências em segmentos prioritários para o mercado da feira, como turismo de natureza, ecoturismo, turismo regenerativo, etnoturismo (povos originários) e turismo de base comunitária.