12/2/2025 – A Embratur está ampliando sua atuação para fortalecer o turismo internacional no Brasil. Nesta terça-feira (11), a equipe técnica da instituição recebeu representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) para alinhar a participação na XXVI Marcha dos Prefeitos. O evento, que acontece de 19 a 22 de maio, em Brasília, é um dos maiores encontros políticos do país e reúne gestores municipais em busca de parcerias e soluções para o desenvolvimento local.
O objetivo é garantir que prefeitos e secretários saibam como atrair visitantes estrangeiros, tornando seus destinos mais competitivos no mercado internacional.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da presença da instituição na Marcha dos Prefeitos. “A Embratur tem um papel fundamental na promoção do Brasil como destino turístico internacional. Participar da Marcha dos Prefeitos é uma oportunidade de fortalecer nossa relação com os municípios, que são os verdadeiros protagonistas da experiência turística. Queremos trabalhar juntos para atrair mais visitantes estrangeiros e garantir que os destinos brasileiros estejam preparados para recebê-los com excelência”, afirmou Freixo.
O presidente da OCBPM, Mário Augusto Ribas do Nascimento, reforçou a relevância da parceria entre as entidades na estruturação e qualificação da gestão municipal para atrair turistas estrangeiros. “A promoção do Brasil no exterior exige preparação e estratégia. Os municípios precisam estar capacitados para participar de feiras internacionais, entender como divulgar seus destinos e estabelecer contatos diretos com operadoras e agências de viagens. A Embratur tem um papel fundamental nesse processo, orientando e qualificando os gestores municipais para que sua presença nesses eventos seja realmente eficaz”, pontuou.
Marta Feitosa, executiva da CNM, destacou que “os prefeitos querem ampliar a divulgação de seus destinos e atrair turistas internacionais, mas precisam de suporte para isso.” “A parceria com a Embratur será de grande valia para garantir que os municípios estejam preparados e possam aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas no mercado turístico global”, complementou.
Com essa iniciativa, a Embratur reafirma seu compromisso em apoiar os municípios na promoção do turismo internacional, contribuindo para a geração de emprego e renda em diversas regiões do país.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.