CAPACITAÇÃO E PROMOÇÃO

Embratur e LATAM promovem Brasil no Peru e impulsionam rota Lima-Curitiba

No ano passado, 131.368 peruanos estiveram no país, reforçando a importância desse público para o setor turístico brasileiro
Divulgação
Além do workshop realizado pelo Comitê, a programação incluiu uma rodada de negócios e experiências gastronômicas

19/03/2025 – O turismo de peruanos no Brasil está em ascensão. Apenas nos dois primeiros meses de 2025, mais de 31 mil visitantes do país vizinho desembarcaram em solo brasileiro, um salto de 49,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. De olho nesse crescimento e impulsionados pelo edital do Programa  de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), a Embratur e a LATAM vêm intensificando ações para fortalecer a presença do Brasil no mercado peruano.

Na terça-feira (18), na Embaixada do Brasil em Lima, ocorreu evento exclusivo para o trade peruano (operadores de viagens, empresários de turismo, agentes…). Para aproximadamente 100 convidados, entre representantes de agências de viagem e equipe B2B da LATAM, a iniciativa tem como foco capacitar agentes e promover a comercialização de pacotes sobre os destinos e experiências oferecidas no Brasil.

Nesta ação estratégica voltada para capacitação do trade local, além de apresentar a rota Lima-Curitiba, lançada em outubro do ano passado, a LATAM destacou as demais conexões disponíveis para o Brasil, ampliando o conhecimento do trade peruano sobre a malha aérea e reforçando as oportunidades para atrair mais turistas ao país.

Já o Comitê Descubra Brasil no Peru representou o time da Embratur durante a ativação, proporcionando um treinamento completo sobre as diversas experiências que as rotas para o Brasil proporcionam, com destaque para Curitiba, e também abrangendo outros destinos.

Além do workshop realizado pelo Comitê, a programação incluiu uma rodada de negócios e experiências gastronômicas, na qual os participantes puderam degustar pratos típicos brasileiros e conhecer melhor a cultura do país. O evento contou ainda com a participação da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association), que apresentou produtos turísticos para os públicos mais exigentes, consolidando ainda mais o Brasil como um destino completo e diversificado para o viajante peruano.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o fortalecimento da conectividade aérea também requer preparar os agentes de viagem. “Além de promover o Brasil, precisamos garantir que esses profissionais tenham todas as ferramentas para vender mais e melhor os nossos destinos”, destacou.

O Presidente do Comitê Descubra Brasil no Peru, Jose Luiz da Cunha, enfatizou a importância da promoção do turismo do Brasil no país. “São sempre necessárias estas iniciativas, seja da Embratur seja da LATAM, para que haja um maior conhecimento dos destinos e produtos que o Brasil oferece e se estimule sua comercialização.  O Brasil é um destino querido pelos peruanos e tem muito a oferecer”, disse. 

Embaixador do Brasil no Peru, Clemente Baena Soares comemorou o crescimento do número de visitantes peruanos recebidos pelo Brasil nos primeiros meses deste ano. “Nesse contexto auspicioso, é fundamental maior envolvimento das companhias aéreas na promoção dos destinos brasileiros, com o estabelecimento de novas rotas e aumento da competitividade. Temos grande satisfação em receber na Embaixada esse evento, que se soma aos esforços para o fortalecimento da imagem do Brasil e da relação bilateral”, concluiu.  

Blitz promocional

Como parte da estratégia de divulgação proporcionada pelo PATI, a Embratur e a LATAM promoveram, na última quinta-feira (13), uma ação nas sete principais agências de Lima. Agentes de viagem receberam brigadeiros em caixas especiais com QR codes que direcionavam para um link exclusivo com informações detalhadas sobre Curitiba. A proposta combinou experiência sensorial e tecnologia para engajar o trade e destacar a nova rota.

Segundo Lúcia Dávila, gerente comercial da LATAM Airlines Peru, a blitz foi um momento estratégico para esclarecer dúvidas sobre a conectividade entre Peru e Brasil e fortalecer as relações com as agências. “A recepção tem sido excelente. Os agentes de viagem têm demonstrado grande interesse em Curitiba e na rota Lima-Curitiba, assim como em outros destinos dentro do Brasil, o que nos dá uma perspectiva positiva para seguir em frente na promoção do destino. Isso claramente abre novas oportunidades de viagem para os turistas peruanos e fortalece a presença do Brasil no mercado doméstico”, destacou.

Rota

Desde outubro do ano passado, a LATAM lançou a nova rota Lima-Curitiba, ampliando a conectividade entre Peru e Brasil. Os voos operam três vezes por semana, às segundas, quintas e sábados. A ideia é facilitar o fluxo de turistas peruanos para o sul do Brasil, e fortalecer as relações comerciais e culturais entre os dois países. Com esta opção de trajeto, Curitiba se torna um destino ainda mais acessível para os viajantes internacionais.