13/02/2024 – Prefeitos de municípios do Rio de Janeiro participaram nesta quarta-feira (12) de uma reunião na sede da Embratur, em Brasília (DF), na qual conheceram as ferramentas de promoção internacional da Agência. Os convidados foram recebidos pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e assistiram a uma série de apresentações sobre a importância do turismo para o desenvolvimento das cidades. Freixo se colocou à disposição, juntamente com a área técnica da instituição, para ouvir os governos locais e ajudar no fortalecimento dos destinos turísticos.
Em sua primeira fala, Freixo destacou que a Embratur atenderá a todos os prefeitos, independente de matizes políticas, e lembrou que o Rio de Janeiro (RJ) é o principal portão turístico do Brasil, mas que a cidade tem diversos outros destinos vizinhos que também são competitivos e importantes para atrair turistas internacionais e mantê-los no país por mais tempo, consumindo mais e, consequentemente, injetando dinheiro na economia, o que promove emprego e renda.
A gente recebeu uma série de prefeitos do estado do Rio de Janeiro, de todas as regiões do estado, para dialogar o quanto o turismo pode chegar nessas cidades e a importância dos municípios na promoção do turismo do Brasil pelo mundo, e aproximar o trabalho da Embratur da realidade desses municípios. Estou muito grato aos prefeitos”, comentou o presidente da Embratur após o encontro.
Também falaram na ocasião o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência, Bruno Reis, o diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd, e o presidente de honra da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), Alexandre Pereira.
Reis explicou para os presentes as estratégias e objetivos para a promoção internacional do Brasil para os próximos anos. Ele destacou a importância da proximidade entre a Agência e as prefeituras para que o número de visitantes internacionais e de divisas internacionais deixadas por turistas no país sigam crescendo.
“As prefeituras têm um papel junto com a confederação nacional dos municípios e a própria Anseditur de trazer a pauta do turismo para perto. Quando eu falo sobre uma captação de emenda para atrair mais turistas internacionais para uma região, eu tenho que fazer isso em consonância com a prefeitura. O município tem um papel estratégico de, atuando em conjunto com as associações de turismo, com as secretarias estaduais, com os Sebraes estaduais, a gente ter uma ação em sinergia”, apontou Reis.
Soluções inteligentes
O diretor Roberto Gevaerd, por sua vez, apresentou aos convidados várias iniciativas do EmbraturLAB junto a startups, que trouxeram inovação e solução de problemas em destinos do Rio de Janeiro e outros estados. Ele citou como exemplo o projeto Rotas do Samba, que aumentou o fluxo de turistas em Madureira (RJ), e o chatbot Chico, que dá dicas de turismo pelo WhatsApp para quem visita o Mato Grosso, por exemplo. O Chico, lembrou ele, pode ser replicado em qualquer região do país.
“A gente precisa apresentar para o setor de tecnologia o potencial do turismo, atrair esse setor para olhar o turismo como potencial econômico e utilizar essas novas ferramentas no turismo. Desenvolvemos uma série de ações que estão disponíveis para quem tiver interesse. Uma das linhas de atuação que a gente vem desenvolvendo é de inovação aberta, trazer startups, empresas de tecnologias, para dentro do dia a dia do turismo. Um ponto que é super importante é a digitalização do setor. E a gente tem uma parceria com o Sebrae que é fundamental”, elencou Gevaerd.
Turismo em desenvolvimento
Uma das presentes no encontro, a prefeita reeleita de Japeri, Fernanda Ontiveros, elogiou a iniciativa da Embratur. “Muito bom o convite feito a nós, prefeitas e prefeitos do estado do Rio de Janeiro, para discutir, debater e chegar num modelo [de promoção internacional] que funcione. A gente tem turismo em todo o estado. Eu acho que essa iniciativa é muito produtiva e a gente recebeu de braços abertos, vamos desenvolver isso”, afirmou.
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, também agradeceu a oportunidade. O município tem um potencial forte para o segmento de Ecoturismo e Turismo de Aventura. “Macaé já é conceituado no Ministério do Turismo por conta da toda a infraestrutura que nós temos por lá. Temos o segundo maior polo de turismo do estado, perdendo apenas para a capital. Então é importante que a gente possa também avançar nos pontos fortes que temos lá, qualificar e mostrar o que nós temos de bom em toda a nossa região. Agradeço muito as oportunidades de estar aqui”, disse.