10/03/2025 – O Brasil recebeu, nos dois primeiros meses de 2025, 2.810.553 turistas internacionais, o que representa a melhor marca da série histórica para o bimestre. No comparativo com o mesmo período de 2024, o aumento foi de 57%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (10) pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal.
Somente no mês de fevereiro, foram 1.326.884 de entradas nos destinos brasileiros, estabelecendo um crescimento de 59,2%, segundo recorde consecutivo do ano – em janeiro, o país já havia registrado recorde para o período, quando chegaram 1,48 milhão de viajantes internacionais.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a nova marca indica que o Brasil está, finalmente, fazendo jus ao potencial turístico. “Nos dois primeiros meses do ano, alcançamos patamares de visitação acima de qualquer projeção, mesmo as mais otimistas. O Brasil entrou na moda, viralizou. Hoje, o mundo quer conhecer o Brasil de Fernanda Torres, do funk, da Amazônia, o Brasil que é referência global pela alegria, pela cultura, mas também pelos valores de nosso povo, de exaltação de nossa diversidade e defesa da democracia. Estamos transformando nosso potencial em realidade”, disse Marcelo Freixo.
A tendência de alta vem se mantendo neste início de ano, como pontua o ministro do Turismo, Celso Sabino. “O Brasil está vivendo um momento excepcional no turismo internacional. Estamos batendo todos os recordes, que até já haviam sido superados em 2024. Começamos 2025 com tudo e a expectativa é que esse cenário permaneça”, destacou.
Os números registrados em 2025 estão bem acima das projeções indicadas para este ano por fontes como GlobalData (+7,2%) e do próprio Plano Nacional de Turismo (+1,8%).
Portas de entrada
O Rio Grande do Sul segue sendo a principal porta de entrada dos turistas estrangeiros, marcando 347.186 chegadas. Em seguida aparece São Paulo (309.977) que concentra um dos principais aeroportos internacionais do país, o de Guarulhos. O Rio de Janeiro também se destacou, recebendo 262.108 visitantes vindos de outros países. Já no Nordeste, a Bahia mantém a liderança nesse receptivo. Foram 24.254 viajantes que escolheram a capital baiana, Salvador, para entrar no país.
A demanda de argentinos vindo ao Brasil continuou em alta também no mês de fevereiro. Mais uma vez, a fronteira entre os dois países ficou movimentada e o Brasil recebeu 662.694 “hermanos” em terras brasileiras. O valor representa mais que o dobro da entrada de turistas vindos do país vizinho no mesmo mês do ano anterior (306.756).
Ano referência
Além das marcas batidas na entrada de turistas internacionais em janeiro e fevereiro, o Brasil também bateu o recorde de chegadas anuais em 2024. No acumulado dos 12 meses do ano passado, 6.773.619 visitantes de outros países desembarcaram nos destinos brasileiros, 14,6% a mais que em 2023, quando o número foi de 5.908.341 turistas.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.