TURISMO INTERNACIONAL

Trindade (GO) recebe maior sino do mundo e se fortalece como destino religioso internacional

Sino Vox Patris vai compor novo Santuário da cidade, que deve ser o segundo maior do Brasil, depois do Santuário Nacional de Aparecida (SP)
Renato Vaz/Embratur
A proposta de divulgação do destino, com foco na Festa de Trindade, foi apresentada por representantes políticos e religiosos da cidade goiana ao presidente da Embratur, Marcelo Freixo

19/03/2025 – Perto de receber o maior sino do mundo, fabricado na Polônia, para a segunda maior basílica do Brasil, o município de Trindade (GO) busca apoio da Embratur para se estabelecer na rota de turismo religioso internacional. A proposta de divulgação do destino, com foco na Festa de Trindade, foi apresentada por representantes políticos e religiosos da cidade goiana ao presidente da Embratur, Marcelo Freixo, na manhã desta quarta-feira (19).

Na ocasião, foram exibidos também os detalhes da chegada do sino, prevista para maio deste ano, e os potenciais atrativos da festa. Batizado de Vox Patris, o sino pesa 55 toneladas, tem 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro.

O secretário executivo adjunto do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Renato Andrade, ressaltou que a ideia é que Trindade possa se tornar um polo do Turismo Religioso no Brasil. “Estamos aproveitando a oportunidade da chegada do sino, que é um importante símbolo religioso, para apresentar o potencial de Trindade de ser levada pela Embratur como destino turístico nas feiras internacionais. A cidade tem grande potencial de entrar na rota nesse segmento”, afirmou.

Nesse sentido, o presidente da Embratur reconheceu o potencial da cidade para entrar na rota turística do país. “Trindade tem muito potencial de ser apresentada como destino turístico, até mesmo pela proximidade de Brasília e Goiânia, que possuem conectividade aérea com diversos países. Para isso, ressalto que é importante que o visitante encontre estrutura e pessoas capacitadas para receber esses turistas de diversas partes do mundo”, lembrou.

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, por sua vez, comprometeu-se a investir em infraestrutura. “Me comprometo que nós teremos uma cidade preparada para receber esse turista internacional e, dessa maneira colocar Trindade onde ela merece que é ser protagonista no turismo do país e que tem capacidade de acolher todos aqueles que vêm de perto ou de longe. Inclusive, para este ano, nosso investimento na festa está em torno de 60% a mais que nos anos anteriores”.

Sobre o turismo religioso, Freixo afirmou que o segmento tem um grande potencial de crescimento e deve ser explorado. “O turismo religioso ainda é um dos menos desenvolvidos no nosso país. Acho que a chegada do sino pode trazer uma visibilidade importante para a cidade e isso pode acontecer tanto nas feiras internacionais, quanto com a possiblidade de fazermos uma presstrip com jornalistas e influenciadores do segmento”, esclareceu.

Chegada do sino Vox Patris

Fabricado em bronze na cidade de Cracóvia (Polônia), o sino possui imagens em fundição que narram a história da Santíssima Trindade e da devoção ao Divino Pai Eterno, além de representações da flora e fauna brasileiras. 

O sino sairá da Polônia e fará sua primeira parada em Santos (SP), de 11 a 14 de maio. Depois, será levado ao Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, em Belo Horizonte (MG), onde ficará entre os dias 17 e 20 de maio. O terceiro destino é a Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), onde ficará de 21 a 24 de maio e depois segue para a o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.