28/02/2025 – Imagine um país onde a natureza exuberante encontra a hospitalidade calorosa, praias de água doce competem em beleza com florestas e a rica gastronomia reflete a riqueza cultural de sua gente! Esse é o Brasil que desembarca na ITB Berlim pronto para encantar turistas de todo o mundo. A ITB Berlim é a maior feira de turismo do mundo, reunindo destinos, operadoras, agências e profissionais do setor para discutir tendências, fechar negócios e promover o turismo global.
Representado pela Embratur, Sebrae e 50 coexpositores, o país reforça sua posição como um dos destinos mais sustentáveis e diversos do mundo, convidando visitantes a explorarem sua cultura, biodiversidade e hospitalidade única.
Dois destinos amazônicos ganham destaque na feira: Alter do Chão e Belém. A capital paraense, que sediará a COP 30 em 2025, se consolida como um polo de cultura e gastronomia, reconhecido pela UNESCO como Cidade Criativa da Gastronomia. Já Alter do Chão, famoso por suas praias de água doce e experiências imersivas na floresta, reforça o Brasil como líder mundial em biodiversidade e turismo regenerativo.
“O Brasil coloca o turismo internacional como prioridade para o desenvolvimento do país, viabilizando uma ampliação da conectividade aérea. O país sediará em julho a cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, e em novembro teremos a Conferência do Clima da ONU, a COP 30. Esses eventos são oportunidades únicas para consolidar o país como destino turístico sustentável”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Experiências autênticas e gastronomia de dar água na boca
O estande do Brasil na ITB Berlim será um verdadeiro convite ao turismo sensorial. Alter do Chão e Belém ganham destaque como destinos da Floresta Amazônica que proporcionam experiências transformadoras de conexão com a natureza, a cultura local e a gastronomia, sempre com um olhar voltado para a preservação ambiental.
Enquanto a capital do Pará se destaca pela rica cultura e originalidade da culinária, rendendo a Belém o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, Alter do Chão proporciona momentos de imersão na natureza, com praias paradisíacas, passeios de barco pelos rios e vivências como a ‘Piracaia da Amazônia’, tradição que combina gastronomia com histórias ancestrais do povo da floresta.
No estande, os visitantes também poderão degustar pratos típicos do Pantanal e de Fernando de Noronha, além da tradicional caipirinha. O chef Saulo Jennings, Embaixador Gastronômico da ONU Turismo, levará o sabor da Amazônia ao evento, preparando a icônica ‘Piracaia da Amazônia’ – uma experiência que une culinária e tradição.
Em parceria com o chef Saulo, a TAP Air Portugal irá sortear uma viagem para Alter do Chão com direito a acompanhante, promovendo sua rota aérea que conecta Lisboa a Belém.
O estande também contará com a presença de destinos dos estados Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte, assim como operadores de turismo, redes hoteleiras, associações, operadores de cruzeiros e companhias aéreas.
Prêmios Destinos Sustentáveis
Na ITB Berlim serão anunciados os vencedores das premiações do Green Destinations Awards e o Brasil está concorrendo ao ‘TOP 100 Stories’ com 14 destinos. São eles: Sirinhaém, Tamandaré, Santa Cruz e Fernando de Noronha, em Pernambuco; Rota do Enxaimel, Bombinhas, Penha, Bom Jardim da Serra, Itá e Treze Tílias, em Santa Catarina; Bodoquena, no Mato Grosso do Sul; Barão de Cocais, em Minas Gerais; e São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte.
Por voto popular, a categoria reconhece anualmente 100 iniciativas de turismo sustentável em todo o mundo. Outros três destinos estão concorrendo ao ‘Story Awards’: na categoria Natureza e Paisagem, o município de Penha (Santa Catarina) com a trilha Caminhos do Pescador, na categoria Comunidades Prósperas, dois projetos de Pernambuco estão entre os finalistas: Sirinhaém, com o protagonismo das marisqueiras de Aver-o-Mar, e Tamandaré, com o trabalho do Padre Arlindo na busca pelo desenvolvimento sustentável no município.
Conectividade
A Europa é um dos principais mercados para o turismo brasileiro, e os números comprovam isso: em 2024, o Brasil registrou um aumento de 20% no número de turistas europeus. A Alemanha, em especial, tem se mostrado um público fiel, com um crescimento de quase 15% no último ano. Para ampliar esse fluxo, o Brasil investe na conectividade aérea, com cerca de cinco mil voos ligando a Europa ao país apenas no primeiro trimestre de 2025.
Com estratégias inovadoras e um posicionamento forte no mercado internacional, o Brasil bateu recordes em 2024, recebendo mais de 6,77 milhões de turistas estrangeiros. E a meta para 2025 é ainda mais ambiciosa: consolidar-se como um destino sustentável, autêntico e inesquecível. A participação na ITB Berlim é mais um passo nesse caminho, mostrando ao mundo que, quando se trata de turismo, não há lugar como o Brasil!
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.