FEIRA INTERNACIONAL

Embratur inicia programação especial para apresentar atrativos do Brasil no primeiro dia da BTL

Culinária, história, gastronomia e muitos destaques fazem parte dos atrativos turísticos apresentados pela Agência no primeiro dia do evento, que vai até domingo (16)
Márcio Menasce/Embratur
Estande do Brasil na BTL Lisboa, maior evento de turismo de Portugal

12/03/25 – A Embratur deu início às ações de promoção do Brasil no primeiro dia do evento Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal. Empenhada em aumentar o número de turistas europeus que visitam o Brasil – somente em fevereiro houve acréscimo de 56% em relação a 2024 -, a Agência aproveitou a abertura da feira para apresentar ao mercado europeu experiências culturais, gastronômicas, além do escritório da Agência, reaberto na capital portuguesa.

Neste primeiro dia, dando início à programação preparada pela Embratur para o evento, que vai desta quarta-feira (12) até domingo (16), a culinária foi o ponto de partida para o anúncio de três novos destinos para o turismo internacional em São Paulo. Na ação “Experimente São Paulo: Sabores que conectam o mundo”, os representantes do trade presentes puderam provar o famosa virado à paulista, apresentado em aula-show do chef Gil Guimarães, e conhecer um pouco das experiências de cicloturismo na Mantiqueira, do Roteiro de Charme, também na Mantiqueira, e da Rota de Turismo Sustentável no Litoral Norte, que inclui algumas das mais belas praias do Brasil. A ação ainda contou com o sorteio de uma passagem aérea da TAP para os destinos paulistas.

Logo após, foi realizado o painel com a apresentação da Resorts Brasil, no qual a Embratur levou para o evento experiências do segmento de Sol e Praia, como os resorts brasileiros, que possuem excelência em infraestrutura e serviços. Na agenda, foram apresentados os complexos turísticos de experiências autênticas em destinos como a Rota das Emoções (CE, PI e MA), Rota das Falésias (RN e CE) e outros.

A pouco de completar o centenário, o Cristo Redentor, principal atração do Rio de Janeiro, recebeu destaque na exposição “Rio, Cidade Abençoada – 100 anos do Cristo Redentor em 2031”. Na ocasião, a Cidade Maravilhosa foi mostrada ao mercado europeu, destacando seu potencial para o turismo religioso e esportivo. 

A ideia é reforçar a vocação do Rio como destino turístico que reúne prática de esportes, fé, cultura e hospitalidade. Além disso, a iniciativa visa chamar atenção para a importância da colaboração entre os setores público e privado a fim de potencializar investimentos em infraestrutura, promoção do destino, capacitação profissional e estratégias de marketing.

Os presentes contaram, ainda, com a Masterclass de Caipirinha, onde puderam sentir os sabores da gastronomia brasileira com ingredientes regionais por meio desta bebida única e que retrata as delícias de cada região do país.

Por fim, foi lançado no estande da Embratur o Visit Brasil Office. Após seis anos do descontinuamento da atividade dos escritórios internacionais da Agência, foi inaugurado um novo modelo de representação internacional, com a primeira unidade em Lisboa. As atividades do Visit Brasil Office serão desenvolvidas em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). 

Com o escritório, a Embratur passa a ter uma base operacional na Europa, fundamental para fomentar negócios, aumentar a visibilidade da Marca Brasil e facilitar o contato direto com o trade turístico internacional. A unidade também servirá de apoio para estados e municípios, além das empresas de turismo do Brasil.

Participação na BTL
A atuação da Embratur na BTL segue repleta de programações e destinos brasileiros. O estande no evento representa um estreitamento de laços entre os países, que completam 200 anos de relações diplomáticas em 2025. A conectividade vai ser um dos destaques do encontro, que acontece até domingo (16). Entre os anúncios está a retomada do voo da TAP de Lisboa para Porto Alegre (RS), suspenso em 2024, quando o estado enfrentava uma crise climática, além de um voo Lisboa-Fortaleza (CE). A companhia volta a operar a rota em 1º de abril.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.