BRASIL NA MODA

Chegada de turistas internacionais no Brasil cresce 55% em janeiro e bate novo recorde: 1,48 milhão de visitantes

A Argentina foi a principal emissora de turistas para o Brasil, sendo 870.318 visitantes, um crescimento de 92% em comparação ao ano passado
Divulgação/Agência Brasil
Das 1.483.669 chegadas registradas, 608.163 ocorreram por transporte aéreo

21/02/2025 – O turismo internacional no Brasil começou 2025 com força total! Dados divulgados pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal revelam que o país recebeu 1.483.669 de internacionais apenas no primeiro mês do ano. Estes números superam de longe os anos anteriores e confirmam o Brasil como um dos destinos mais procurados do mundo. Os dados representam um crescimento expressivo de 55,07% em relação a janeiro de 2024, quando 956.737 turistas cruzaram as fronteiras brasileiras.

“Nenhum país no mundo teve um crescimento nessa dimensão na chegada de turistas. São 55% a mais que no ano passado, que já havia sido recorde. O governo Lula, através da Embratur, unindo esforços do setor privado, Ministério do Turismo, estados e municípios, está ajudando a transformar o potencial turístico que sempre tivemos em realidade. A grande diferença agora é que colocamos o turismo internacional como prioridade para o desenvolvimento do país, viabilizando uma ampliação da conectividade aérea que também é recorde”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatiza que é um excelente ponto de largada para que o Brasil supere os números excepcionais de 2024. “O Brasil se destaca como um dos principais destinos turísticos da América do Sul! Iniciamos o ano de forma excepcional, resultado dos esforços do governo do presidente Lula e também do setor para promover nosso país no exterior, melhorar a infraestrutura turística e facilitar o acesso dos viajantes. Seguimos trabalhando para que essa tendência continue impulsionando a economia e gerando novas oportunidades para os brasileiros”, afirmou o ministro.

Argentinos puxam crescimento

Os turistas que desembarcaram no Brasil em janeiro vieram de diversas partes do mundo, com destaque para países da América do Sul, como Argentina e Chile. A Argentina foi a principal emissora de turistas para o Brasil, sendo 870.318 visitantes, um crescimento de 92% em comparação ao ano passado. A presença dos chilenos também representa um aumento expressivo. Em janeiro de 2025, 103.620 turistas do Chile estiveram no Brasil, um crescimento de 34% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Além do turismo de negócios, as razões para a escolha do Brasil como destino são variadas, desde as praias paradisíacas e o ecoturismo exuberante até a rica cultura e a hospitalidade do povo brasileiro. Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, celebrou os resultados e destacou a estratégia de promoção internacional do Brasil como destino turístico. “Estamos  promovendo o país com mais inteligência e com parcerias estratégicas para atrair turistas de todo o mundo. Hoje, o Brasil se tornou um país mais competitivo, o turista na hora de decidir para onde vai, encontra mais opções de pacotes e de voos para o Brasil, e é impactado com mais informações sobre o que pode encontrar em nosso país, de acordo com o seu perfil de consumo. Isso tem feito toda a diferença”, afirmou Freixo.

Como chegaram

A maioria dos turistas que vieram ao Brasil optou pelo transporte terrestre para entrar no país. Das 1.483.669 chegadas registradas, 802.611 (54%) foram por meio de carros e ônibus. O transporte aéreo ficou em segundo lugar, com 608.163 entradas, enquanto as chegadas por vias marítimas e fluviais somaram 72.895. Os números de janeiro demonstram que o país está em alta e pronto para um ano de grandes conquistas no setor.

Geração de empregos

A chegada de mais turistas impacta positivamente diversos setores da economia, desde a hotelaria até a gastronomia, o comércio e o entretenimento. O aumento da demanda por serviços turísticos gera empregos e movimenta a economia local. Nos últimos dois anos, se considerarmos somente as atividade econômicas diretamente ligadas ao turismo, como hotelaria e agências de viagens, foram criados 283.642 empregos formais. O turismo representa 8% do PIB e gera mais de 8 milhões de empregos diretos e indiretos em todo o país.

Eventos globais

Freixo lembra que o cenário para 2025 é extremamente positivo. “O Brasil se prepara para eventos de grande porte que devem impulsionar ainda mais a visibilidade de nossos destinos turísticos e consequentemente a entrada de visitantes. O país sediará em julho a cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, e em novembro teremos a Conferência do Clima da ONU, a COP 30, em Belém, no Pará. Esses eventos são oportunidades únicas para consolidar a imagem do país como destino turístico sustentável e de relevância internacional”, garante Freixo.