28/02/2025 – A Embratur, em parceria com o Sebrae Nacional, o Visit Rio e a Setur-RJ, irá levar cinco comunicadores dos Estados Unidos para conhecer as principais atrações do Rio de Janeiro, durante o Carnaval. O desfile das escolas de samba na Sapucaí e o bloco Cordão da Bola Preta são algumas das atrações do roteiro que inclui, ainda, visitas à Pequena África e aos tradicionais passeios no Corcovado e no Pão de Açúcar.
O objetivo da press trip, que começa neste sábado (1º) e segue até quarta-feira (5), é proporcionar aos jornalistas e influenciadores norte-americanos contato direto com a cultura, a diversidade, a hospitalidade e os atrativos brasileiros, para que possam reproduzir aos compatriotas, atraindo cada vez mais turistas estrangeiros ao Brasil.
O Carnaval 2025 promete ser um dos mais movimentados dos últimos anos. Conforme dados da Embratur, a previsão é que 286.879 turistas internacionais desembarquem no Brasil para a festa. Isso segue a tendência do país, que vive seu melhor momento em relação ao turismo internacional, quebrando recordes de entrada (6,7 milhões) e de gastos (US$ 7,3 bilhões) dos turistas em 2024.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, nada melhor do que divulgar a alegria do povo no Carnaval para cativar ainda mais turistas. “O Carnaval do Rio faz parte do imaginário e do desejo de muitos visitantes internacionais. Vivemos um momento espetacular com o turismo no Brasil e não tenho dúvidas de que essa ação da Embratur ajudará a encantar ainda mais os norte-americanos”, afirma Freixo. “A festa do Rio é uma união de celebrações culturais, dos desfiles deslumbrantes na Sapucaí, dos blocos de rua, em meio às paisagens icônicas de natureza, montanha e praias”, completou.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os esforços de comunicação e diplomacia recolocaram o Brasil entre os principais destinos turísticos internacionais, destacando a nossa cultura rica e diversa, além de uma natureza invejável.
“Em 2024, quebramos todos os recordes do turismo internacional. Mais de 90% dos negócios do setor são de pequenos negócios e eles são fundamentais nesse cenário. Hospedarias familiares, restaurantes locais, transportes turísticos, guias autônomos e artesãos compõem uma extensa cadeia produtiva que movimenta economias regionais e promove a inclusão social”, ressalta Lima.
Experiência
Em 2024, a Embratur e o Sebrae também promoveram uma press trip para o Carnaval do Rio de Janeiro, que resultou em publicações relevantes e divulgação do destino na mídia norte-americana. “Os veículos de imprensa dos EUA, tradicionalmente, costumam ter um alcance e abrangência significativos em todo o mundo, por isso, ao trazer esses convidados, o carnaval, as atrações do Rio de Janeiro podem ser ainda mais potencializados nas publicações”, lembrou o presidente da Embratur.
Os comunicadores vão participar dos seguintes eventos: jantar com chefs de cozinha de renome; experiência no bloco do Cordão da Bola Preta; irão vivenciar uma autêntica feijoada e churrasco brasileiro; baile de carnaval; experiência na Sapucaí – concentração e desfiles das escolas de samba; city tour na Pequena África; passeio no Cristo Redentor; visita ao Bondinho Pão de Açúcar; e visita ao Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB).
Press trips
A Embratur promove press trips com o objetivo de promover o Brasil e incentivar publicações em veículos internacionais mostrando os atrativos do país. Para isso, um grupo de jornalistas e influenciadores estrangeiros é convidado a conhecer experiências turísticas brasileiras.
Nas press trips, são realizados roteiros específicos, em que o comunicador possa ter o maior número de vivências possíveis que o local proporciona. A partir dessa experiência, o jornalista pode produzir matérias do ponto de vista dele e reproduzir tudo o que ele vivenciou, relatando como foram suas reais impressões sobre o destino.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.