17/02/25 – Com o objetivo de incentivar a inclusão de mais municípios brasileiros na rota do turismo internacional, a Embratur realizou, na quinta-feira (13), uma palestra para apresentar a prefeitos e prefeitas as ferramentas de inteligência e o Portal de Dados da Agência, que podem ser utilizados para embasar estratégias de promoção das cidades como destinos de visitantes vindos do exterior.
A palestra aconteceu durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que aconteceu em Brasília (DF) na semana passada. Na ocasião, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, fez uma apresentação sobre o que é o trabalho desenvolvido pela Agência. A intenção, segundo ele, é aproximar ainda mais a Embratur do trade turístico, promovendo o diálogo e fortalecendo a promoção internacional.
“Nossa ideia aqui é poder compartilhar um pouco o status atual da Embratur do ponto de vista de como a gente pode ajudar as associações, as prefeituras e os destinos turísticos que querem se posicionar para o mercado internacional. Nós podemos trabalhar em parceria com os nossos colaboradores do turismo”, enfatizou Reis.
Ferramentas de Inteligência e Portal de Dados
O gerente de Inteligência de Dados e Competitividade da Agência, Fábio Montanheiro, apresentou aos prefeitos e prefeitas as ações implementadas pela Embratur e as próximas estratégias para promoção internacional dos destinos brasileiros. Ele destacou a importância de o trade usar as novas informações do Portal de Dados da Embratur para dar mais efetividade aos projetos e tomadas de decisão tanto nos governos municipais e estaduais quanto no setor privado.
“Eu sei o quanto essas ferramentas são importantes para as prefeituras dos destinos, que são onde efetivamente o turismo acontece. Por isso, gostaria de abrir o canal de comunicação, tanto para que vocês nos consultem sempre que precisarem, quanto para que vocês nos passem também os dados e levantamentos locais, para que esses dados fiquem cada dia mais completos”, afirmou Montanheiro.
Além disso, o gerente enalteceu a importância do evento e destacou como é uma oportunidade importante para o estreitamento de laços entre a Embratur e quem está na ponta da cadeia de turismo. “Esse encontro é muito importante porque nós podemos apresentar as ferramentas de dados e de competitividade, que é muito importante para as prefeituras. Sabemos que os municípios querem trabalhar com a geração de inteligência também e, juntos, podemos transformar todo esse conjunto de informações em uma rede internacional de inteligência de mercado”, completou.
Market insights
Após a apresentação das ferramentas de dados, foi a vez da coordenadora de articulação com o Trade Nacional da Embratur, Carina Câmara, falar sobre as estratégias que a Agência utiliza para se conectar com os municípios, o trade e todos que estão na ponta da estratégia de desenvolvimento do turismo.
“A Embratur é uma bússola para direcionar o trade na promoção do turismo internacional. Para isso, organizamos as informações para promover a estratégia de mercado. Para a efetividade desse trabalho, é necessário que haja uma sinergia entre as ações de promoção do turismo, com press trips, famtours, campanhas publicitárias, participação em feiras e eventos”, explicou a coordenadora.
Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas
Entre os dias 11 e 13 de fevereiro, a Embratur participou ativamente do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, esteve presente na abertura oficial, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, dos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, e de ministros e outras autoridades.
Além disso, houve também a palestra do diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, na quarta-feira (12), durante o painel Cidades Inteligentes e Resilientes, do Ministério das Cidades. Na ocasião, Gevaerd mostrou como o turismo pode contribuir com o processo de transformação de cidades inteligentes e apresentou as ações da Embratur para fortalecer a inovação nos destinos.