VIAGENS DE FAMILIARIZAÇÃO

PATI: ação da Royal Air Maroc leva agentes de turismo da Espanha e Portugal para conhecer atrativos de São Paulo

Iniciativa vinculada ao Programa de Aceleração do Turismo Internacional visa promover voo entre Casablanca (Marrocos) e Guarulhos (SP), retomado recentemente pela companhia marroquina
Foto: Royal Air Maroc/Divulgação
Voo direto entre Casablanca e Guarulhos (SP) foi retomado após cinco anos de hiato

18/03/25 – Impulsionada pelo Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), a Royal Air Maroc vai realizar, em parceria com a Embratur, neste mês de março, duas famtours no estado de São Paulo, ambas com o objetivo de promover o voo direto entre Casablanca (Marrocos) e Guarulhos (São Paulo). A conectividade foi retomada pela companhia aérea há três meses, após cinco anos de hiato. As ações deste mês são destinadas aos mercados espanhol e português, e já está marcada para o próximo mês uma press trip para jornalistas franceses.

O grupo da Espanha é composto por dez operadores que, entre os dias 17 e 23 de março, visitarão atrativos das cidades de São Paulo e São Sebastião, litoral norte do estado. A partir da próxima semana, um grupo de operadores do mercado português seguirá o mesmo roteiro da primeira famtour, entre os dias 24 e 30 de março. Na programação, além de experiências em renomados restaurantes especializados em gastronomia brasileira, estão incluídas visitas ao Museu do Futebol e à Aldeia Indígena Guarani do Rio Silveira, além de um passeio de barco com paradas em ilhas do litoral paulista.

As duas ações contam também com um workshop com palestras e apresentações em que serão abordados destinos turísticos, cultura e oportunidades de negócios. 

“O retorno deste voo depois de cinco anos é mais uma prova de que o PATI é uma importante ferramenta de ampliação da nossa conectividade e tem trazido cada vez mais turistas internacionais para o Brasil. Com a política inovadora, além de mais voos, o PATI proporciona mais visitantes estrangeiros e consequentemente mais investimento na nossa economia e geração de emprego e renda”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

Sobre a famtour, o presidente da Agência afirma que trata-se de uma ação estratégica. “Estamos trazendo as pessoas que vendem o Brasil nos países emissores para conhecerem nosso destino, nossa diversidade, nossa natureza, para que depois eles possam vender melhor o país para os turistas internacionais”, explica.

Segundo o gerente regional da Royal Air Maroc no Brasil, Othman BABA, o retorno da conexão Casablanca-São Paulo já tem se mostrado exitoso com uma taxa de ocupação superior a 80%. “Esse sucesso nos incentiva a dobrar o tráfego de e para o Brasil, o que levou nossa companhia a firmar um acordo global com a Embratur e a incluir ações de marketing para o mercado brasileiro no âmbito do programa PATI”, afirmou. 

“Estamos felizes em contribuir para o desenvolvimento do turismo no Brasil e a Royal Air Maroc está pronta para fortalecer ainda mais sua parceria com a Embratur. Essa dinâmica entre as duas instituições foi materializada pela assinatura de um memorando de entendimento de alto nível em janeiro de 2025, durante a feira de turismo FITUR, em Madri, complementando o acordo assinado no Brasil em dezembro passado. Para o futuro, ações de marketing conjuntas estão sendo planejadas com a Embratur para impulsionar ainda mais as chegadas internacionais ao Brasil durante o ano de 2025”, completou BABA.

Já o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, avalia a nova rota como uma excelente notícia. “Este é um momento em que São Paulo investe estrategicamente na atração de turistas estrangeiros. Além de porta de entrada para os visitantes internacionais, São Paulo se coloca como destino qualificado para todos os perfis de visitantes, oferecendo de parques temáticos e museus a reservas ambientais e destinos de serra. E tudo isso com a melhor conectividade viária e aérea do país”, disse. 

“O Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB) entende o quão estratégica é a conexão da malha aérea internacional para o destino em alinhamento com os esforços conjuntos de promoção. Por isso, ações com essa são estratégicas para a atração de novos visitantes, além de tornar São Paulo ainda mais competitivo frente a outros destinos nacionais e internacionais, podendo mostrar, ainda mais, sua diversidade turística por meio de gastronomia, eventos, praia, campo, natureza, aventura e muito mais, em um trabalho conjunto entre a iniciativa privada e o Poder Público”, reforça o presidente executivo do Visite São Paulo, Toni Sando.

Conectividade Marrocos – Brasil
Foco das ações, a retomada da conectividade aérea Casablanca-São Paulo já proporcionou crescimento do Brasil no mercado marroquino. Enquanto 2024 apresentou um total de 4.854 visitantes do Marrocos, só nos dois primeiros meses de 2025 mais de 1,2 mil marroquinos visitaram o Brasil, representando um crescimento de 42,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Voltar a receber este voo é, sem dúvida, um ganho para a aviação e turismo. O destino para Casablanca-São Paulo se soma aos mais de 800 voos nacionais e internacionais que reforçam nosso compromisso de nos conectarmos com o mundo e sermos a ponte de conexão dos outros países aos mais diversos destinos brasileiros a partir do Aeroporto de Guarulhos. Promover ações como esta, para diferentes mercados de outros países, é indispensável para a estratégia e fortalecimento da rota”, afirma Marcus Rosa, diretor comercial da GRU Airport.

PATI
A iniciativa da companhia aérea é parte do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), política pública criada pela Embratur com o objetivo de ampliar o turismo internacional, por meio do aumento na oferta de assentos em voos internacionais para o Brasil.

Lançado em 2024, o PATI prevê a realização de parceria público-privada com as companhias aéreas e aeroportos para a ampliação no número de assentos e voos internacionais com destino ao Brasil. O programa é executado pela Embratur, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) oriundos de parceria com os ministérios do Turismo (MTur) e o de Portos e Aeroportos (MPor).

Famtour
A famtour – abreviação de viagem de familiarização – consiste em uma visita técnica de profissionais estrangeiros – operadores e agentes de turismo – ao Brasil e proporcionar melhor conhecimento dos destinos brasileiros para aumentar as vendas. Trata-se de uma ferramenta indispensável para a promoção do Brasil e das experiências turísticas oferecidas pelo destino visitado. 

As famtours são oportunidades para aprimorar o posicionamento e potencializar a imagem do Brasil a partir de seus diferenciais, fortalecendo o relacionamento com o público a que se destina.

São Paulo na mira dos estrangeiros
Com 219.787 visitas de turistas internacionais em janeiro deste ano, o estado de São Paulo registrou um crescimento de 22,27% na comparação com o mesmo período de 2024, quando o total foi de 179.749 visitantes. Este é o maior número para o mês desde 2007, quando cerca de 251 mil turistas chegaram ao estado no primeiro mês do ano.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.