04/02/2025 – Com apoio da Embratur, o Rio de Janeiro (RJ) será a primeira cidade das Américas a receber o InVoyage, evento da companhia de mesmo nome, sediada no Reino Unido, que congrega especialistas em destinos, eventos e viagens de incentivo e de luxo. De 8 a 11 de fevereiro, o encontro vai reunir mais de 180 participantes para criação de networking e fomento de negócios. Entre eles, estarão presentes 85 compradores de viagens de mercados-chave para o Brasil, como Europa, América Latina e Estados Unidos.
O objetivo dos chamados inVoyagers é se conectar com profissionais de eventos corporativos e de agências de viagem de alto nível. Receber o encontro na capital fluminense é uma oportunidade para o trade turístico brasileiro mostrar a diversidade, qualificação e autenticidade dos destinos nacionais. Disputado por destinos em todo o mundo, o evento acontece há mais de 10 anos e já esteve em países como Turquia, Mônaco, Suíça, Emirados Árabes Unidos (Dubai) e Omã.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o InVoyage é uma oportunidade para fortalecer o turismo internacional no Brasil e mostrar ao mundo a diversidade dos destinos brasileiros. “Ao se tornar a primeira cidade das Américas a receber o ‘InVoyage’, o Rio de Janeiro comprova sua vocação para grandes eventos e seu posto de portal de entrada para o turismo internacional do Brasil, abrindo as portas do país inteiro para os participantes”, disse.
“Com isso, ganham o Brasil e o Rio, e ganham os inVoyagers, que terão a oportunidade de conhecer a nossa rica diversidade de destinos. Somos um país continental, com seis biomas e uma diversidade de experiências únicas no mundo. E é isso que está acontecendo, o mundo quer conhecer o Brasil”, completou Freixo.
O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, destacou a importância de posicionar os produtos turísticos brasileiros no exterior. “Nossa estratégia é fomentar o segmento de incentivo para posicionar o Brasil em países estratégicos. Apoiar a realização do InVoyage é dar a oportunidade de compradores internacionais vivenciarem o potencial do nosso país e desenvolverem novas relações comerciais”, afirmou Reis.
Ambiente de negócios
Os participantes do evento integrarão sessões com personalidades globais do segmento de incentivo e reuniões de negócios entre compradores e fornecedores. A convite da Embratur, um grupo de operadores internacionais do inVoyage acompanhará um ensaio da Mangueira após a abertura do evento, no dia 8.
Coordenadora de Atividades Corporativas e de Incentivo da Agência, Silvana Gomes lembrou que o evento tem grande potencial para gerar negócios entre o grupo e o trade turístico brasileiro.
“É uma excelente oportunidade de lado a lado. De nossa parte, o Brasil tem a oportunidade de mostrar toda diversidade e qualificação de seus destinos e experiências a um grupo altamente seleto e bem posicionado de compradores de destinos; enquanto que estes profissionais, os chamados InVoyagers, terão a oportunidade de incluir em seus portfólios uma vasta gama de destinos, experiências e cenários espetaculares que o Brasil tem a oferecer”, explicou.
“O segmento de incentivo busca inovação, autenticidade e originalidade e, por essa razão, a interação do grupo no Brasil e com o Brasil tem grande potencial de gerar negócios, atrair fluxos de visitantes qualificados e impulsionar as viagens corporativas e de incentivo em nosso país. O foco do InVoyage é gerar experiências onde os negócios fluem naturalmente, e a Embratur é apoiadora deste evento por entender que o Brasil é perfeito para isso”, acrescentou Silvana.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.