13/03/2025 – Pela primeira vez, o Brasil tem um estande próprio na Bolsa Mediterrânea de Turismo (BMT), um dos principais eventos do setor na Itália, que acontece em Nápoles de 13 a 15 de março. A iniciativa, resultado da parceria entre a Embratur e a Embaixada do Brasil em Roma, marca um passo importante na estratégia de posicionar o país como um destino turístico diversificado, sustentável e competitivo no mercado italiano.
A BMT é um evento de grande relevância, reunindo anualmente agentes de viagens, operadores turísticos e empresas do setor. Além de servir como vitrine para tendências e oportunidades, a feira permite que destinos turísticos se posicionem de forma mais estratégica no mercado internacional. A participação do Brasil vai além da promoção do tradicional Sol e Praia, buscando ampliar o portfólio de produtos turísticos oferecidos aos viajantes italianos. Experiências voltadas para cultura, gastronomia, natureza, self-drive e cruzeiros ganham destaque, mostrando a riqueza e a diversidade do país.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o turismo italiano tem demonstrado um interesse crescente por destinos brasileiros que vão além dos roteiros tradicionais. “A participação na BMT é uma oportunidade valiosa para consolidar novas rotas e experiências. Entre os destinos mais procurados pelos italianos, destacam-se Minas Gerais, Maranhão, Amazonas, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Salvador, São Paulo e a Rota das Emoções”, explicou.
Um dos focos estratégicos deste ano será o fortalecimento da Amazônia como destino turístico, especialmente em razão da realização da COP30, que ocorrerá em Belém, no Pará. A visibilidade internacional do evento traz uma oportunidade única para posicionar a região como um destino sustentável e alinhado às práticas de turismo responsável, explorando suas riquezas naturais e culturais.
Parceria
A presença brasileira na BMT reforça o compromisso do país em estreitar laços com o mercado europeu, aproveitando o potencial do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e cultural. Com o apoio da Embratur e da Embaixada do Brasil em Roma, o Brasil se posiciona de forma mais assertiva, promovendo seus atrativos e ampliando as possibilidades de negócios no setor.
A Embaixada do Brasil em Roma, responsável pela viabilização do estande, lançou um edital para selecionar coexpositores que representarão a diversidade do turismo brasileiro na feira. Entre as empresas selecionadas estão nomes renomados como Latam, TAP, Minas Gerais, Del Bianco Travel Experience e Pegasus DMC.
Para o Embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, o país é um mercado-emissor estratégico para o Brasil. “Em 2024, tivemos um aumento de quase 20% no número de chegadas de turistas italianos ao Brasil, alcançando 154 mil turistas. Esse número, entretanto, ainda está abaixo daquele de 2019, quando 182 mil italianos visitaram o Brasil. Há, portanto, uma demanda reprimida que, com ações como esta na BMT, pode ser rapidamente ativada, contribuindo para superarmos as metas traçadas pelo Plano Nacional de Turismo 2024-2027.”
Conforme Marcelo Freixo, “a participação no evento representa um avanço na estratégia de diversificação e fortalecimento da imagem do Brasil no exterior, abrindo portas para novos investimentos e consolidando o país como um destino de excelência para o público italiano”, concluiu o presidente.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.