21/02/2025 – O Rio de Janeiro reafirma seu status de um dos destinos mais desejados do mundo! Em janeiro, a Cidade Maravilhosa e os demais destinos do estado fluminense receberam 240.151 turistas estrangeiros, um aumento de 46% em relação ao mesmo período de 2024, quando 163.598 visitantes internacionais desembarcaram por lá.
Os dados do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal revelam que os turistas vieram principalmente da Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Bolívia, Reino Unido e França. O segredo para continuar atraindo tantos visitantes, especialmente no caso da capital, está na combinação de paisagens deslumbrantes, praias icônicas, vida noturna agitada e experiências culturais únicas como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e as animadas rodas de samba na Lapa.
“O Rio de Janeiro é o cartão-postal e a principal porta de entrada do Brasil. Estamos investindo na promoção do turismo internacional, melhorando a infraestrutura e facilitando o acesso, tornando além da capital, outros destinos fantásticos do estado ainda mais atrativos para os estrangeiros”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Crescimento econômico
A expectativa é de que fevereiro registre números ainda mais expressivos, impulsionados pelo Carnaval, um dos maiores eventos turísticos do mundo. Todos os anos, a festa carioca atrai milhares de foliões internacionais, lotando hotéis, bares e restaurantes. Além da folia, a cidade sediará em julho a Cúpula dos Brics, um evento de grande impacto econômico.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou o resultado de janeiro. “O Brasil se destaca como um dos principais destinos turísticos da América do Sul! Iniciamos o ano de forma excepcional, resultado dos esforços do governo e do setor para promover nosso país no exterior, melhorar a infraestrutura turística e facilitar o acesso dos viajantes”, afirmou.
Recorde nacional
O aumento registrado no estado segue a tendência nacional. O registro de entrada de turistas internacionais no Brasil em janeiro foi de 1.483.669. O valor supera, de longe, os anos anteriores, e confirma o Brasil como um dos destinos mais procurados do mundo. Os dados representam um crescimento expressivo de 55,07% em relação a janeiro de 2024, quando 956.737 turistas cruzaram as fronteiras brasileiras.
A Argentina mantém-se como o principal emissor de turistas no mês de janeiro deste ano, com 870.318 viajantes vindos ao país vizinho. O número representa um crescimento de mais de 92% na comparação com o primeiro mês do ano de 2024, que havia sido 452.136.
Em segundo lugar no ranking de países que mais mandaram turistas ao Brasil, no período, está o Paraguai, com 108.118 visitantes, seguido do Chile (103.620) e Uruguai (62.848). Em quinto, os Estados Unidos registraram 51.919 chegadas. Além disso, os turistas de países europeus como Portugal, Alemanha, França, Reino Unido e Itália somam, juntos, 91.042 no período.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.