12/03/25 – A Embratur deu início às ações de promoção do Brasil no primeiro dia do evento Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal. Empenhada em aumentar o número de turistas europeus que visitam o Brasil – somente em fevereiro houve acréscimo de 56% em relação a 2024 -, a Agência aproveitou a abertura da feira para apresentar ao mercado europeu experiências culturais, gastronômicas, além do escritório da Agência, reaberto na capital portuguesa.
Neste primeiro dia, dando início à programação preparada pela Embratur para o evento, que vai desta quarta-feira (12) até domingo (16), a culinária foi o ponto de partida para o anúncio de três novos destinos para o turismo internacional em São Paulo. Na ação “Experimente São Paulo: Sabores que conectam o mundo”, os representantes do trade presentes puderam provar o famosa virado à paulista, apresentado em aula-show do chef Gil Guimarães, e conhecer um pouco das experiências de cicloturismo na Mantiqueira, do Roteiro de Charme, também na Mantiqueira, e da Rota de Turismo Sustentável no Litoral Norte, que inclui algumas das mais belas praias do Brasil. A ação ainda contou com o sorteio de uma passagem aérea da TAP para os destinos paulistas.
Logo após, foi realizado o painel com a apresentação da Resorts Brasil, no qual a Embratur levou para o evento experiências do segmento de Sol e Praia, como os resorts brasileiros, que possuem excelência em infraestrutura e serviços. Na agenda, foram apresentados os complexos turísticos de experiências autênticas em destinos como a Rota das Emoções (CE, PI e MA), Rota das Falésias (RN e CE) e outros.
A pouco de completar o centenário, o Cristo Redentor, principal atração do Rio de Janeiro, recebeu destaque na exposição “Rio, Cidade Abençoada – 100 anos do Cristo Redentor em 2031”. Na ocasião, a Cidade Maravilhosa foi mostrada ao mercado europeu, destacando seu potencial para o turismo religioso e esportivo.
A ideia é reforçar a vocação do Rio como destino turístico que reúne prática de esportes, fé, cultura e hospitalidade. Além disso, a iniciativa visa chamar atenção para a importância da colaboração entre os setores público e privado a fim de potencializar investimentos em infraestrutura, promoção do destino, capacitação profissional e estratégias de marketing.
Os presentes contaram, ainda, com a Masterclass de Caipirinha, onde puderam sentir os sabores da gastronomia brasileira com ingredientes regionais por meio desta bebida única e que retrata as delícias de cada região do país.
Por fim, foi lançado no estande da Embratur o Visit Brasil Office. Após seis anos do descontinuamento da atividade dos escritórios internacionais da Agência, foi inaugurado um novo modelo de representação internacional, com a primeira unidade em Lisboa. As atividades do Visit Brasil Office serão desenvolvidas em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Com o escritório, a Embratur passa a ter uma base operacional na Europa, fundamental para fomentar negócios, aumentar a visibilidade da Marca Brasil e facilitar o contato direto com o trade turístico internacional. A unidade também servirá de apoio para estados e municípios, além das empresas de turismo do Brasil.
Participação na BTL
A atuação da Embratur na BTL segue repleta de programações e destinos brasileiros. O estande no evento representa um estreitamento de laços entre os países, que completam 200 anos de relações diplomáticas em 2025. A conectividade vai ser um dos destaques do encontro, que acontece até domingo (16). Entre os anúncios está a retomada do voo da TAP de Lisboa para Porto Alegre (RS), suspenso em 2024, quando o estado enfrentava uma crise climática, além de um voo Lisboa-Fortaleza (CE). A companhia volta a operar a rota em 1º de abril.