11/03/25 – O turismo é um dos grandes motores da economia mundial, e o Brasil tem um enorme potencial para se destacar ainda mais nesse cenário. O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, participou nesta terça-feira (11) do Fórum Panrotas 2025, um dos mais importantes eventos do setor de turismo no Brasil. O encontro, que acontece em São Paulo, reúne cerca de dois mil participantes do setor para discutir os desafios e o futuro da indústria turística.
Durante o evento, Reis compartilhou a visão da Agência sobre promoção turística internacional. Para ele, não basta apenas divulgar o Brasil como um país de múltiplas possibilidades, é preciso ter estratégia. “Não adianta só dizer que o Brasil tem tudo para todo mundo. Precisamos apresentar nosso país de maneira estratégica, segmentada e voltada para cada mercado emissor”, destacou.
A Embratur tem trabalhado para tornar a promoção do Brasil mais eficiente e assertiva. Segundo Bruno Reis, a estratégia atual vai além de atrair olhares; o objetivo é transformar interesse em viagens concretas. “Estamos focados em um funil completo, onde não basta despertar o desejo do viajante, mas sim garantir que ele escolha o Brasil como destino. Para isso, contamos com ferramentas inovadoras conectadas em sinergia e alinhadas com grandes players do setor para conseguirmos chegar ao funil até a conversão de resultados”, explicou.
Outro ponto forte da apresentação foi o resgate da Marca Brasil e sua reconexão com o mercado internacional. A ideia é fortalecer a imagem do país como um destino seguro, diverso, atrativo e sustentável para diferentes perfis de turistas. “Resgatamos a Marca Brasil e estamos promovendo uma grande reconexão com os principais stakeholders. O alinhamento entre governo, setor privado e entidades do turismo é fundamental para consolidarmos o Brasil como um destino globalmente competitivo”, garantiu o diretor Bruno Reis.
Dados
O Brasil recebeu, nos dois primeiros meses de 2025, 2.810.553 de turistas internacionais, o que representa a melhor marca da série histórica para o bimestre. No comparativo com o mesmo período de 2024, o aumento foi de 57%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (10) pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal.
Somente em fevereiro foram 1.326.884 de entradas nos destinos brasileiros, estabelecendo um crescimento de 59,2%, segundo recorde consecutivo do ano – em janeiro, o país já havia registrado recorde para o período, quando chegaram 1,48 milhão de viajantes internacionais.
Panrotas
O Fórum Panrotas 2025 segue até esta quarta-feira (12), reunindo especialistas, líderes do mercado e profissionais do turismo para debater as principais tendências e desafios do setor. A programação inclui painéis sobre tecnologia, inovação, marketing e distribuição. Além das palestras, o evento proporciona um ambiente ideal para networking e a construção de parcerias que podem fortalecer o turismo brasileiro no cenário global.