INOVAÇÃO NO TURISMO

Diretor de Inovação da Embratur fala a prefeitos sobre o EmbraturLAB e soluções tecnológicas para fortalecer destinos

Roberto Gevaerd participou do painel Cidades Inteligentes e Resilientes, do Ministério das Cidades, que aconteceu no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília (DF)
Renato Vaz/Embratur
Apresentação de Roberto Geavaerd (segundo à esquerda) ocorreu durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília

12/02/2024 – O diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, participou nesta quarta-feira (12) do painel Cidades Inteligentes e Resilientes, do Ministério das Cidades, dentro da programação do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece em Brasília (DF). Na ocasião, Gevaerd mostrou como o turismo pode contribuir com o processo de transformação de cidades inteligentes e apresentou as ações da Embratur para fortalecer a inovação nos destinos.

O diretor iniciou a exposição, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, lembrando que o turismo acontece nos destinos, que ficam nos municípios, e que essa atividade representa cerca de 8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, reunindo mais de 500 atividades econômicas em um setor importante para gerar desenvolvimento e empregos para o país.

Gevaerd destacou ainda que as ferramentas de inovação no turismo são mais pontuais, para trazer soluções para o setor e melhorar a experiência de visitantes internacionais – como, por exemplo, criar alternativas de acesso ao Pix para estrangeiros que visitam o Brasil –, mas também conversam com o desenvolvimento das cidades inteligentes, com iniciativas como a criação de rotas turísticas oferecidas por aplicativo e guiadas por georreferenciamento, como as desenvolvidas pelo EmbraturLAB, Rotas Literárias e Rota do Samba, no Rio de Janeiro.

 

“A nossa missão principal é melhorar a experiência do turista nos destinos, mas temos dois objetivos centrais. Um é criar uma cultura de inovação dentro do setor, para os municípios e para o trade. E o turismo é comer, dormir, visitar, comprar, muitas atividades. Em segundo, é a gente conseguir pautar a importância econômica do turismo para os outros setores econômicos, principalmente o de tecnologia”, explicou Gevaerd.

“A cidade inteligente é uma questão mais estruturante. Tem um caminho longo a ser percorrido. A gente cria soluções mais ágeis e mais rápidas para os municípios, porque precisa fazer tudo agora. Estruturação de transformação digital e apresentar, de forma simultânea, soluções pontuais. E aí tem uma modelagem muito interessante: a gente criou um modelo de contratação de startup via seleção pública, via concurso, e as melhores soluções, a gente aplica”, acrescentou.

Cidades inteligentes
Conforme foi apresentado no painel, o conceito de cidades inteligentes é transversal e estruturante, e aborda uma série de soluções tecnológicas que servem, dentre outras coisas, para trazer mais segurança, sustentabilidade e acessibilidade para os moradores de uma região. 

O encontro serviu para que representantes do Banco do Brasil e de diversos ministérios apresentassem aos presentes alternativas e ferramentas do Governo Federal para que as prefeituras invistam em soluções tecnológicas para melhorar a vida das populações locais.

Além de Roberto Gevaerd, participaram do painel a coordenadora das Estratégias de Inovação Aberta Setor Público e Municípios Inteligentes do Banco do Brasil, Flavia Donini; o diretor do Departamento de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital, Yuri Rafael Della Giustina; o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Barros Tercius; o secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Corrêa Tavares, e outras autoridades.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.