FEIRA INTERNACIONAL

Rio Grande do Sul é destaque na principal feira de turismo de Portugal

Com novos roteiros e retorno de rota aérea, estado apresenta natureza, cultura e tradição na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e demonstra grande potencial para atrair visitantes em busca novas aventuras no Brasil
Marcio Menasce/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo participa do anúncio do retorno da conectividade aérea entre Portugal e Porto Alegre, pela TAP

13/03/25 – O Rio Grande do Sul foi um dos destaques do estande da Embratur, em parceria com o Sebrae, na principal feira de turismo de Portugal. Nesta quarta-feira (12), durante o evento Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), foram feitos importantes anúncios que devem impulsionar o turismo internacional no estado gaúcho, como novos roteiros turísticos, no espaço da Agência, e o aumento da conectividade aérea entre o estado e a Europa, no estande da TAP. 

As  novas rotas turísticas pelas terras gaúchas incluem os segmentos “Serra e Mar”, “Serra, Vinho e Mar”, “Pampa Gaúcho” e “Origem Gaúcha”. Um dos destaques foi o anúncio do retorno da conectividade aérea entre Portugal e Porto Alegre, pela TAP Air Portugal, a partir de 1º de abril. Serão três voos por semana, com capacidade para 298 passageiros cada. 

“Sabemos que o Rio Grande do Sul passou recentemente por uma grande tragédia e, por isso, é com grande entusiasmo que lançamos esses novos roteiros para o estado e anunciamos o retorno da conectividade POA e Europa. Nosso objetivo é apresentar as maravilhas do Rio Grande do Sul, que incluem passeios pelas charmosas cidades históricas, pelos vinhedos da Serra Gaúcha e pelas praias do litoral, permitindo uma experiência completa e diversificada para todos os tipos de viajantes”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

Para o secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, a criação das novas rotas turísticas reforça o compromisso do Rio Grande do Sul em oferecer experiências diferenciadas aos visitantes internacionais. “Nosso estado tem uma diversidade cultural, histórica e natural única, que agora estará ainda mais acessível e estruturada para receber turistas de todo o mundo. Com essa iniciativa, buscamos fortalecer a economia local, impulsionar pequenos negócios, valorizar as comunidades envolvidas e ampliar a permanência dos visitantes”, afirmou. 

Sobre a participação na BTL, Santini classifica como uma importante oportunidade para o turismo no estado. “Ao promovermos novos atrativos, diversificamos a oferta turística e posicionamos o Rio Grande do Sul como um destino cada vez mais competitivo e atrativo no cenário global. Nossa participação na BTL é uma oportunidade estratégica para apresentar essas rotas ao mercado internacional e estreitar laços com operadores e investidores do setor”, disse.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, afirma que as novidades apresentadas na feira devem trazer um número significativo de negócios do Turismo, que, para ele, é de pequenos negócios. “Esses acontecimentos permitem o alinhamento de um posicionamento de Brasil perante as lideranças que trabalham no setor, sejam públicas ou privadas. O evento em Portugal é estratégico, pois é a porta de entrada para Europa. A participação do Rio Grande do Sul é simbólica já que marca a retomada de toda uma reconstrução em curso”, afirma.

O evento conta com a parceria da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, do Sebrae e do Ministério do Turismo (MTur).

A BTL
Até domingo (16), a Embratur participa, em parceria com o Sebrae, da 35ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a mais importante feira de turismo internacional de Portugal. A atuação acontece em um momento de estreitamento de laços entre o Brasil e os portugueses. A conectividade vai ser um dos destaques do encontro, junto com a promoção de resorts, com o objetivo de fortalecer esse mercado frente aos concorrentes caribenhos.

Rio Grande do Sul em alta
O Rio Grande do Sul teve a melhor entrada de turistas internacionais da história para o mês de janeiro de 2025 e o maior aumento percentual para o período entre todos os estados do Brasil. No primeiro mês deste ano, os destinos gaúchos receberam 518.557 visitantes de outros países, um crescimento de 95,1% em relação a janeiro de 2024, quando o registro foi de 265.719.

O número de chegadas supera todos os demais registros da série histórica, iniciada em 1995. O segundo maior janeiro registrado é o de 2017, quando o Rio Grande do Sul recebeu 488.893 turistas internacionais. Os dados são da Embratur em parceria com o MTur e a Polícia Federal (PF).

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o recorde no número de chegadas mostra o poder do turismo na recuperação do estado gaúcho, que enfrentou uma catástrofe climática com seu pior momento em maio de 2024. “A gente sempre diz que o turismo é um modelo econômico com capacidade de transformar para melhor a economia de uma região. Quando o turismo ganha, todo mundo ganha. E o Rio Grande do Sul prova isso com sua resiliência, sua tenacidade e a força da sua recuperação”, declarou.

Para o presidente da TAP, Luís Rodrigues, ser parceiro da Embratur nas feiras de turismo da Europa faz parte da nossa estratégia de promoção internacional do Brasil. “É nosso objetivo levar cada vez mais turistas para o Brasil, não só de Portugal, mas de toda a Europa e África, de onde a TAP voa. Juntamente com a Embratur, queremos continuar a ser a principal companhia aérea internacional a conectar a Europa com o Brasil”, afirmou.