14/02/2025 – A Embratur marcou presença na Convenção de Vendas da CVC Corp, realizada nesta sexta-feira (14) no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo (SP). Na ocasião, o presidente da Agência, Marcelo Freixo, recebeu um prêmio pelo trabalho desenvolvido pela Embratur na promoção do turismo brasileiro no exterior. Em seu discurso, ele falou sobre as ações da Agência que ajudaram a impulsionar os bons resultados do turismo internacional no Brasil em 2024.
A Convenção de Vendas da CVC Corp, que é um dos maiores grupos de viagens da América Latina, com marcas que atuam no Brasil e Argentina, nos segmentos de férias/lazer, corporativo/negócios e educação (intercâmbio cultural no exterior), começou nesta quinta (13) e segue até domingo (16). A presença de Freixo é importante pois o encontro reúne autoridades de todas as esferas da União, empresários do trade turístico nacional, agentes de viagem e outros atores, e a Embratur vem trabalhando para fortalecer a promoção do Brasil a partir de uma atuação conjunta mais estreita com todo o setor.
Além dele, a secretária executiva do Ministério do Turismo (MTur), Ana Carla Machado Lopes, também recebeu a homenagem pela pasta. Participaram ainda do evento o governador do Paraná, Ratinho Júnior, e o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca.
Em sua fala, Freixo também abordou o potencial do turismo como atividade econômica para um novo modelo de desenvolvimento para o país, e de como a parceria entre governo e setor privado nessa esfera é fundamental para a geração de emprego e renda com sustentabilidade ambiental e valorização da diversidade.
“O turismo representa 8% do PIB. É bom, mas pode representar muito mais. O turismo é a grande solução para o Brasil. O desafio do nosso tempo é ter um mecanismo de geração de emprego e renda que seja sustentável. A gente assumiu a Embratur no início de 2023, são dois anos apenas. Mas em pouco tempo estabelecemos pontes de diálogo. A gente tem que trabalhar junto e fazer o país crescer, e a CVC sempre foi parceira estratégica”, reforçou o presidente da Embratur.
Números positivos
Marcelo Freixo também falou sobre o bom momento do turismo internacional no Brasil. De janeiro a dezembro de 2024, 6,77 milhões de visitantes de outros países desembarcaram no país, quebrando o recorde histórico de 2018, que era de 6,62 milhões. Em entrada de divisas deixadas pelos estrangeiros, o acumulado do ano passado foi de US$ 7,3 bilhões, 6% acima do recorde histórico alcançado em 2023, que foi de US$ 6,9 bi.
E na conectividade, o aumento foi de 18%, com um salto de 54.597 voos, para 64.754. “No ano passado, batemos o recorde de entrada de turistas e, nesse ano de 2025, nós tivemos o melhor janeiro de todos os tempos. Em 2023, recebemos 900 mil estrangeiros. Em janeiro deste ano o crescimento será de aproximadamente 50%, em janeiro. Esses resultados históricos se devem também ao trabalho do time da CVC, que está na ponta do turismo”, acrescentou.