24/2/2025 – Em meio ao aumento expressivo de turistas estrangeiros no Brasil – 2024 quebrou todos os recordes do turismo internacional –, o Carnaval 2025 promete ser um dos mais movimentados dos últimos anos. Conforme dados da Embratur, a previsão é que 286.879 turistas internacionais desembarquem no país a partir desta segunda-feira (24), até o dia 8 de março, aquecendo a economia e consolidando o Brasil como um dos principais destinos para foliões de todo o mundo.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Carnaval do Brasil é um produto importante na promoção do país no exterior e ajudará a alavancar os números de 2025. “Quebramos todos os recordes em 2024 e já tivemos o maior crescimento de turismo internacional do mundo em janeiro de 2025, com alta de 55%, quando quase 1,5 milhão de estrangeiros vieram ao Brasil. É espetacular. Não temos dúvidas de que teremos um Carnaval ainda melhor do que no ano passado. Mas o mais importante desse número é que ele representa a união de três coisas que nenhum brasileiro pode viver sem: emprego, renda e alegria”, afirma Freixo.
Dados
O levantamento da Embratur revela que 148.747 desses turistas entrarão no Brasil por via aérea, representando um aumento de 12,4% em relação ao Carnaval de 2024. O principal grupo de visitantes é composto por argentinos, que correspondem a 25,8% do total de estrangeiros, um crescimento de 41,4% em comparação ao ano passado. Entre eles, 41,2% escolheram o Rio de Janeiro como destino principal, seguidos por 21,9% que irão a Florianópolis e 7,6% a Recife.
Os turistas dos Estados Unidos representam 15,7% do total de estrangeiros no país durante o Carnaval, um aumento de 21,2% em relação a 2024. Entre os americanos, o Rio de Janeiro é o destino favorito, com 47% das escolhas, seguido por São Paulo (30,4%) e Belo Horizonte (3,4%).
Os chilenos aparecem como o terceiro maior grupo de visitantes estrangeiros, representando 9,1% do total. Entre eles, 37,5% vão para o Rio de Janeiro, 33,8% para Florianópolis e 11,3% para São Paulo.
Além de impulsionar o setor turístico, a presença dos estrangeiros também deve impactar positivamente a economia do país. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Carnaval de 2025 movimentará R$12 bilhões, sendo que a participação dos turistas internacionais representará 6,9% desse total.
Passagens aéreas por estado
O Rio de Janeiro lidera a preferência dos turistas internacionais no Brasil durante o Carnaval, registrando a emissão de 69.188 bilhetes aéreos até o momento. O número representa um crescimento de 40,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
São Paulo aparece em segundo lugar, com 42.973 bilhetes emitidos, um aumento de 7,7% em comparação a 2023. A Bahia ocupa a terceira posição, com 9.213 bilhetes internacionais vendidos, seguida por Pernambuco, com 7.062, e Minas Gerais, com 3.288.
Com a diversificação dos destinos escolhidos pelos turistas, o Carnaval 2025 se consolida como um período de grande relevância para a economia e a cultura brasileira, fortalecendo a imagem do país como um dos principais destinos turísticos do mundo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.