07/03/2025 – A Embratur participa, em parceria com o Sebrae, da 35ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a mais importante feira de turismo internacional de Portugal. A atuação acontece em um momento de estreitamento de laços entre os países, que completam 200 anos de relações diplomáticas em 2025. A conectividade vai ser um dos destaques do encontro, que acontece de 12 a 16 de março. Entre os anúncios está a retomada do voo da TAP de Lisboa para Porto Alegre (RS), suspenso em 2024, quando o estado enfrentava uma crise climática, além de um voo Lisboa-Fortaleza (CE). A companhia volta a operar a rota em 1º de abril.
Em franca recuperação, a região gaúcha registrou o maior crescimento percentual do país na chegada de turistas internacionais para janeiro de 2025, 95,1%. O valor é o maior da série histórica para o estado, que será destino destaque na BTL ao lado de Minas Gerais e da Rota das Emoções (CE, PI e MA). A rota será promovida como parte do projeto Vitrine Brasil.
A Embratur também está levando para o evento experiências do segmento de Sol e Praia, como os resorts brasileiros, que possuem excelência em infraestrutura e serviços. Uma das agendas será a apresentação da Resorts Brasil sobre esses complexos turísticos de experiências autênticas em em destinos como a Rota das Emoções, Rota das Falésias (RN e CE) e outros. A outra ação apresentará um empreendimento de luxo em Ouro Preto (MG).
O objetivo é fortalecer nesse mercado a competitividade dos serviços brasileiros frente aos concorrentes internacionais, reposicionando o Brasil como destino sustentável e com grande diversidade de destinos turísticos.
Além disso, a Agência vai investir, durante a BTL, na promoção de outros quatro segmentos turísticos. O de Cultura aparecerá com destinos como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraty (RJ), cidades históricas de MG, além de Salvador (BA), Recife (PE) e Olinda (PE). Já os de Ecoturismo, Aventura e Esportes são o Parque Nacional de Anavilhanas e Novo Airão, ambos amazonenses, e os destinos Pantanal e Bonito.
Momento oportuno
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a boa relação entre Brasil e Portugal. As agências de promoção do turismo dos dois países assinaram em fevereiro, na 14ª Cimeira Brasil Portugal, em Brasília, um plano de trabalho conjunto de promoção do turismo para ampliar o fluxo de visitantes, além do compartilhamento de dados e de informações sobre boas práticas.
“Portugal e Brasil possuem laços históricos e culturais que nos unem de forma única. Em nossa participação na BTL, vamos reforçar compromisso do Brasil em expandir a conectividade aérea que torne nossos destinos ainda mais acessíveis e competitivos para os portugueses, e vamos também apresentar novas experiências ainda pouco conhecidas por aqui, muito autênticas, com uma grande diversidade cultural e natural, além de uma hospitalidade incomparável”, destacou freixo.
“Na Embratur, temos avançado no turismo a partir da adoção de políticas bem sucedidas anteriormente executadas no país lusitano, como a priorização de uma agenda de promoção que sirva como indutora de ampliação da conectividade aérea”, completou.
Portugal-Brasil
Os destinos brasileiros ocupam o 1º lugar entre os países em viagens de longa distância dos portugueses, à frente dos concorrentes caribenhos. A relação turística entre as duas nações vem crescendo nos últimos anos. O número de turistas portugueses nos destinos brasileiros, por exemplo, aumentou 19,67% entre 2023 e 2024, saltando de 182.463 chegadas no ano retrasado para 218.354 no ano passado. Em 2019, último ano antes da pandemia, o registro foi de 176.229.
Os números da conectividade aérea também evidenciam essa aproximação entre Brasil e Portugal. Em 2024, destinos nacionais receberam 11.823 voos do país lusitano. Foram, ao todo, 3,31 milhões de assentos em 14 rotas operadas pelas aéreas TAP, Azul e Latam para capitais como Belém (PA), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).
Cooperação mútua
A Embratur e o Turismo de Portugal, órgão do governo português dedicado à promoção turística, assinaram, em 19 de fevereiro, durante a 14ª Cimeira Luso-Brasileira, reunião de cúpula entre os dois países, o Plano de Ação 2025-2027 do Acordo de Cooperação Bilateral voltado para o turismo.
Dividido em seis eixos estratégicos, o documento prevê troca de conhecimento e experiências, promoção de projetos de sustentabilidade no turismo, fortalecimento da conectividade aérea e divulgação de produtos turísticos entre os dois países para aumentar o fluxo de visitantes internacionais de forma recíproca.
O compromisso é uma atualização do memorando de entendimento entre os países assinado em abril de 2023, em Portugal, durante a 13ª Cimeira Luso-Brasileira. Brasil e Portugal já executam uma estratégia conjunta para aumentar o fluxo de turistas internacionais, fortalecendo a relação de cooperação, aproximação cultural e econômica entre as duas nações.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.