12/03/2025 – A culinária foi o ponto de partida para o anúncio de três novos destinos para o turismo internacional em São Paulo. A Ação da Embratur em parceria com a Visit São Paulo, a Secretaria de Turismo do estado e a companhia aérea portuguesa TAP aconteceu nesta quarta-feira (12), durante a 35ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a mais importante feira do setor em Portugal.
Os representantes do trade presentes puderam provar o famoso Virado a Paulista, apresentado em aula-show do chef Gil Guimarães, e conhecer um pouco das experiências de cicloturismo e roteiro de charme na Mantiqueira, e da Rota de Turismo Sustentável no Litoral Norte, que inclui algumas das mais belas praias do Brasil. A ação ainda contou com o sorteio de uma passagem aérea da TAP para os destinos de São Paulo.
São Paulo está entre os estados com maior crescimento no número de turistas internacionais em janeiro de 2025. No primeiro mês deste ano, a região recebeu 219.787 visitas de visitantes estrangeiros, um crescimento de 22,27% na comparação com o mesmo período de 2024, quando o total foi de 179.749 chegadas. Este foi o maior número para o mês desde 2007, quando cerca de 251 mil turistas chegaram ao estado no primeiro mês do ano.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembrou que o estado está entre os principais portões internacionais do Brasil e é exemplo de conectividade. “São Paulo é a principal entrada para muitos voos que chegam do exterior, e tinha que estar presente na BTL com esses novos destinos. É um estado que tem cultura, história, gastronomia e um litoral riquíssimo, que estamos apresentando em uma feira de turismo muito importante, e em Portugal, um país irmão e um hub para toda a Europa”, disse.
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, descreveu a BTL como uma oportunidade para fortalecer São Paulo no mercado turístico Europeu. “São Paulo é um destino que oferece diversidade e experiências únicas para o turista internacional. Esta ação em parceria com a Embratur, o Visite São Paulo e a TAP, realizada na Bolsa de Turismo de Lisboa, é uma excelente oportunidade para reforçar a presença do nosso estado no mercado europeu. Além da nossa tradicional gastronomia, como o Virado à Paulista, estamos apresentando ao mundo destinos encantadores, como a Mantiqueira e o Litoral Norte, que representam o melhor do nosso ecoturismo e turismo sustentável. O crescimento no número de turistas internacionais reflete a força de São Paulo como um polo global de turismo, e estamos cada vez mais conectados ao mundo”, argumentou.
O presidente executivo da Visit São Paulo, Toni Sando, enviou uma mensagem em vídeo para o evento, agradecendo as parcerias na promoção internacional da capital e do estado. “Agradecemos muito a parceria da Ávoris, da CVC, da TAP e da Embratur, que todos juntos, promovemos esse estado que é tudo de bom”, elencou.
Para o presidente da TAP, Luís Rodrigues, “ser parceiro da Embratur nas feiras de turismo da Europa faz parte da nossa estratégia de promoção internacional do Brasil”. “É nosso objetivo levar cada vez mais turistas para o Brasil, não só de Portugal, mas de toda a Europa e África, de onde a TAP voa”, afirmou. “Juntamente com a Embratur, queremos continuar a ser a principal companhia aérea internacional a conectar a Europa com o Brasil”, completou Rodrigues.
BTL
A Embratur participa, em parceria com o Sebrae, de 12 a 16 de março, da 35ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a mais importante feira de turismo internacional de Portugal. A atuação acontece em um momento de estreitamento de laços entre o Brasil e os portugueses. A conectividade vai ser um dos destaques do encontro, junto com a rota Lisboa-São Paulo, com opções diversas de turismo distantes até três horas da capital.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.