TURISMO INTERNACIONAL

ANATO 2025: Avianca e Embratur reafirmam compromisso com a promoção do turismo no Brasil

Parceria visa fortalecer a promoção do Brasil como destino turístico na América Latina. Também durante a feira na Colômbia, Agência e a Gol promovem nova rota Brasília-Bogotá
Renato Vaz/Embratur
Parceria entre Embratur e Avianca inclui iniciativas para impulsionar o fluxo de viajantes da Colômbia para o Brasil, por meio de ações de marketing e estratégias comerciais

26/02/2025 – A companhia aérea Avianca e a Embratur anunciaram, nesta quarta-feira (26), durante a 44ª edição da Vitrine Turística da ANATO, em Bogotá, na Colômbia, uma colaboração para ampliar a visibilidade do Brasil como destino turístico na região.

O acordo prevê iniciativas voltadas para aumentar o fluxo de viajantes entre os dois países, promovendo a conexão entre brasileiros e colombianos por meio de ações de marketing e esforços comerciais que destaquem os atrativos do Brasil. Além disso, esse trabalho conjunto permite fortalecer a conectividade aérea dos viajantes para este país sul-americano por meio da ampla rede de rotas da Avianca.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, “o turismo é uma importante ferramenta de colaboração e integração entre os povos, e de desenvolvimento social com sustentabilidade. Fazer crescer essa atividade econômica é uma prioridade do Brasil e da Colômbia, e a Avianca cumpre um papel fundamental de conectar os dois países. Através da assinatura desta parceria, vamos trabalhar conjuntamente para promover novos destinos ainda pouco visitados pelos colombianos, hoje acessíveis através dos voos da Avianca, e que representam toda a diversidade cultural e natural do Brasil”, disse. 

“Na Avianca, estamos firmemente comprometidos em continuar oferecendo acesso e conectividade aos viajantes na América Latina, e o Brasil desempenha um papel estratégico nessa missão. Por isso, essa aliança com a Embratur reforça nosso esforço para facilitar o intercâmbio de turistas e promover experiências que destacam as belezas e riquezas culturais brasileiras”, afirmou Ana María Copete, diretora de Desenvolvimento Comercial da Avianca.

Promoção da Gol
Ainda durante o primeiro dia da ANATO, no estande da Embratur, a Gol Linhas Aéreas promoveu uma ação especial de divulgação do novo voo direto que liga as cidades de Bogotá e Brasília, lançado em 4 de fevereiro deste ano. Como parte da programação, a Gol realizou um sorteio de passagem aérea para incentivar o uso da nova rota. 

Para complementar as experiências de brasilidade na feira da Colômbia, na qual o Brasil foi o destino homenageado em 2025, o estande da Embratur contou com apresentações sobre a Chapada dos Veadeiros, conduzidas pelo estado de Goiás e pela Inframérica, além de uma master class de caipirinha, destacando a cultura e a gastronomia brasileira.

Voos
A Gol iniciou os voos diretos entre Brasília e Bogotá em 4 de fevereiro, com três frequências semanais às terças, quintas e sábados. A partir de 30 de março, a operação passará a ocorrer às segundas, sextas e domingos. 

Além de unir as duas capitais, a nova rota facilita o acesso dos turistas colombianos a diversos destinos no Nordeste do Brasil. Isso porque, a partir de Brasília, a Gol oferece conexões diretas para cidades como Salvador, Recife, Fortaleza, Natal, Maceió, São Luís, João Pessoa, Aracaju e Teresina, permitindo que os viajantes explorem as belezas naturais e culturais da região com mais praticidade.

No primeiro trimestre de 2025, a oferta de assentos entre os dois países terá um aumento de 41% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 143 mil assentos disponíveis.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.