ECOTURISMO

Parque Nacional do Catimbau recebe apoio para desenvolver potencial com turismo internacional

Representantes de Pernambuco reuniram-se com o presidente da Embratur para solicitar auxílio na estruturação do parque como produto turístico internacional
Renato Vaz/Embratur
As autoridades presentes reconheceram o potencial turístico do segundo maior parque arqueológico do Brasil

20/02/2025 – Tornar o Parque Nacional do Catimbau, segundo maior parque arqueológico do Brasil, um produto turístico para atrair turistas do mundo inteiro. Com esse argumento, o secretário-executivo do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Tadeu Alencar, e o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery, reuniram-se com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, nesta quinta-feira (20). Eles solicitaram apoio da Agência em ações de estruturação para o parque e seu entorno entrarem na rota dos turistas estrangeiros.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reconheceu o potencial do lugar e colocou-se à disposição para auxiliar nas tratativas junto aos órgãos competentes. “O parque tem potencial e Recife está na rota aérea internacional de diversos países. Com isso, vamos trabalhar junto aos órgãos responsáveis para que haja esta estruturação do local, afinal, é necessário ter estrutura para podermos  atrair os visitantes estrangeiros”, destacou.

Com mais de 67 mil hectares de extensão, o parque reúne atrações de ecoturismo, arqueologia e astronomia. Tadeu Alencar destacou que o parque possui um potencial grande para o ecoturismo, além de poder atrair pessoas interessadas nas pinturas rupestres do local. “Temos um patrimônio cultural, criado em 2002 e acredito que esse parque pode atrair pessoas do mundo inteiro, mas temos que implementar ações para dar vida ao lugar. Assim, as pessoas poderão começar a visitar o parque”, explicou o secretário-executivo do MEMP.

O Parque

A cerca de 300 km de Recife (PE), o Parque Nacional do Catimbau, também conhecido como Vale do Catimbau, abrange os municípios de Buíque, Ibimirim e Tupanatinga, entre o Agreste e o Sertão pernambucano. 

O local abriga inscrições rupestres de várias épocas distintas. Nos paredões do parque são encontrados sítios arqueológicos, grutas, cemitérios pré-históricos e pinturas rupestres de vários estilos. Além disso, o local é palco para caminhadas ecológicas em meio à caatinga.

Estado em alta

O estado de Pernambuco tem se destacado no que diz respeito ao turismo internacional. Em 2024, mais de 70 mil turistas estrangeiros visitaram o estado. Na comparação com 2023, este número é 13,0% maior que em 2023, quando foram cerca de 62 mil turistas.