PROMOÇÃO DE DESTINOS

Embratur reúne secretários municipais de Turismo para alinhar estratégias de promoção do Brasil no exterior

Agência colocou equipe técnica à disposição dos gestores públicos para implementar estratégias conjuntas de atração a turistas estrangeiros
Renato Vaz/Embratur
Encontro aconteceu no auditório da Embratur, em Brasília

12/02/25 – Com o objetivo de se aproximar de quem faz o turismo na ponta, a Embratur promoveu, na manhã desta quarta-feira (12), um encontro com secretários municipais de turismo de diversas partes do Brasil. Na ocasião, que contou com a parceria com a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), foram apresentadas aos gestores as estratégias de promoção do turismo desenvolvidas pela Agência e como elas podem ser aplicadas nas ações dos municípios.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enfatizou a pluralidade dos atrativos brasileiros e incentivou que os secretários municipais busquem colocar em evidência o que cada cidade tem de melhor. “O Brasil tem um potencial turístico enorme. Muito se fala em sol e praia, mas nenhum país no mundo tem a diversidade brasileira no que diz respeito à gastronomia, à cultura e à natureza. A gente tem uma capacidade receptiva muito grande. A alegria do povo brasileiro é mais um produto que a gente tem. E isso nós encontramos em todos os estados”, ressaltou.

O presidente da Anseditur, Italo Mendes, enalteceu o apoio da Embratur para a qualificação do trabalho das Secretarias, bem como para a promoção do turismo brasileiro no exterior como um todo. “A gente vem de uma história em que a capilaridade da comunicação com o setor de turismo era muito pequena, mas, agora, a Agência posicionou a imagem do Brasil no exterior e colheu bastantes resultados já em um curto espaço de tempo”, enfatizou. 

Italo Mendes aproveitou para falar da importância do apoio da Embratur na promoção dos destinos brasileiros. “A equipe da Embratur tem subsidiado muito as Secretarias de forma técnica, científica e orientada para esse trabalho de promoção com dados, com informação e com conhecimento. A gente conseguiu avançar muito no turismo nos últimos anos dada essa parceria, que é fruto dessa liderança da Embratur”, concluiu.

Nesse sentido, Marcelo Freixo colocou a Embratur à disposição para fornecer insumos aos municípios e auxiliar na promoção dos destinos. Segundo ele, a parceria pode contribuir com a capacitação dos dirigentes e estimular que sejam pensadas ações para o turismo de forma estratégica. 

“A gente precisa buscar cada vez mais qualificação. Muitas vezes falamos em capacitar quem está na ponta, como quem trabalha no hotel e no restaurante, mas a gente tem que capacitar os secretários também porque vocês vão ser fontes fundamentais de fazer o prefeito entender que aquela cidade será desenvolvida, vai atingir um outro patamar social se pensar no turismo de forma estratégica”, explicou o presidente da Embratur.

Parceria

O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, fez uma apresentação sobre as ações estratégicas da Agência e de que forma cada município pode aproveitar dados e exemplos para promover seus atrativos turísticos lá fora. 

“A gente tem feito uma mudança de mentalidade dentro da própria Embratur nos últimos dois anos, trazendo bastante tendência comercial para as tomadas de decisões. E isso pode ser aproveitado de várias formas para a promoção local dos destinos, principalmente por meio do uso dos dados”, explicou Reis.

Participaram do encontro: Marcelo Ferreira Miranda, secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania de Campo Grande/MS; Sávio Normando, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina/PI; Cristiano Araújo, secretário de Turismo do Distrito Federal; Alexandre Pereira – ex-secretário de turismo de Fortaleza/CE; Fábio Andrade, secretário de turismo de Aracaju/SE; Marcos Nascimento, representando o secretário de Turismo de Natal/RN; Thiago Ângelo, secretário de Turismo do Recife/PE; Nárcia Kelly, presidente da GoiâniaTur/GO; Ana Paula Setti, presidente da Agência de Turismo de Palmas/TO; Eduardo Monteiro, secretário de Turismo de Maceió/AL; Zé Luiz Veloso, secretário Municipal de Turismo de Curitiba/PR; Rui Alves, secretário municipal de Turismo de São Paulo/SP; Paulo Moraes, secretário de Turismo de Porto Velho/RO; Alex Secretário, secretário adjunto de Turismo de Porto Velho/RO; e Valter Pinto, secretário de Cultura e Turismo de Salvador/BA.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.