17/02/2025 – A Embratur lança, nesta segunda-feira (17), um novo episódio da série de documentários Turismo Transforma, desta vez destacando como toda a cadeia do turismo na ilha de Fernando de Noronha se conecta de forma sustentável. Com o título Noronha: Além do Paraíso, a produção de 18 minutos apresenta histórias inspiradoras de moradores, empreendedores e pesquisadores que atuam diretamente na conservação e no desenvolvimento sustentável da ilha.
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo ressalta que Fernando de Noronha é um dos maiores tesouros naturais do Brasil, e que serve de exemplo por seguir com suas belezas naturais e sua biodiversidade preservadas, e com as comunidades locais colhendo o resultado do desenvolvimento por conta do turismo. “O documentário Noronha: Além do Paraíso mostra histórias de pessoas que fazem do turismo um instrumento de transformação social e preservação ambiental. É uma comunidade muito engajada e consciente, que se uniu para garantir que o turismo gere somente impactos positivos, gerando emprego e renda, mas com respeito à natureza e à cultura local”, disse.
“A Embratur acredita nesse caminho e produz esse documentário para demonstrar como o turismo pode transformar nosso país para melhor. Na Embratur, estamos promovendo no exterior as iniciativas que impulsionam um turismo responsável, gerando oportunidades e protegendo o patrimônio cultural e natural do nosso país”, concluiu o presidente da Embratur.
Entre os destaques do vídeo está o Projeto Golfinho Rotador, que alia ciência, educação e turismo para proteger a fauna marinha e formar jovens da comunidade. “Hoje, dos 15 funcionários do projeto, 12 são moradores da ilha, e dez deles foram nossos alunos desde a infância”, destaca José Martins, coordenador-geral da iniciativa. Segundo ele, um turismo sustentável só é possível quando caminha lado a lado com a educação ambiental.
Mais do que um cartão-postal, Fernando de Noronha é um ecossistema frágil que requer constante atenção. Lilian Hangae, chefe do Núcleo de Gestão Integrada do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), enfatiza a importância da preservação contínua. “Cerca de 70% da ilha principal está dentro do Parque Nacional Marinho, enquanto o restante integra uma Área de Proteção Ambiental (APA). Isso significa que qualquer atividade precisa ser planejada para respeitar a biodiversidade única do local”, explica. Para ela, o equilíbrio entre desenvolvimento e conservação é a chave para garantir que Noronha continue sendo um Patrimônio Natural da Humanidade.
Empreendedorismo
O setor empresarial também tem um papel fundamental nesse equilíbrio. George Cartaxo, proprietário do restaurante Maré, aposta na produção local para reduzir o impacto ambiental do seu negócio. “O primeiro desafio é a escassez de recursos naturais, como água. Além disso, trazer mão de obra do continente gera custos elevados. Por isso, estamos investindo na produção própria de hortaliças, diminuindo a necessidade de transporte de insumos do continente”, explica.
Em parceria com o agricultor José Ambrósio, Cartaxo busca ampliar a oferta de alimentos sustentáveis na ilha, fortalecendo a economia local e reduzindo os impactos ambientais. “A sustentabilidade é uma tendência global, e os turistas valorizam cada vez mais esse tipo de iniciativa”, completa.
Dados
De acordo com o ICMBio, em 2024, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, uma das principais Unidades de Conservação, registrou um recorde histórico de visitação. Ao todo, 131.503 pessoas visitaram as belezas naturais da ilha, representando um aumento de 9,2% em relação ao ano anterior.
Veja o vídeo neste link.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.