11/03/2025 – “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”. Esse é o tema central da primeira edição do Visit Brasil Summit, novo evento que será realizado pela Embratur, em parceria com o Sebrae, nos dias 19 e 20 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Entre os nomes já confirmados e revelados nesta terça-feira (11), estão o da escritora Conceição Evaristo, do cofundador da Beautiful Destinations Nick Evans, consultora de diversidade em viagens e presidente da Black Travel Alliance, Martinique Lewis. Julia Simpson, CEO & Presidente da WTTC, Conselho Mundial de Viagens e Turismo, entidade à qual a Embratur se filiou recentemente, também confirmou presença no evento.
A proposta é a de gerar um espaço de debates e cocriação de estratégias para fortalecer a posição do Brasil como um destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais. Entre os principais eixos temáticos do Visit Brasil Summit estão diversidade, inclusão, sustentabilidade, cultura de dados, criatividade e inovação.
O Visit Brasil Summit tem como premissa ser um espaço com igualdade de gênero entre os palestrantes, refletindo um compromisso com a diversidade e a representatividade no setor de turismo. A curadoria dos paineis busca assegurar um equilíbrio de vozes, com destaque para figuras femininas que se destacam em suas áreas de atuação.
Entre as convidadas, estão nomes como o da empreendedora e guardiã da floresta Adriane Lanawa (personagem do Turismo Transforma), que dedica sua vida ao turismo responsável e ao fortalecimento das comunidades por meio da Casa Lanawa, localizada na comunidade indígena Makuitá, em Novo Airão, no Amazonas, da Gerente de Inovação Aberta e Articulações Corporativas do Parque Tecnológico da UFRJ Natali Emerick, da fundadora e diretora presidente da Fundação Ecológica Cristalino Vitória da Riva Carvalho e da Jeanine Pires, ex-Presidente da Embratur, consultora e representante do Turismo no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável.
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo pontuou que o Visit Brasil Summit nasce como um marco na promoção do turismo brasileiro, reunindo importantes nomes para pensar o futuro do setor e fortalecer a presença no cenário internacional. “Em nossa gestão, conseguimos colocar o Brasil numa condição de competitividade no turismo internacional, alcançando patamares inéditos de chegadas, receita e conectividade. Chegou a hora de assumirmos a vanguarda, e projetar o futuro sobre temas que ditarão o fluxo de viajantes pelo mundo nas próximas décadas. Esse é o desafio que tá posto para o Visit Brasil Summit”, disse.
O diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, reforçou que, na ocasião, será lançado o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil (2025-2028), documento que trará diretrizes para atrair turistas estrangeiros e aumentar a receita gerada pelo setor. Para ele, “o Visit Brasil Summit chega em um momento fundamental para o turismo brasileiro. Estamos reunindo grandes nomes do setor para pensar soluções inovadoras e explorar novas possibilidades para ampliar nossa competitividade global. Mais do que um espaço de debates, o evento é um ambiente de construção coletiva, onde poderemos alinhar tendências, trocar experiências e fortalecer o Brasil como um destino diverso, inovador e preparado para receber cada vez mais turistas internacionais.”
Participação
O Visit Brasil Summit será um evento híbrido, com participação presencial para convidados e online disponível de forma gratuita para profissionais de turismo, gestores públicos e privados, empreendedores, estudantes e demais interessados, com certificado de participação. Além da transmissão das palestras, debates e demais atividades, haverá momentos de interação, em que os convidados responderão às perguntas enviadas pelo Whatsapp do Summit. As inscrições estão abertas pelo site www.visitbrasilsummit.com.br.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.