RECONHECIMENTO

Embratur recebe prêmio da CVC Corp por trabalho de promoção internacional do turismo brasileiro

Marcelo Freixo falou sobre o trabalho desenvolvido pela Agência que têm resultado em recordes para o turismo internacional no país. ‘A gente tem que trabalhar junto e fazer o país crescer, e a CVC sempre foi parceira estratégica’, destacou
Ricardo Valarini/Embratur
Convenção de Vendas da CVC Corp lotou auditório no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo

14/02/2025 – A Embratur marcou presença na Convenção de Vendas da CVC Corp, realizada nesta sexta-feira (14) no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo (SP). Na ocasião, o presidente da Agência, Marcelo Freixo, recebeu um prêmio pelo trabalho desenvolvido pela Embratur na promoção do turismo brasileiro no exterior. Em seu discurso, ele falou sobre as ações da Agência que ajudaram a impulsionar os bons resultados do turismo internacional no Brasil em 2024.

A Convenção de Vendas da CVC Corp, que é um dos maiores grupos de viagens da América Latina, com marcas que atuam no Brasil e Argentina, nos segmentos de férias/lazer, corporativo/negócios e educação (intercâmbio cultural no exterior), começou nesta quinta (13) e segue até domingo (16). A presença de Freixo é importante pois o encontro reúne autoridades de todas as esferas da União, empresários do trade turístico nacional, agentes de viagem e outros atores, e a Embratur vem trabalhando para fortalecer a promoção do Brasil a partir de uma atuação conjunta mais estreita com todo o setor.

Além dele, a secretária executiva do Ministério do Turismo (MTur), Ana Carla Machado Lopes, também recebeu a homenagem pela pasta. Participaram ainda do evento o governador do Paraná, Ratinho Júnior, e o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca.

Em sua fala, Freixo também abordou o potencial do turismo como atividade econômica para um novo modelo de desenvolvimento para o país, e de como a parceria entre governo e setor privado nessa esfera é fundamental para a geração de emprego e renda com sustentabilidade ambiental e valorização da diversidade.

“O turismo representa 8% do PIB. É bom, mas pode representar muito mais. O turismo é a grande solução para o Brasil. O desafio do nosso tempo é ter um mecanismo de geração de emprego e renda que seja sustentável. A gente assumiu a Embratur no início de 2023, são dois anos apenas. Mas em pouco tempo estabelecemos pontes de diálogo. A gente tem que trabalhar junto e fazer o país crescer, e a CVC sempre foi parceira estratégica”, reforçou o presidente da Embratur. 

Números positivos
Marcelo Freixo também falou sobre o bom momento do turismo internacional no Brasil. De janeiro a dezembro de 2024, 6,77 milhões de visitantes de outros países desembarcaram no país, quebrando o recorde histórico de 2018, que era de 6,62 milhões. Em entrada de divisas deixadas pelos estrangeiros, o acumulado do ano passado foi de US$ 7,3 bilhões, 6% acima do recorde histórico alcançado em 2023, que foi de US$ 6,9 bi.

E na conectividade, o aumento foi de 18%, com um salto de 54.597 voos, para 64.754. “No ano passado, batemos o recorde de entrada de turistas e, nesse ano de 2025, nós tivemos o melhor janeiro de todos os tempos. Em 2023, recebemos 900 mil estrangeiros. Em janeiro deste ano o crescimento será de aproximadamente 50%, em janeiro. Esses resultados históricos se devem também ao trabalho do time da CVC, que está na ponta do turismo”, acrescentou.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.