BMT 2025

Embaixada lança edital para selecionar coexpositores em feira de turismo na Itália

BMT 2025 acontecerá em Nápoles entre os dias 13 e 15 de março. Interessados deverão se inscrever até o dia 17 de fevereiro
Divulgação/BMT
Estandes da BMT lotados na edição da feira no ano passado, em Nápoles

11/02/25 – O Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Roma, em parceria com a Embratur, lançou o edital de chamamento público para interessados em participar como coexpositores no estande do Brasil dentro da Feira BMT 2025, que será realizada em Nápoles, na Itália, entre os próximos dias 13 e 15 de março.

De acordo com o certame, os interessados e coexpositores poderão fazer propostas direcionadas ao mercado italiano. As ações devem estar relacionadas com turismo sustentável, tecnologia, conectividades multimodais, natureza, cultura, artes e/ou gastronomia brasileira, entre outros temas que agreguem valor à promoção turística do Brasil na Itália.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a feira é uma oportunidade importante de promover o país no mercado italiano e esse trabalho será enriquecido por meio de parcerias que ajudarão a mostrar os melhores atrativos do Brasil. 

“Feiras como a BTM são oportunidades importantes para a promoção do Brasil no exterior. Nesse momento, conseguimos proporcionar uma plataforma de geração de negócios para os empresários de turismo poderem promover o Brasil para atrair mais turistas internacionais”, observou.

O chefe do Setor de Promoção Comercial, Investimentos e Turismo Embaixada do Brasil em Roma, Raphael Oliveira do Nascimento, destacou a importância da feira e o potencial do mercado italiano a ser aproveitado pelo Brasil. “A BMT Nápoles é a maior feira de turismo do Mediterrâneo. Em sua última edição, reuniu 15 mil visitantes profissionais e teve 6 mil agências de turismo acreditadas. É excelente oportunidade para divulgar nossos destinos na Itália, um mercado emissor que ainda tem muito potencial a ser explorado pelo Brasil”, afirmou.

Quem pode participar
De acordo com o edital, os interessados em participar do evento serão divididos nas seguintes categorias: 

  1. Institucionais – órgãos ou instituições da Administração Pública direta e indireta; 
  2. Setor privado – Operadores de Turismo Receptivo Internacional, Organizações de Marketing de Destinos e/ou Associações Representativas de Segmentos ou Nichos;
  3. Companhias Aéreas; 
  4. Outros – Instituições/empresas privadas que não se inserem nas demais categorias, e que agreguem valor à promoção do Brasil como destino de turismo de lazer ou de negócios e eventos. Exemplos: atrativos, parques temáticos, locadoras de veículos, agências de turismo etc.

Inscrições
As inscrições deverão ocorrer por meio do preenchimento de formulário online, entre 11 e 17 de fevereiro de 2025. Os interessados devem descrever o perfil da organização interessada no formulário no ato da inscrição.

Clique aqui para acessar o edital completo e o link para o formulário de inscrições.

BTM 2025
A Feira BMT (“Borsa Mediterranea del Turismo”), realizada anualmente em Nápoles, é a maior feira de turismo do Mediterrâneo. Voltada para o público profissional (modalidade B2B), reuniu em 2024 cerca de 15 mil visitantes profissionais, 6 mil agências de viagens acreditadas e 140 compradores nacionais e internacionais, que puderam interagir com cerca de 400 expositores distribuídos em seis pavilhões expositivos. 

Saiba mais sobre a feira em https://bmtnapoli.com/.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.