PROMOÇÃO DE DESTINOS

Embratur recebe prefeitos de municípios do Rio de Janeiro para discutir promoção internacional de destinos

Presidente da Agência, Marcelo Freixo se colocou à disposição, juntamente com a área técnica, para conhecer as necessidades de cada cidade e selecionar as melhores ferramentas para fortalecer o turismo internacional nas regiões
Renato Vaz/Embratur
Encontro com prefeitos do estado do Rio de Janeiro ocorreu na sede da Embratur, em Brasília

13/02/2024 – Prefeitos de municípios do Rio de Janeiro participaram nesta quarta-feira (12) de uma reunião na sede da Embratur, em Brasília (DF), na qual conheceram as ferramentas de promoção internacional da Agência. Os convidados foram recebidos pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e assistiram a uma série de apresentações sobre a importância do turismo para o desenvolvimento das cidades. Freixo se colocou à disposição, juntamente com a área técnica da instituição, para ouvir os governos locais e ajudar no fortalecimento dos destinos turísticos.

Em sua primeira fala, Freixo destacou que a Embratur atenderá a todos os prefeitos, independente de matizes políticas, e lembrou que o Rio de Janeiro (RJ) é o principal portão turístico do Brasil, mas que a cidade tem diversos outros destinos vizinhos que também são competitivos e importantes para atrair turistas internacionais e mantê-los no país por mais tempo, consumindo mais e, consequentemente, injetando dinheiro na economia, o que promove emprego e renda.

A gente recebeu uma série de prefeitos do estado do Rio de Janeiro, de todas as regiões do estado, para dialogar o quanto o turismo pode chegar nessas cidades e a importância dos municípios na promoção do turismo do Brasil pelo mundo, e aproximar o trabalho da Embratur da realidade desses municípios. Estou muito grato aos prefeitos”, comentou o presidente da Embratur após o encontro.

Também falaram na ocasião o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência, Bruno Reis, o diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd, e o presidente de honra da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), Alexandre Pereira. 

Reis explicou para os presentes as estratégias e objetivos para a promoção internacional do Brasil para os próximos anos. Ele destacou a importância da proximidade entre a Agência e as prefeituras para que o número de visitantes internacionais e de divisas internacionais deixadas por turistas no país sigam crescendo.

“As prefeituras têm um papel junto com a confederação nacional dos municípios e a própria Anseditur de trazer a pauta do turismo para perto. Quando eu falo sobre uma captação de emenda para atrair mais turistas internacionais para uma região, eu tenho que fazer isso em consonância com a prefeitura. O município tem um papel estratégico de, atuando em conjunto com as associações de turismo, com as secretarias estaduais, com os Sebraes estaduais, a gente ter uma ação em sinergia”, apontou Reis.

Soluções inteligentes
O diretor Roberto Gevaerd, por sua vez, apresentou aos convidados várias iniciativas do EmbraturLAB junto a startups, que trouxeram inovação e solução de problemas em destinos do Rio de Janeiro e outros estados. Ele citou como exemplo o projeto Rotas do Samba, que aumentou o fluxo de turistas em Madureira (RJ), e o chatbot Chico, que dá dicas de turismo pelo WhatsApp para quem visita o Mato Grosso, por exemplo. O Chico, lembrou ele, pode ser replicado em qualquer região do país. 

“A gente precisa apresentar para o setor de tecnologia o potencial do turismo, atrair esse setor para olhar o turismo como potencial econômico e utilizar essas novas ferramentas no turismo. Desenvolvemos uma série de ações que estão disponíveis para quem tiver interesse. Uma das linhas de atuação que a gente vem desenvolvendo é de inovação aberta, trazer startups, empresas de tecnologias, para dentro do dia a dia do turismo. Um ponto que é super importante é a digitalização do setor. E a gente tem uma parceria com o Sebrae que é fundamental”, elencou Gevaerd.

Turismo em desenvolvimento
Uma das presentes no encontro, a prefeita reeleita de Japeri, Fernanda Ontiveros, elogiou a iniciativa da Embratur. “Muito bom o convite feito a nós, prefeitas e prefeitos do estado do Rio de Janeiro, para discutir, debater e chegar num modelo [de promoção internacional] que funcione. A gente tem turismo em todo o estado. Eu acho que essa iniciativa é muito produtiva e a gente recebeu de braços abertos, vamos desenvolver isso”, afirmou.

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, também agradeceu a oportunidade. O município tem um potencial forte para o segmento de Ecoturismo e Turismo de Aventura. “Macaé já é conceituado no Ministério do Turismo por conta da toda a infraestrutura que nós temos por lá. Temos o segundo maior polo de turismo do estado, perdendo apenas para a capital. Então é importante que a gente possa também avançar nos pontos fortes que temos lá, qualificar e mostrar o que nós temos de bom em toda a nossa região. Agradeço muito as oportunidades de estar aqui”, disse. 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.