21/02/2025 – O Paraná teve a melhor entrada de turistas internacionais da série histórica do estado referente ao mês de janeiro. No primeiro mês de 2025, os destinos paranaenses receberam 206.861 visitantes de outros países, um crescimento de 25,7% em relação a janeiro de 2024, quando o registro foi de 164.530. A diferença é de 42,3 mil entradas.
O segundo maior janeiro registrado no estado, dentro da série histórica iniciada em 1995, é o de 2018, quando a região recebeu 178.720 turistas de outros países. Os dados são da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal (PF).
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o recorde no número de chegadas mostra a força do estado, que tem na capital Curitiba, nas Cataratas do Iguaçu e em outros destinos de natureza e aventura alguns de seus pontos fortes.
“O Paraná é um estado importante e que tem ganhado um grande destaque internacional por sua cultura, suas cidades, culinária, suas praias e seus destinos de natureza e aventura, um segmento que é importante para o turismo brasileiro, que atrai turistas estrangeiros para o país, o que gera emprego e renda, e que também nos ajuda a preservar a nossa biodiversidade, fazendo com que nossas matas tenham mais valor de pé, preservadas”, afirmou Freixo.
“O governo Lula, através da Embratur, unindo esforços do setor privado, Ministério do Turismo, estados e municípios, está ajudando a transformar o potencial turístico que sempre tivemos em realidade. A grande diferença agora é que colocamos o turismo internacional como prioridade para o desenvolvimento do país, viabilizando uma ampliação da conectividade aérea que também é recorde”, completou o presidente da Embratur.
Recorde nacional
O aumento registrado no estado paranaense segue a tendência nacional. O registro de entrada de turistas internacionais no Brasil em janeiro foi de 1.483.669. O valor supera, de longe, os anos anteriores e confirmam o Brasil como um dos destinos mais procurados do mundo. Os dados representam um crescimento expressivo de 55,07% em relação a janeiro de 2024, quando 956.737 turistas cruzaram as fronteiras brasileiras.
A Argentina mantém-se como o principal emissor de turistas no mês de janeiro deste ano, com 870.318 viajantes vindos ao país. O número representa um crescimento de mais de 92% na comparação com o primeiro mês do ano de 2024, que havia sido 452.136. Em segundo lugar no ranking de países que mais mandaram turistas ao Brasil, no período, estão o Paraguai, com 108.118 visitantes, seguido por 103.620 turistas chilenos.
Em quarto vem o Uruguai, com 62.848, e em quinto, os Estados Unidos, com 51.919 chegadas. Além disso, os turistas de países europeus como Portugal, Alemanha, França, Reino Unido e Itália somam, juntos, 91.042 no período.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.