07/02/25 – O setor de turismo no Brasil registrou um crescimento expressivo em investimentos estrangeiros em 2024, atingindo a marca de US$ 360 milhões. O valor representa um aumento de 40% em relação a 2023, quando o país recebeu US$ 257 milhões em investimentos diretos no setor. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, com base em informações do Banco Central (Bacen).
No anos de 2023 e 2024 o país acumulou um total de US$ 617 milhões em divisas externas ligadas a atividades turísticas. Esse resultado reflete o reconhecimento de investidores internacionais nas potencialidades do turismo brasileiro, impulsionado por estratégias de promoção e infraestrutura.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da parceria com o trade turístico para o recorde. “O crescimento de 40% em um ano no investimento internacional na infraestrutura do turismo brasileiro, batendo recordes, demonstra como o mundo hoje projeta o futuro do turismo em nosso país com a confiança de que nosso crescimento não é circunstancial, estamos conseguindo transformar nosso potencial em realidade. O impacto desse investimento é o de nos ajudar a crescer ainda mais, pois aumenta nossa oferta na rede hoteleira e nos demais serviços turísticos, gerando ainda mais emprego e renda em todo o país”, disse.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou os números positivos e destacou a importância dos investimentos para o crescimento do setor no país. “Esses resultados demonstram a confiança dos investidores no potencial turístico do Brasil. Estamos trabalhando para criar um ambiente favorável para novos negócios e fortalecer a infraestrutura, garantindo que o turismo continue sendo um motor de desenvolvimento econômico e geração de empregos.”
O segmento de Transportes foi o que apresentou o melhor desempenho ao longo do último ano, recebendo US$ 157 milhões em investimentos diretos. Logo atrás, o setor de Cultura e Lazer recebeu uma injeção de US$ 139 milhões, demonstrando a valorização das atrações culturais e de entretenimento como fatores de atração para o turismo nacional e internacional.
Os segmentos de “Alojamento”, “Alimentação” e “Agência de viagem, operadores turísticos e serviços de reserva” somaram, juntos, um investimento de US$ 64 milhões em 2024, reforçando a importância da estrutura de hospedagem e serviços para o crescimento do setor.
Último trimestre
Os meses de outubro, novembro e dezembro de 2024 foram particularmente positivo para o turismo brasileiro, com a entrada de US$ 148 milhões em investimentos estrangeiros. O setor de Cultura e Lazer foi o destaque no período, atraindo US$ 103 milhões, o que demonstra o fortalecimento do Brasil como destino para eventos, festivais e experiências culturais.
Os setores de atividade econômica das empresas que realizaram investimentos diretos no país estão ligados ao turismo, mas seus consumidores abrangem tanto turistas quanto moradores locais. Isso reforça a importância do setor não apenas para o turismo, mas também para a economia e o desenvolvimento das cidades brasileiras.
Guia de investimento
Para fortalecer esse trabalho o MTur lançou, durante a Feira Internacional de Turismo (FITUR), que aconteceu em Madri, na Espanha, o guia “Tourism Doing Business: Investindo no Brasil”, que busca estimular a participação estrangeira no setor nacional e apresentar ao mundo os benefícios, as condições e as oportunidades de negócios oferecidas pelos projetos turísticos do Brasil. O documento foi elaborado pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe) e pela ONU Turismo, em colaboração com o Ministério do Turismo do Brasil.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
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O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.