PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Brasília ganha destaque como destino internacional durante feira de turismo em Portugal

Capital brasileira é apresentada por seus atrativos que vão desde o reconhecimento pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, até os atrativos naturais do bioma cerrado
Márcio Menasce/Embratur
A cidade foi um dos destaques no estande da Embratur

15/03/2025 – Cultura, história, belezas naturais, boa gastronomia, arquitetura e urbanismo ímpares e outros atrativos mostram que Brasília está muito além de ser apenas a capital federal. A cidade foi um dos destaques no estande da Embratur como rota turística internacional na 35ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a mais importante feira de turismo internacional de Portugal, que acontece de 12 a 16 de março.

Inserida no projeto Vitrine Visit Brasil (Feel Brasil), projeto da parceria Embratur e Sebrae voltado a diversificar a oferta turística do Brasil e promover experiências turísticas únicas, Brasília foi apresentada com destaque na perspectiva inovadora de sua arquitetura e urbanismo integrada com os aspectos naturais do cerrado brasileiro, com áreas verdes em meio aos prédios e monumentos, formando um cenário singular adornado pelo seu vibrante céu azul. 

No estande do Brasil, foi exibido um vídeo sobre o passeio ciclístico pela cidade, que apresenta os principais monumentos da capital, além de ter sido realizado um sorteio de passagem da TAP. Outro ponto de destaque do evento foi o cooking show e degustação, apresentado pelo chef Gil Guimarães. Ele desenvolveu o cardápio da revitalização da Casa De Chá, projeto histórico de Brasília, produzido por Oscar Niemeyer. 

“A participação do chef Gil Guimarães traz para o público da BTL uma mostra qualificada da mistura de sabores e saberes que caracteriza a riqueza e a diversidade da nossa gastronomia brasileira. Quem visita o Brasil é mergulhado nesse universo de possibilidades que as cozinhas de cada região do nosso país oferecem. Sem dúvidas, poder sentir os sabores e os aromas brasileiros é mais um atrativo entre tantos outros que têm levado um volume recorde de turistas a nos visitarem, como os quase três milhões que já estiveram no Brasil somente neste ano”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

Para o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, participar de eventos internacionais como a BTL em Lisboa é uma oportunidade estratégica para mostrar que Brasília como um destino completo. 

“Nossa capital se consolida como um destino completo, com experiências que surpreendem os visitantes, como a Rota do Vinho, que destaca a Vinícola Brasília e a crescente produção vinícola local. Além disso, Brasília se destaca como um polo para grandes eventos, oferecendo infraestrutura de excelência para feiras, congressos, shows e competições esportivas de nível internacional. Queremos reforçar ao mundo que Brasília é um destino vibrante, diverso e pronto para receber turistas e grandes negócios”, afirma. 

O presidente do Sebrae, Décio Lima, ressalta que as estratégias adotadas nas feiras internacionais para aumentar o fluxo de turistas no Brasil contribuem para a geração de emprego e renda para os Pequenos e Microempreendedores. “Um número significativo de negócios do Turismo é de pequenos negócios. Desta forma, esses acontecimentos permitem o alinhamento de um posicionamento de Brasil perante as lideranças que trabalham no setor, sejam públicas ou privadas. E o Sebrae é um ator fundamental, pois precisamos compartilhar experiências, dando mais clareza aos mais de 97% dos empreendedores, que são de pequenos negócios, para que eles possam atuar na construção de soluções e serviços, que permitem gerar empregos e inclusão no país”, afirma.

A Embratur tem como parceiros no evento a TAP Air Portugal, o Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Secretaria Municipal de Turismo do Distrito Federal e o Ministério do Turismo.

Portugal-Brasil

Os destinos brasileiros ocupam o 1º lugar entre os países em viagens de longa distância dos portugueses, à frente dos concorrentes caribenhos. A relação turística entre as duas nações vem crescendo nos últimos anos. O número de turistas portugueses nos destinos brasileiros, por exemplo, aumentou 19,67% entre 2023 e 2024, saltando de 182.463 chegadas no ano retrasado para 218.354 no ano passado. Em 2019, último ano antes da pandemia, o registro foi de 176.229.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.