TURISMO E AUDIOVISUAL

Mostra de Cinema de Tiradentes: curtas selecionados no edital Brasil com S, da Embratur, são exibidos em praça pública

Além dos curtas-metragens que valorizam a identidade nacional, Agência lançou a segunda edição do programa Brasil com S reafirmando o papel do audiovisual na promoção da cultura, do turismo e da democracia
Marcio Menasce/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou do encerramento da Mostra de Tiradentes, no sábado (1º)

03/02/2025 – A Embratur apresentou no último sábado (1º), durante a Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos principais festivais do cinema nacional, os curtas-metragens selecionados na primeira edição do programa Brasil com S, uma iniciativa voltada à valorização da cultura e identidade brasileira por meio do audiovisual. 

Com um orçamento total de R$ 300 mil, a Embratur apoiou produções que destacam a diversidade cultural e histórica do Brasil. Quatro dessas produções foram exibidas durante a Mostra Especial Cine EmbraturLAB:

  • Huni Kuï: O Povo Verdadeiro: retrata a cultura indígena na aldeia Vigilante, no Acre;
  • Caminhos do Peabiru: revela histórias sobre a antiga estrada transcontinental da América do Sul;
  • Carimbó da Amazônia: mergulha na musicalidade e nas tradições Tapajó, em Alter do Chão (PA);
  • Entre Sinais e Mares: aborda inclusão e diversidade na Ilha do Mel, em Maringá (PR).

A exibição dos curtas proporcionou um encontro entre moradores, turistas e profissionais do setor audiovisual. Antes de cada filme, diretores, produtores e atores compartilharam suas experiências de criação e produção.

Especialista na rota do Caminho do Peabiru, Tatiana Perim evidenciou a importância de dar visibilidade a esse trajeto por meio de um curta. “Foi algo essencial para entendermos melhor a história do Brasil. Muitas vezes, desconhecemos esse passado não tão remoto, e poder retratá-lo em meio à Mata Atlântica, evocando toda a beleza e riqueza cultural dos povos indígenas, foi único”.

Ator do filme Entre Sinais e Mares, Leo Castilho pontuou a participação de personagens surdos no curta-metragem. “Esse é um filme original, que representa a comunidade surda e retrata um universo que vivemos, com nossas experiências e vivências. Espero que todos assistam e aproveitem essa história, que traz essa diversidade de pessoas e perspectivas. No elenco, temos três atores surdos e uma pessoa ouvinte, o que torna o filme ainda mais interessante”, destacou.

Brasil com S
O programa Brasil com S busca fortalecer a imagem do país no cenário internacional por meio da valorização da sua cultura e de narrativas autênticas.

A Embratur apresentou também a segunda edição do programa, que irá investir R$ 400 mil na produção de quatro curtas-metragens inéditos com o objetivo de promover o bioma amazônico em um ano estratégico para a região, que sediará a COP 30, em Belém, em novembro.

As produções deverão destacar aspectos como sustentabilidade, biodiversidade, tradições culturais, gastronomia, música, artesanato e paisagens singulares da Amazônia brasileira.

Com previsão de que os filmes selecionados sejam entregues em outubro, as inscrições foram abertas no sábado e seguem até 7 de março. Cada projeto escolhido receberá R$ 100 mil para realizar a produção, sendo três curtas de ficção e um documentário. 

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo afirmou que o programa vai alavancar o potencial audiovisual como ferramenta de promoção turística, além de fortalecer a imagem do Brasil no mercado internacional. 

“Queremos mostrar ao mundo as singularidades da Amazônia, um território rico em diversidade natural e cultural, (e com isso) impulsionar o turismo sustentável e as produções locais”, destacou Freixo durante o lançamento no Cine Petrobras na Praça, no Largo das Forras.

Participação da Embratur
Coordenadora-geral da Mostra, Raquel Hallak salientou que “a presença e a participação da Embratur na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes potencializa a conexão entre cinema, cultura e turismo e também projeta o Brasil internacionalmente atraindo atenções para as produções que são exibidas aqui e também vendendo o Brasil como um destino turístico.” “É um casamento perfeito, turismo e cultura andam de mãos dadas e a gente está muito feliz de ter a Embratur inaugurando essa parceria no maior evento do cinema brasileiro”, concluiu.

Homenagem
No encerramento da Mostra, instituições parceiras foram homenageadas pelo compromisso com a realização do evento e a valorização do audiovisual brasileiro. Entre os homenageados esteve o próprio Marcelo Freixo, que celebrou a parceria da Embratur com a Mostra. “São 28 anos de história, e isso não é pouco. O que vocês construíram ao longo desse tempo é grandioso, e estar aqui hoje é muito simbólico. O cinema não é só um filme, assim como a cultura não é apenas um espetáculo. O que vivemos aqui é um exercício de democracia. O Brasil, com todas as suas complexidades, é hoje a maior experiência democrática do planeta. Reafirmar a cultura é reafirmar a democracia, é reafirmar o valor da vida. O Brasil voltou e nós vencemos”, disse. 

Ainda de acordo com o presidente da Embratur, “celebrar este festival é lembrar que tudo valeu a pena, que toda a luta e o esforço não foram em vão. Estamos aqui, reafirmando a importância do cinema, da arte e da cultura para o nosso país. O que temos pela frente ainda é desafiador, mas não há espaço para retrocessos. A cultura nos conecta, fortalece nossos valores democráticos e nos lembra que seguimos firmes na construção de um Brasil melhor.”

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.