PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Brasil participa como destino homenageado da Feira de turismo da Colômbia

País marcará presença na Vitrine Turística da ANATO com o objetivo de potencializar o posicionamento dos destinos brasileiros e gerar mais negócios para aumento de turistas colombianos
Divulgação
A previsão é que a feira reúna mais de 50 mil representantes do trade turístico

25/02/2025 – O Brasil vai participar como principal destino internacional na 44ª Vitrine Turística da ANATO, maior feira de turismo da Colômbia e uma das mais importantes da América Latina. O evento em Bogotá começa nesta quarta-feira (26), vai até o dia 28 de fevereiro, e terá os atrativos brasileiros representados no estande da Embratur, em parceria com o Sebrae.

O presidente da Agência, Marcelo Freixo, participa da cerimônia oficial de abertura nesta quarta, compondo a mesa principal ao lado das autoridades da cidade de Bogotá e da Colômbia. 

A previsão é que a feira reúna mais de 50 mil representantes do trade turístico, o que proporciona ambiente favorável à geração de negócios e, consequentemente, ao aumento de turistas estrangeiros no Brasil. “Estamos unidos aos países da América do Sul não apenas pelo território, mas pelos laços culturais e de fraternidade entre nossos povos. Nossa atuação está focada em fortalecer parcerias, promover a diversidade dos nossos destinos e ampliar a troca de experiências com a Colômbia e outros países da região”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “Nosso foco é realizar novos negócios, que trazem como resultado um maior volume de turistas e o desenvolvimento econômico e social em nosso continente”, destaca.

Com um setor turístico formado por 1,78 milhão de empresas – sendo 97,4% pequenos negócios –, o Brasil vê na parceria com a Colômbia uma grande oportunidade para movimentar a economia e gerar novos negócios. “Esses empreendimentos são responsáveis pela geração de empregos e renda em todo país. Ao participar desta estratégia com a Embratur, o Sebrae busca fomentar os negócios do turismo. Somos um país com grande diversidade e precisamos mostrar toda esta potência para o mundo, com isso gerar mais oportunidades para os empreendedores. E a Colômbia é um país estratégico”, destaca Décio Lima, presidente do Sebrae.

Em 2024, essa parceria foi reforçada com a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Colômbia, a convite do presidente Gustavo Petro. No setor de turismo, a Embratur pretende abrir diálogos com operadores do Comitê Descubra Brasil para reativação com a iniciativa, o que facilitará o contato com o mercado e impulsiona a promoção dos destinos brasileiros no país latino.

“A presença do Brasil como destino internacional destacado nesta edição do evento representa uma estratégia muito importante para otimizar o potencial de promoção e projeção que o país possui, além de fortalecer as relações com a Colômbia. Sem dúvida, este é o melhor cenário para conhecer mais da oferta turística brasileira, além da tradicional, assim como para que eles conheçam mais sobre a nossa. Esperamos que, com a participação do país vizinho como destino internacional de destaque, surjam inúmeras oportunidades de negócios e, por que não, a abertura de novas rotas e o fortalecimento da operação com mais frequências aéreas”, explica Paula Cortés Calle, presidente executiva da Anato.

Brasil como destino

De acordo com dados do Observatório Nacional de Turismo – elaborados em parceria entre a Embratur, o Ministério do Turismo e a Polícia Federal -, o Brasil registrou em 2024 um aumento de 9,4% na chegada visitantes vindos da Colômbia ao Brasil, em comparação com 2023, passando de 118.163 turistas para 129.216 turistas. 

Dessas chegadas, quase 110 mil foram por meio dos aeroportos do país, que possuíam, até então, quatro rotas diretas ligando os países, com 53 voos semanais e mais de oito mil assentos por semana. Para reforçar a conectividade, foi iniciada no dia 4 de fevereiro deste ano uma nova rota da Gol que liga Bogotá a Brasília (DF).  “O mercado colombiano é forte no turismo de negócios e a expansão da malha aérea fortalece as tendências de viagens corporativas na capital do Brasil. Esse voo é muito importante, porque conecta a América do Sul”, acrescenta Marcelo Freixo.

Além da Feira, a Embratur tem planejado para o segundo semestre ativar outras ferramentas de promoção do turismo internacional como, por exemplo, uma Famtour para operadores de turismo colombianos conhecerem os destinos brasileiros. Está previsto também uma campanha publicitária no exterior que reforça o compromisso com a promoção turística em mercados internacionais. 

Estande Embratur

A Agência vai destacar a diversidade das manifestações culturais do povo brasileiro e a beleza das cidades e dos destinos de natureza do país. Além disso, a programação vai incluir experiências imersivas que celebram a diversidade brasileira e projeções gastronômicas com chefs renomados, unindo tradição, criatividade e sabor. O objetivo é estimular o interesse e o desejo de turistas e profissionais do setor em visitar o Brasil. 

Além do evento, a Embratur participa, junto ao trade turístico da Colômbia que vende o destino Brasil, do Comitê Descubra Brasil. O objetivo é facilitar o diálogo com o mercado e apoiar ações em conjunto para a promoção dos destinos brasileiros no país latino.

Entre as ações previstas para o evento, o Brasil vai buscar o reforço do posicionamento de destinos já conhecidos, como Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu (com Brasília como Stopover). Além disso, deve apresentar outras opções, de forma segmentada e orientada para o interesse dos colombianos, como Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.