PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur lança edital para selecionar coexpositores em feiras de turismo de negócios de 2025

Período de inscrição para participar do estande da Agência em feiras do segmento MICE vai de 24 de fevereiro até 9 de março
Divulgação/Embratur
Os selecionados terão oportunidade de realizar negócios na IMEX Frankfurt e na FIEXPO

24/02/2025 – A Embratur lançou, nesta segunda-feira (24), o edital para inscrição de interessados em participar como coexpositores da Agência nas feiras do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) do primeiro semestre de  2025. Os selecionados terão oportunidade de realizar negócios na IMEX Frankfurt, de 20 a 22 de maio e na FIEXPO, de 9 a 12 de junho. O período de inscrições é de 24 de fevereiro a 9 de março de 2025.

Estão aptos a participar do processo organizações da administração pública, além de empresas do trade turístico, como hotéis, companhias aéreas, operadoras, organizações de marketing de destinos, organizadores de congressos, espaços para eventos e outras do segmento de reuniões, incentivos, conferências e eventos. 

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo ressalta a relevância do segmento. “O turismo de negócios, eventos e incentivos têm um impacto econômico expressivo, pois os visitantes deste segmento possuem o maior ticket médio, e em geral são formadores de opinião, com alto poder de influenciar a opinião sobre um destino. O segmento está entre as nossas prioridades para 2025, com foco em ampliar nossa capacidade de atrair eventos internacionais, congressos e conferências”.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que e entidade tem atuado em parceria com a Embratur para fortalecer o posicionamento do país.“O Sebrae trabalha na promoção do turismo devido à sua relevância na economia mundial, pela presença massiva de pequenos negócios, e porque é uma vocação do Brasil que, com o seu potencial, vem se tornando uma referência no mundo. O Sebrae está presente apoiando a participação de pequenos negócios – agências de turismo e operadoras – para que essas empresas possam se inserir no mercado internacional. Hoje, no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Desse total, 97,4% são de pequenos negócios”, afirma.

De acordo com o edital, a parceria está focada no fortalecimento do Brasil como um destino autêntico, competitivo e sustentável para negócios internacionais. O objetivo, conforme o certame, é impulsionar o desenvolvimento econômico e social, gerando empregos, renda e novas oportunidades de negócios e eventos para o país. 

Posicionamento do Brasil

Por meio do edital, a Embratur atua para  reforçar o posicionamento do Brasil como um destino de referência para eventos e grupos internacionais, consolidando o turismo de negócios como um vetor essencial para o desenvolvimento do turismo internacional do país. 

Uma comprovação da eficiência das ações da Agência no fomento do turismo de negócios e eventos é o crescimento do posicionamento do Brasil no ranking da International Congress and Convention Association (ICCA). Em 2023, o Brasil voltou ao Top 20 da ICCA global, sendo líder na América Latina e na 3ª colocação nas Américas. Na última lista divulgada, 26 cidades brasileiras receberam cerca de 156 eventos internacionais de perfil ICCA.

As Feiras

  • IMEX Frankfurt 20 a 22/05/2025 Frankfurt, Alemanha
  • FIEXPO 09 a 12/06/2025 San José, Costa Rica 

Seleção

O processo selecionará interessados em participar do evento nas seguintes categorias: 

  1. Institucionais – órgãos ou instituições da Administração Pública direta e indireta; 
  2. Setor privado – Operadores de Turismo Receptivo Internacional, Meios de Hospedagem; Organizações de Marketing de Destinos e/ou Associações Representativas de Segmentos ou Nichos; Companhias Aéreas; e Espaços para Congressos e Exposições ou organizadores de eventos internacionais. 

Inscreva-se

Para a inscrição, os interessados devem preencher o perfil da organização interessada no idioma do mercado ou no idioma oficial da feira. Trata-se de campo importante para descrever seu potencial competitivo de acordo com a necessidade do mercado. 

Confira o edital completo neste link. 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.