27/02/2025 – O Brasil encerrou janeiro com mais um recorde para o turismo. Visitantes internacionais deixaram no Brasil, no primeiro mês do ano, um total de US$ 805 milhões. O valor é 0,6% maior que o mesmo período de 2024, quando o registro de entrada de divisas do Banco Central (BC) para os primeiros 31 dias do ano ficou em US$ 801 milhões. Além de ser o maior valor já registrado para o período, também é 11,7% acima do registrado em dezembro último.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou o desempenho. “A Embratur vem trabalhando muito por resultados como esse. Essas divisas do turismo que ficam no Brasil são muito importantes para os destinos, e muito democráticas também. Elas nos ajudam a gerar desenvolvimento, emprego e renda. Esse dinheiro fica com o taxista, com o vendedor de mate na praia, com o garçom, com o restaurante, e a gente não pode esquecer que 95% dos negócios de turismo do Brasil são de micro e pequenas empresas”, disse.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca que investir no turismo é um caminho estratégico para o desenvolvimento nacional. “Esforços na promoção do país no exterior, na melhoria da infraestrutura turística, na capacitação da mão de obra do setor e na ampliação da conectividade com novas rotas internacionais resultaram em mais receita sendo injetada diretamente na economia do Brasil. Ainda temos um espaço enorme para crescer e, em parceria com a Embratur, estamos fortalecendo nosso trabalho e atraído viajantes que buscam, cada vez mais, experiências autênticas, para conhecerem tudo o que temos a oferecer”, afirmou.
Recorde no acumulado
No acumulado do ano passado, o setor de turismo no Brasil também registrou um crescimento expressivo em investimentos estrangeiros, atingindo a marca de US$ 360 milhões. O valor representa um aumento de 40% em relação a 2023, quando o país recebeu US$ 257 milhões em investimentos diretos no setor.
Nos anos de 2023 e 2024, o Brasil acumulou um total de US$ 617 milhões em divisas externas ligadas a atividades turísticas. Esse resultado reflete o reconhecimento de investidores internacionais nas potencialidades do turismo brasileiro, impulsionado por estratégias de promoção e infraestrutura.
Entrada de turistas
O país também bateu recorde em chegada de turistas internacionais em janeiro e no acumulado de 12 meses de 2024. No primeiro mês de 2025, 1.483.669 de visitantes estrangeiros aterrissaram em destinos brasileiros. O valor supera, de longe, os anos anteriores e confirmam o Brasil como um dos destinos mais procurados do mundo. Os dados representam um crescimento expressivo de 55,07% em relação a janeiro do ano passado, quando 956.737 turistas cruzaram as fronteiras brasileiras.
E o ano de 2024, por sua vez, foi o melhor da história para o turismo internacional no Brasil. Nos 12 meses, o país alcançou a marca recorde de 6.773.619 turistas estrangeiros, um crescimento de 14,6% em comparação com 2023. Os dados de chegadas são um levantamento do Ministério do Turismo (MTur), da Embratur e da Polícia Federal (PF).
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.