CAPACITAÇÃO E PROMOÇÃO

Embratur e LATAM promovem Brasil no Peru e impulsionam rota Lima-Curitiba

No ano passado, 131.368 peruanos estiveram no país, reforçando a importância desse público para o setor turístico brasileiro
Divulgação
Além do workshop realizado pelo Comitê, a programação incluiu uma rodada de negócios e experiências gastronômicas

19/03/2025 – O turismo de peruanos no Brasil está em ascensão. Apenas nos dois primeiros meses de 2025, mais de 31 mil visitantes do país vizinho desembarcaram em solo brasileiro, um salto de 49,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. De olho nesse crescimento e impulsionados pelo edital do Programa  de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), a Embratur e a LATAM vêm intensificando ações para fortalecer a presença do Brasil no mercado peruano.

Na terça-feira (18), na Embaixada do Brasil em Lima, ocorreu evento exclusivo para o trade peruano (operadores de viagens, empresários de turismo, agentes…). Para aproximadamente 100 convidados, entre representantes de agências de viagem e equipe B2B da LATAM, a iniciativa tem como foco capacitar agentes e promover a comercialização de pacotes sobre os destinos e experiências oferecidas no Brasil.

Nesta ação estratégica voltada para capacitação do trade local, além de apresentar a rota Lima-Curitiba, lançada em outubro do ano passado, a LATAM destacou as demais conexões disponíveis para o Brasil, ampliando o conhecimento do trade peruano sobre a malha aérea e reforçando as oportunidades para atrair mais turistas ao país.

Já o Comitê Descubra Brasil no Peru representou o time da Embratur durante a ativação, proporcionando um treinamento completo sobre as diversas experiências que as rotas para o Brasil proporcionam, com destaque para Curitiba, e também abrangendo outros destinos.

Além do workshop realizado pelo Comitê, a programação incluiu uma rodada de negócios e experiências gastronômicas, na qual os participantes puderam degustar pratos típicos brasileiros e conhecer melhor a cultura do país. O evento contou ainda com a participação da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association), que apresentou produtos turísticos para os públicos mais exigentes, consolidando ainda mais o Brasil como um destino completo e diversificado para o viajante peruano.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o fortalecimento da conectividade aérea também requer preparar os agentes de viagem. “Além de promover o Brasil, precisamos garantir que esses profissionais tenham todas as ferramentas para vender mais e melhor os nossos destinos”, destacou.

O Presidente do Comitê Descubra Brasil no Peru, Jose Luiz da Cunha, enfatizou a importância da promoção do turismo do Brasil no país. “São sempre necessárias estas iniciativas, seja da Embratur seja da LATAM, para que haja um maior conhecimento dos destinos e produtos que o Brasil oferece e se estimule sua comercialização.  O Brasil é um destino querido pelos peruanos e tem muito a oferecer”, disse. 

Embaixador do Brasil no Peru, Clemente Baena Soares comemorou o crescimento do número de visitantes peruanos recebidos pelo Brasil nos primeiros meses deste ano. “Nesse contexto auspicioso, é fundamental maior envolvimento das companhias aéreas na promoção dos destinos brasileiros, com o estabelecimento de novas rotas e aumento da competitividade. Temos grande satisfação em receber na Embaixada esse evento, que se soma aos esforços para o fortalecimento da imagem do Brasil e da relação bilateral”, concluiu.  

Blitz promocional

Como parte da estratégia de divulgação proporcionada pelo PATI, a Embratur e a LATAM promoveram, na última quinta-feira (13), uma ação nas sete principais agências de Lima. Agentes de viagem receberam brigadeiros em caixas especiais com QR codes que direcionavam para um link exclusivo com informações detalhadas sobre Curitiba. A proposta combinou experiência sensorial e tecnologia para engajar o trade e destacar a nova rota.

Segundo Lúcia Dávila, gerente comercial da LATAM Airlines Peru, a blitz foi um momento estratégico para esclarecer dúvidas sobre a conectividade entre Peru e Brasil e fortalecer as relações com as agências. “A recepção tem sido excelente. Os agentes de viagem têm demonstrado grande interesse em Curitiba e na rota Lima-Curitiba, assim como em outros destinos dentro do Brasil, o que nos dá uma perspectiva positiva para seguir em frente na promoção do destino. Isso claramente abre novas oportunidades de viagem para os turistas peruanos e fortalece a presença do Brasil no mercado doméstico”, destacou.

Rota

Desde outubro do ano passado, a LATAM lançou a nova rota Lima-Curitiba, ampliando a conectividade entre Peru e Brasil. Os voos operam três vezes por semana, às segundas, quintas e sábados. A ideia é facilitar o fluxo de turistas peruanos para o sul do Brasil, e fortalecer as relações comerciais e culturais entre os dois países. Com esta opção de trajeto, Curitiba se torna um destino ainda mais acessível para os viajantes internacionais.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.